Topo

Caike Luna substituiu Melhem na TV e usou humor como arma contra o câncer

Caike Luna e Katiuscia Canoro eram amigos; foi a atriz quem confirmou a morte do humorista com quem trabalhou no "Zorra Total" - Reprodução/Instagram
Caike Luna e Katiuscia Canoro eram amigos; foi a atriz quem confirmou a morte do humorista com quem trabalhou no 'Zorra Total' Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

03/10/2021 15h14

Caike Luna morreu aos 42 anos vítima de um câncer no sistema linfático. A notícia foi confirmada pela atriz e amiga Katiuscia Canoro, justamente com quem o humorista aprendeu a fazer televisão ao entrar no "Zorra Total". Caike era do teatro e ganhou uma das maiores oportunidades da carreira, fazendo dupla com Lady Kate, meio que por acaso.

Ele foi o escolhido para a vaga deixada por Marcius Melhem, que contracenava com Katiuscia como o personagem Gláuber. Recebeu com susto a informação por um telefonema e, no dia seguinte, se reuniu com Maurício Sherman (1931-2019), diretor do "Zorra Total".

Fiquei fazendo um monte de personagens e ele daí ele [Maurício Sherman] perguntou, 'o que você vai fazer sábado?' Eu falei, nada. 'Então vamos gravar com a gente. Está a fim?' Falei, estou! Vou adorarCaike Luna para o "Vídeo Show", em 2009.

No humorístico, Luna fez sucesso como Cleitom, mas se engana quem pensa que ele gostou de ser ver pela primeira vez na TV. Crítico, o ator considerou que exagerou no tom pois não estava familiarizado com a linguagem da televisão. No "Vídeo Show", ele contou a experiência:

Eu não tinha muita noção de câmera. Uma magnitude que não tem muito a ver como teatro. A linguagem é muito diferente. Como eu estava meio jogado na cova, falei, vou fazer teatro. Quando assisti ao quadro levei um susto. Meu Deus! O que eu fiz! Não rolou. Foi demais. Porque eu não tinha esse código [da TV]. Depois de um tempo, já estou me adaptando melhor.

Luna se adaptou tanto à TV que fez ganhou papéis em vários programas de humor, principalmente no Multishow. No canal por assinatura, brilhou em "Baby Rose", "Xilindró", e "Treme Treme".

Caíke Luna interpreta o apresentador sensacionalista Cassiano Junior em "Rock Story" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Caíke Luna interpreta o apresentador sensacionalista Cassiano Junior em "Rock Story"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Participação em "Rock Story"

Caike Luna também fez novela, em uma participação especial elogiada em "Rock Story". Ele interpretava um apresentador de TV sensacionalista. Em entrevista ao UOL, em maio de 2017, o ator falou sobre a criação do personagem:

Esse papel era para um ator mais velho e queriam algo meio Leão Lobo, mas não tenho esse perfil. Falaram que era para ser uma coisa sensacionalista e sugeri fazer algo na linha da Márcia Goldschmidt, que tenta cavar uma polêmica, característica de todos que fazem sensacionalismo. Não me inspirei em ninguém, mas pensei nesse raciocínio, aumentar tudo que for perguntar.

A arma de Caike contra o câncer

Caike Luna faz graça com a queda de cabelo decorrente do tratamento contra câncer - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Caike Luna faz graça com a queda de cabelo decorrente do tratamento contra câncer
Imagem: Reprodução/Instagram

Após descobrir o câncer, durante o tratamento, Caike Luna procurou não perder a sua marca pessoal: o humor. Com a queda de cabelo, por causa da quimioterapia, o ator brincou:

Depois do rímel a prova d'água que comprei, quem é Kim Kardashian na fila do pão? Quando os cílios caírem, cílios postiços... Logo, peruca... Até junho, eu viro a Cher.