Topo

Pocah aponta seletividade em censura de clipe e fala sobre educação sexual

Pocah participa do "Papo de Segunda" - Vídeo/Reprodução
Pocah participa do "Papo de Segunda" Imagem: Vídeo/Reprodução

Colaboração para o UOL

09/08/2021 23h18Atualizada em 10/08/2021 01h01

A cantora Pocah declarou acreditar que existe uma seletividade quanto ao tratamento dado aos homens e as mulheres na forma como falam de sexo em suas músicas. Recentemente, o clipe de "Muito Prazer", lançado por ela, teve o alcance limitado pelo Youtube.

"Tem raba? Tem. Mas tem em vários clipes. Tá muito seletivo, eu tenho percebido, se fosse algo que fosse pra todos, ok. Tá muito seletivo pras mulheres. Se tivesse um cara colocando um monte de mulheres assim... Meu clipe é arte, inclusive tem uma galeria de arte e o monumento sou eu mesma", disparou a cantora durante participação no "Papo de Segunda" de hoje.

"Essa música é uma música que falo sobre sexo, sexo oral, prazer feminino. Isso não é de hoje, eu não inventei hoje. Madonna falava explicitamente de sexo nas músicas, Cindy Lauper, várias cantoras maravilhosas, incríveis, há muito já fazem isso. É liberdade de expressão", completou.

Pocah afirmou ainda considerar que sua música é uma música com conteúdo adulto, mas que acredita que o papel de "censor" caiba aos pais.

Essa música, especificamente, é uma música pra adulto. Eu reconheço isso. Pra mim, criança não tem que tá na internet. Os pais que devem dar a liberdade ou não. Meu filho vai usar a internet, meu filho não vai usar internet. O responsável pela criança ou não que deve decidir isso".

A ex-BBB 21 falou ainda sobre como é ser mulher e trabalhar nesta área.

Ser mulher no nosso país... Eu como mulher posso falar. Quando falo isso, não tô me vitimizando, mas ser mulher, trabalhando no ramo musical, artístico, é muita pedra que a gente recebe. E esse lance que a gente tá dizendo, na hora de pegarem a gente, colocar a bunda, objetificar, tá lindo, maravilhoso. Mas na hora da mulher usar a voz dela, falar abertamente sobre sexualidade, prazer, aí ela não pode".

Ela continuou: "Na minha música, eu falo 'Se gostou do que eu faço com a raba, imagina o que eu faço com a boca'. Eu tô falando de sexo oral? Estou falando de sexo oral. Porém também quero dizer que sou uma mulher cheia de experiências na vida e eu tenho muito a dizer. Não é pra me limitar só a raba, ao funk, não. Eu sou muito mais além disso".

"Eu não consigo ver diálogos dessa forma quando é um homem cantando. Mas quando é a mulher, eu tenho que vir a público. Galera, meu clipe foi censurado e tal. É diferente. Se é pra um, tem que ser pra todo mundo. Minha luta é essa", finalizou a cantora.

Pocah critica tabu em torno de falar sobre sexo e educação sexual

Pocah falou ainda no programa sobre o tabu em torno do tema sexual.

Não aguento mais esse tabu, a gente tem que destruir esse tabu. Eu gosto de falar abertamente sobre. Sou uma mulher livre. Falar sobre sexo nos amigos, na internet até mesmo na educação sexual. Seria muito melhor uma criança falar sobre sexo com os pais do que ser abusada em casa e descredibilizada pela família, silenciada, que é o que mais acontece."

"Tratar o sexo como algo anormal é um problema gigantesco. A minha filha tem cinco anos. Converso com ela e ela entende tudo. Ela sabe onde não pode tocar, tudo. Óbvio que existe um limite e essa amizade que eu tenho com ela só tem coisas boas. Ela me conta cada coisinha mínima que eu tenho a confiança. É um caminho que devia ser investido mais. Seria um grande passo que isso fosse tratado de forma mais natural".

A cantora contou ainda sobre os julgamentos que recebe de algumas pessoas por falar tanto sobre sexo.

"Eu já fui muito julgada. O que me deixa triste é ser julgada por mulher que não compreende meu trabalho e que eu sou uma mulher séria, meu trabalho é sério, ganho minha vida com a minha arte, minha música e vem uma mulher querer me botar lá embaixo só porque eu gosto de mostrar na minha arte a minha sensualidade. É muito complicado, mas vou fazer o quê? Só lamento, é minha vida e faço dela o que eu quiser".

No "Papo" de hoje, a cantora também se emocionou ao relembrar as agressões que sofreu de um ex-namorado.