Topo

Fernanda Montenegro desabafa sobre Lei Rouanet: "Não somos corruptos"

A atriz Fernanda Montenegro desabafa no Domingão do Faustão - Reprodução/TV Globo
A atriz Fernanda Montenegro desabafa no Domingão do Faustão Imagem: Reprodução/TV Globo

Jonathan Pereira

Colaboração para o UOL

09/12/2018 22h03

Fernanda Montenegro aproveitou a presença no troféu Melhores do Ano do Domingão do Faustão, neste domingo (9), para fazer um contundente desabafo sobre as acusações de parte da sociedade de que artistas vêm se beneficiando da Lei Rouanet, mecanismo que concede incentivos fiscais a empresas patrocinadoras de eventos e produtos culturais.

"Nós somos de uma profissão digna, nós somos parte de uma cultura teatral milenar. Não é possível fazerem de nós, gente de palco, atores de televisão e de cinema, responsáveis pela derrocada econômica deste país. Não somos corruptos, não não somos responsáveis pela crise de corrupção que o Brasil está passando", iniciou ela.

"Se estende pelo país de forma ultrajante uma visão negativa, torpe, agressiva em cima de nós. Não somos responsáveis pela corrupção desse país através da Lei Rouanet. Não somos corruptos, gente! Eu sei que há uma terra de ninguém, que é a internet, tudo bem. Então temos que de uma maneira palpável, temos que nos posicionar."

Sem ser interrompida por Faustão, a atriz prosseguiu. "Somos dignos, temos uma profissão extraordinária, tenho certeza que para nós é a melhor profissão deste mundo. Podemos não ter uma profissão prioritária, mas temos uma profissão libertária. Nos nossos palcos, programas de TV ligados à dramaturgia é uma busca constante da amplidão de imaginário, de sensibilidade, isso nos leva a uma integração de nação, de cultura."

Por fim, ela enfatizou o recado contra pessoas que "criminalizam" a cultura no Brasil. "Não somos corruptos, não somos isso que, de uma forma agressiva, nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros buracos corruptos desse país."

A atriz foi ao palco do programa porque disputava a categoria personagem do ano da premiação, por viver a personagem Mercedes na novela "O Outro Lado do Paraíso", concorrendo com Marieta Severo, a Sofia da mesma trama, e Adriana Esteves, a Laureta de "Segundo Sol".

A produção do Melhores do Ano premiou excepcionalmente as três atrizes.