Topo

Choro e feminismo marcam troféu Melhores do Ano no Faustão; veja quem levou

O sertanejo Zé Neto chora ao receber prêmio no Melhores do Ano  - Reprodução/TV Globo
O sertanejo Zé Neto chora ao receber prêmio no Melhores do Ano Imagem: Reprodução/TV Globo

Jonathan Pereira

Colaboração para o UOL

09/12/2018 21h28

Faustão reuniu vários atores e cantores em seu "Domingão" para a entrega da 23ª edição do prêmio Melhores do Ano. Durante a noite de gala, teve quem cedesse à emoção e caísse no choro. Em uma premiação marcada também pela política, vários artistas aproveitaram a audiência do programa para falar sobre a luta pelo direito das mulheres, incluindo o próprio apresentador.

A dupla Zé Neto e Cristiano levou o prêmio de música do ano por "Largado às Traças". Zé Neto chorou bastante ao receber o troféu. "Buscava lavagem para cuidar de porco, não tive uma escolaridade muito boa, é um sonho", desabou o sertanejo, ao ser perguntado pelo apresentador se os dois passaram por alguma dificuldade antes do sucesso. "Não imaginava estar aqui um dia."

Outro que lembrou dos perrengues foi Luis Lobianco, eleito ator revelação. "Só comecei a trabalhar com audiovisual aos 30 anos. Antes disso, comi o pão que o diabo amassou e não desisti porque sabia que tinha algo muito grande e especial me esperando. Minha avó queria ver isso, e está aqui", emocionou-se. "Meu amor da minha vida está aqui na plateia, um beijo, meu amor", declarou ele, referindo-se ao pianista Lúcio Zandonadi.

Em outro momento, Faustão quis saber se Chay Suede pretende se casar com Laura Neiva, com quem o ator, que venceu na categoria coadjuvante, reatou o namoro recentemente. "Eu e Laurinha estamos juntos, muito felizes", limitou-se a dizer Suede, que elogiou os colegas concorrentes Fabrício Boliveira e Juliano Cazarré. "Sempre admirei muito esses dois caras. Prazer maior do que vencer é estar ao lado deles."

Anitta também foi premiada, mas ela estava em Goiânia para um show. A cantora recebeu o troféu lá e dançou no telão enquanto as bailarinas faziam a performance de "Vai Malandra" no palco. Já Luan Santana acumulou seu 11º troféu, deixando Gusttavo Lima e Ferrugem para trás.

A atriz Fernanda Montenegro desabafa no Domingão do Faustão - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
A atriz Fernanda Montenegro desabafa no Domingão do Faustão
Imagem: Reprodução/TV Globo

Engajados

Vários atores aproveitaram o momento para falar sobre as conquistas femininas, como Bella Piero, eleita atriz revelação por Laura, que era abusada pelo padrasto em "O Outro Lado do Paraíso". "Representamos a mesma classe, as mulheres do Brasil. Laura não é uma personagem, ela existe na vida real e está sentada ali resistindo, lutando por nossos direitos e lugar de fala. Esse troféu representa todos os nossos gritos que estavam calados", bradou.

Taís Araújo, que disputava na categoria atriz de Série por "Mister Brau", fez coro. "Está acontecendo um momento de união entre as mulheres. O aprendizado não tem idade, o importante é a união entre todas nós para que todos tenham uma vida melhor."

Sérgio Guizé, que levou como ator de novela pelo violento Gael de "O Outro Lado do Paraíso", falou também do assunto. "Quando fiz esse personagem em nenhum momento parei de pensar nas mulheres que sofriam abuso como o que ele praticava no começo da novela. A maior arma contra esse tipo de crime é a denúncia, sim. Vou continuar lutando pela legitimidade do direito das mulheres."

Fernanda Montenegro fechou a cerimônia fazendo um contundente desabafo sobre a carreira de ator. "Nós somos de uma profissão digna. Não somos responsáveis pela crise de corrupção que o Brasil esta passando. Não somos corruptos. Não somos isso que de uma forma agressiva nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros corruptos desse país", desabafou.

Anitta, que venceu prêmio no Melhores do Ano - Divulgação - Divulgação
Anitta, que recebeu em Goiânia o prêmio no Melhores do Ano do Domingão do Faustão
Imagem: Divulgação

Veja abaixo os vencedores do troféu Melhores do Ano 2018, definidos por votação do público

Ator de novela
Sérgio Guizé (Gael de "O Outro Lado do Paraíso")

Atriz de novela
Giovanna Antonelli (Luzia de "Segundo Sol")

Ator coadjuvante
Chay Suede (Ícaro de "Segundo Sol")

Atriz Coadjuvante
Letícia Colin (Rosa de "Segundo Sol")

Ator revelação
Luís Lobianco (Clóvis de "Segundo Sol")

Atriz revelação
Bella Piero (Laura de "O Outro Lado do Paraíso")

Ator de série
Alexandre Nero (Pedro de "Onde Nascem os Fortes")

Atriz de série
Patricia Pillar (Cássia de "Onde Nascem os Fortes")

Mirim
Davi Queiroz (Badu de "Segundo Sol")

Comédia
Eduardo Sterblitch

Cantor
Luan Santana

Cantora
Anitta

Música do ano
"Largado às Traças" (Zé Neto e Cristiano)

Jornalismo
Sandra Annenberg

Personagem do ano
Adriana Esteves, Marieta Severo e Fernanda Montenegro