Topo

Radialista é afastado após homofobia contra jornalista que apresentou o JN

Matheus Ribeiro - Reprodução/Instagram
Matheus Ribeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

18/11/2019 12h21

Foi anunciado na manhã desta segunda-feira (18) que o radialista goiano, Luiz Gama, da Rádio BandNews Goiânia, foi afastado da emissora após comentários que foram interpretados como de cunho racista e homofóbico. Ele postou no Twitter falando do jornalista Matheus Ribeiro, o primeiro assumidamente homossexual a apresentar o "Jornal Nacional", da Globo, no sábado (9).

"Puts! onde o Brasil vai parar? Queimar a rosca agora é moda. Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f...", escreveu Gama no Twitter.

A BandNews Goiânia emitiu o seguinte comunicado na manhã desta segunda-feira, 18, falando sobre o afastamento de Gama: "A diretoria da Rádio BandNews Goiânia afastou o narrador Luiz Gama, que fazia parte de seu quadro esportivo, após comentários que foram interpretados como de cunho racistas e homofóbicos. A decisão foi comunicada ao vivo pelo âncora Marcos Villas Boas, na manhã dessa segunda-feira. Ao defender os princípios de defesa contra ataques relacionado à cor da pele ou orientação sexual, Villas Boas disse que a emissora não manteria em seus quadros "quem não dança de acordo" com essas convicções."

Procurado pela Coluna do Leo Dias, o âncora da Band News Goiânia ,Marcos Villas Boas, ainda falou: "Luiz Gama trabalhava para um grupo terceirizado de cobertura esportiva chamada os Fera do Esporte. A Band News FM Goiânia, diante do posicionamento inadequado do profissional, solicitou ao parceiro esportivo que o substitua."

O advogado de Matheus Ribeiro, Carlos Márcio, também enviou uma nota para a Coluna: "Não iremos comentar a decisão interna da Rádio de afastar o Radialista Luiz Gama, mas repudiamos o teor ofensivo de seus comentários. A vida particular e opções do Jornalista Matheus Ribeiro dizem respeito, tão somente, a ele próprio. Não é admissível, sob qualquer circunstância e pretexto, agressões gratuitas e vis como as que foram praticadas pelo Radialista Luiz Gama. Não se trata apenas de homofobia, mas de desrespeito ao jornalista, ao ser humano, ao filho, ao neto, ao companheiro. Atos como esse só contribuem para a cultura de desrespeito e violência que permeia nossa sociedade. Lamentamos que em pleno 2019 ainda tenhamos que combater esse tipo de preconceito na imprensa brasileira."

Novo comentário homofóbico:

Além do comentário no Twitter, Luiz Gama fez também um comentário homofóbico no ar, durante transmissão na Rádio 820 AM, também do Grupo Bandeirantes: "O que tem de bicha e viado na TV de Goiânia. Tá um negócio de doido! [...] Você liga a TV e é biba para tudo quanto é lado. Está todo mundo liberando [?]"

Sobre o novo comentário, o advogado de Matheus Ribeiro disse à Coluna: "Já estamos preparando as medidas. Judiciais no âmbito cível e criminal".

Veja vídeo com comentários de Luiz Gama na Rádio 820 AM

Com colaboração de Lucas Pasin

Blog do Leo Dias