Randolfe ironiza e pede Mia Khalifa na CPI após bolsonarista citar pesquisa
A ex-atriz pornô Mia Khalifa voltou a ser assunto entre os senadores na tarde de hoje. Luis Carlos Heinze (PP-RS) voltou a citar uma pesquisa sobre uso da cloroquina que havia sido conduzida por uma atriz pornô.
Antes de o político terminar a frase, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), demonstrou sua irritação. "Mia Khalifa de novo? Vou ter que chamar a Mia Khalifa para confrontar o senhor", ironizou.
"Dá licença. Deixa eu falar", rebateu Heinze. "Não, o senhor está insistindo em convocar a Mia Khalifa pra CPI", disse Randolfe, antes de os senadores iniciarem um bate-boca.
Em maio, Mia Khalifa foi relacionada a uma declaração do senador Heinze, durante a CPI da Covid, por conta de um meme antigo — embora o parlamentar não se referisse ao meme e nem à atriz. A situação voltou a se repetir no mês seguinte.
Ela chegou a esclarecer que não era médica e também entrou na brincadeira, postando uma montagem na CPI.
Entenda a pesquisa a que Heinze se refere
Durante a CPI da Covid, Heinze relembrou uma história revelada em junho de 2020 pelo jornal inglês The Guardian, quando a empresa Surgisphere — que conduziu um teste publicado na revista científica "The Lancet", condenando o uso da cloroquina contra a covid-19 — descobriu depois que entre os funcionários constavam uma atriz pornô e uma escritor de ficção científica.
"Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, Sras. Deputadas que estão aqui, Srs. Senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô. Uma atriz pornô. Nada contra ela", disse o senador na CPI.
Nas redes sociais, muita gente confundiu a história relatada pelo senador governista com o meme de Mia Khalifa, citada como doutora Marcela Pereira, uma suposta infectologista do Instituto Emílio Ribas que estaria conduzindo um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19.
O meme que circulou no início da pandemia já foi desmentido por agências de checagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.