Topo

Filha de atriz da 'Escolinha' diz que mãe está em coma e pesando 40 kg

A atriz e comediante Marina Miranda - Reprodução / Instagram
A atriz e comediante Marina Miranda Imagem: Reprodução / Instagram

Ane Cristina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/09/2021 11h48Atualizada em 20/09/2021 17h56

A atriz e comediante Marina Miranda, 90 anos, que viveu Dona Mandala/Dona Charanga na "Escolinha do Professor Raimundo", está em coma.

Sylvia Miranda, filha de Marina, disse em conversa com o UOL que o quadro foi causado em decorrência do Alzheimer. Ela contou que a mãe também foi diagnosticada com infecção urinária e pulmonar, escara na terceira derme, além de forte desnutrição: com 1,73 m de altura, a artista estava pesando 40 kg.

"É o 'coma da morte' que falam. Ela não está sendo medicada para dormir, ela não foi induzida ao coma. Ela está em uma situação irreversível, a saúde dela está muito abalada porque ela está muito magra", diz Sylvia, que enfrenta um câncer.

Desde que a mãe foi internada no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, ela tenta transferi-la para um hospital particular.

Ela está no oxigênio, com três bolsas de soro, tão tentando de toda forma mantê-la viva. Ela está desacordada, não abre o olho, já tem um tempo que ela não fala e ela não anda. A nossa preocupação é não ter ninguém perto quando ela partir, porque no hospital não deixam visita. diz Sylvia

"Ela precisaria de uma sonda que só tem em hospital particular, não tem em hospital público. Ela precisaria de uma superalimentação na veia".

Sylvia comenta ainda que conta com o apoio de Lúcio Mauro Filho, com quem cresceu junto já que o pai, Lúcio Mauro, também era parte do elenco da "Escolinha".

"(...) Ela tem amigos muito fiéis. E ela indo para um particular, os amigos e parentes vão poder vê-la. Estou em oração, eu creio num Deus vivo. Agora peço aos amigos oração, empatia e amor", escreveu Sylvia em seu Instagram.

Marina Miranda está no cenário artístico nacional desde 1971. A atriz e comediante acumula participações em "Dona Xepa", "Dancin' Days", "Os Trapalhões", "A Gata Comeu" e mais.