Topo

Band demite apresentadores em Brasília e cogita cortar programação local

Juliana Curi, que apresentava o Band Cidade 2ª edição em Brasília - Reprodução/Band
Juliana Curi, que apresentava o Band Cidade 2ª edição em Brasília Imagem: Reprodução/Band

Colunista do UOL

01/05/2020 17h08

A véspera do feriado Dia do Trabalhador ficou marcada negativamente na Band de Brasília: a emissora decidiu desligar sete profissionais sem nenhum tipo de aviso prévio. Dentre os demitidos, está a apresentadora Juliana Curi, que ancorava o principal noticiário do canal.

A titular do "Band Cidade 2ª edição" não foi a única conhecida dos telespectadores a ser demitida: Marta Ferreira, que acumulava a chefia de reportagem com a apresentação de um quadro cultural no telejornal, também foi dispensada.

Nem mesmo os responsáveis por produzir conteúdo para os telejornais nacionais foram poupados do facão. É o caso, por exemplo, de Daniela Matos, que atuava como coordenadora de política e economia do Jornal da Band.

O "chão de fábrica" também foi afetado com as demissões. Boa parte do time responsável pelas transmissões ao vivo dos programas locais foi desligada e a equipe dos telejornais foi orientada a utilizar vídeos enviados por WhatsApp para preencher espaços vagos nas edições.

A Coluna do Leo Dias apurou que as medidas tomadas na noite de quinta-feira (30) foram só o começo do processo de contenção de gastos. Nos próximos dias, a direção anunciará um corte de 25%, durante três meses nos salários de contratados em regime de pessoa jurídica.

Além disso, a emissora não descarta reduzir sua programação regional. Atualmente, a Band Brasília produz dois telejornais diários, um esportivo e um programa de entrevistas semanais. Nenhum deles, porém, tem boa audiência e, mesmo antes da pandemia, tinham dificuldades em obter lucro.

Procurada pela reportagem, a Band Brasília afirmou que não comenta assuntos internos. Entretanto, alguns profissionais citados neste texto, como a coordenadora Daniela Matos, já atualizaram seus perfis nas redes sociais com a informação de que foram demitidos da emissora.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira.

Blog do Leo Dias