Topo

Pedro Carvalho torce por beijo com atriz trans em A Dona: "Tem que ter"

Pedro Carvalho e Glamour Garcia interpretam o divertido casal Abel e Britney em A Dona do Pedaço - João Miguel Júnior/Globo
Pedro Carvalho e Glamour Garcia interpretam o divertido casal Abel e Britney em A Dona do Pedaço Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

08/07/2019 04h00

Um dos casais mais comentados de A Dona do Pedaço é o formado por Abel (Pedro Carvalho) e Britney (Glamour Garcia). Ao mesmo tempo em que conquistaram a torcida do público, os dois levantaram questões sobre preconceito, já que o cozinheiro português não sabe que a contadora por quem se apaixonou é transexual. O ator acredita que a novela cumpre um papel importante ao promover o debate e torce por um beijo entre os pombinhos.

"Sim, por que não? Tem que haver, espero que haja sim! São duas pessoas que se gostam. Qual o problema de haver beijo? Tem que haver, isso nem tem questão", diz Carvalho ao UOL.

Para o ator, os dois personagens estão conseguindo, de maneira leve e divertida, transmitir uma mensagem importante contra o preconceito.

"Isso foi muito inteligente da parte do Walcyr [Carrasco, autor da trama], desse momento que a gente vive no Brasil, contar uma história que precisa ser contada, de uma forma leve. Isso é muito importante. Para mim, a diferença é uma qualidade, todos temos os mesmos direitos. E o que a gente faz ou deixa de fazer na nossa vida íntima só a nós diz respeito", opina.

O ator português Pedro Carvalho como o confeiteiro Abel - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
O ator português Pedro Carvalho como o confeiteiro Abel
Imagem: Globo/João Miguel Júnior
Carvalho ressalta, no entanto, que não sabe como seu personagem, um homem mais conservador, vai reagir à revelação de que Britney é uma mulher trans.

"O meu personagem, Abel, é um cara muito quadrado, um playboy fechado nas ideias dele, muito ingênuo. É bruto, bronco, tem um coração bom, mas é o retrato de uma pessoa sem cultura, pouco informada. Não sei se ele vai ser preconceituoso ou não, espero que não. É uma história de amor, vai ter altos e baixos. Aconteça o que acontecer, torço muito para que eles fiquem juntos. Esse casal passa uma mensagem muito forte: a gente se apaixona por pessoas e o que interessa é o amor", afirma.

Pedro não esconde o prazer de contracenar com Glamour Garcia, a atriz também trans que faz sua estreia em novelas, e conta que até os preparadores de elenco da novela já celebravam a química entre os dois.

"Ela é simplesmente maravilhosa, uma atriz muito talentosa, engraçada. Ela tem uns tempos de comédia maravilhosos. É um romance muito leve, engraçado. Os personagens estão crescendo bastante porque o público está gostando muito e a gente está se divertindo fazendo. É muito fácil trabalhar com ela. Nossa química foi muito grande já nos ensaios."

Português, nascido na cidade de Guarda, o ator também compara a situação dos direitos LGBTQI no Brasil e na Europa. Ele cita sua sobrinha de 8 anos, que, segundo ele, já é educada para respeitar o próximo. "Ela nem questiona isso. Vejo até pelas amiguinhas dela, elas já são educadas em uma outra visão de mundo, que a diferença é uma qualidade".

Para ele, a questão está mais avançada em seu continente, mas há sinais de avanço no Brasil, onde a criminalização da homotransfobia vem sendo discutida.

"Na Europa existe, claro, o preconceito. Mas felizmente, isso já não são questões porque o preconceito já é considerado crime. Os direitos LGBTQ são bastante respeitados e são puníveis por lei, como tem que ser. Aqui espero que se esteja caminhando, estão surgindo muitos gritos de revolta. Isso é muito importante, a gente também passou para isso na Europa".

No ar em duas novelas

Pedro Carvalho já atuou em novelas no Brasil e em Portugal - Chico Cerchiaro/Divulgação - Chico Cerchiaro/Divulgação
Pedro Carvalho já atuou em novelas no Brasil e em Portugal
Imagem: Chico Cerchiaro/Divulgação
Pedro Carvalho já é um nome reconhecido em Portugal, onde atuou em 13 novelas. Entretanto, ele sempre buscou tornar sua carreira internacional, e teve a primeira oportunidade com Escrava Mãe (2016), na Record, sua estreia no Brasil.

A Dona do Pedaço é sua segunda parceria com Walcyr Carrasco, após o comprador de esmeraldas Amaro, em O Outro Lado do Paraíso.

"Tenho muita vontade de firmar minha carreira aqui como já firmei em Portugal e continuar fazendo essa ponte aérea. Não posso esquecer meu país, até porque já tem um mercado de trabalho muito grande lá. A experiência é ótima, fazer uma internacionalização da carreira sempre foi um desejo meu", comemora.

Para viver Abel, Carvalho precisou fazer aulas de confeitaria. Mas essa não foi a primeira experiência na cozinha do ator, que tem até livro de culinária lançado em Portugal. Sopa Para a Síria, feito em parceria com a chef e fotógrafa de guerra Bárbara Assad, reúne receitas de sopa de chefs renomados no país para ajudar refugiados sírios.

A partir deste mês, além do confeiteiro, Carvalho estará no ar, ao mesmo tempo, em Ouro Verde, novela portuguesa que será exibida na Banda. Na trama, ele vive Tomás, um dos antagonistas.

"Vai ser interessante o público me ver em dois registros completamente diferentes. É um vilão, um mauricinho de 30 anos, diretor de marketing do banco do pai. Muito mulherengo, rico, esnobe, que vai levar muito tapa na cara durante a novela", diverte-se.

Pedro Carvalho como Tomás em Ouro Verde - Reprodução/TVI - Reprodução/TVI
Pedro Carvalho como Tomás em Ouro Verde
Imagem: Reprodução/TVI