Topo

Bom Sucesso chega ao final com finais secretos até para os atores

Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) em cena emocionante de "Bom Sucesso" - Reprodução / Globo
Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) em cena emocionante de "Bom Sucesso" Imagem: Reprodução / Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 04h00

Bom Sucesso chega ao fim hoje, e mistérios ainda rondam o último capítulo. Desfechos de personagens ainda são desconhecidos, e surpresas aguardam o público que acompanhou a saga de Paloma (Grazi Massafera) na TV. Nos últimos dias, alguns poucos spoilers foram divulgados, mas em partes, muito por conta de um esquema desenvolvido pela produção para esconder finais da trama.

"Cada ator recebia somente as suas cenas. Acho que vazou o menos possível. E isso acho legal, vamos ver na tela. Falta pouco", conta ao UOL a atriz Ângela Vieira, a Vera da trama. Dessa forma, o elenco também não sabia o que aconteceria com colegas.

A caminho do coquetel de despedida com o elenco da novela, que ocorreu ontem, quando questionada sobre a possibilidade de falar sobre qualquer aspecto da conclusão de sua história na novela, a atriz foi irredutível.

"Não posso contar, perde a graça. A produção, a direção teve o maior cuidado para que o menor número de pessoa possível conhecesse o final da novela", falou ela.

Para outros atores, a situação foi ainda mais sigilosa. Rafael Oliveira, que vive o bartender Jeremias, sequer chegou a ver os roteiros finais.

"Não tenho a menor ideia [de como acaba]. Sei o que está em aberto, o que estava nos capítulos. Mas depois de um certo momento eu não recebia mais capítulos, eu não recebi os capítulos finais. O finalzão mesmo, eu não recebi, não", relata ele.

Ele afirma que recebeu também capítulos cifrados: "A gente recebeu o roteiro e vinha 'cena secreta'. No lugar das cenas estavam 'cenas secretas'. E as outras cenas estavam abertas, com o roteiro normal. Acho que as cenas foram direcionadas para os atores".

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, chegou-se a bolar um esquema interno na Globo para descobrir de onde saíam os vazamentos de roteiros, mas que não obteve sucesso.

Independente de se saber o final ou não, é fato que Bom Sucesso teve êxito, sendo uma das maiores audiências dos últimos anos no horário das 19h.

"Acho que o balanço é unânime. Considero até um diferencial na emissora, pelo tema, pela maneira como ela foi encaminhada, não só pelos autores como pela direção. Eu assistia à novela, a equipe que faz a novela é uma com quem já trabalhei e gosto demais. Então, tinha alguns amigos e já acompanhava, já gostava da novela. Quando veio o convite, para fazer parte desse elenco, fiquei muito feliz. A personagem é ótima e então foi muito bom ter feito, muito bom ter conhecido nossos colegas", destacou Ângela Vieira sobre sua experiência na trama.

Ela também falou sobre sua experiência com Antonio Fagundes, com quem fez par na novela: "Nós havíamos trabalhado há muitos anos em Por Amor (1997), depois em Terra Nostra (1999), mas nunca fizemos um par, e foi muito bom porque, além do Fagundes ser um belíssimo ator, ele é um ótimo companheiro. O papel caiu como uma luva, porque o Fagundes é um leitor voraz".

Rafael, que é ator há 17 anos, fala sobre os aprendizados que teve com seu trabalho no folhetim.

"Tudo foi muito perfeito para mim assim. Foi maravilhoso para saber até o meu tamanho. Sou ator há 17 anos, mas ali é qualitativo. O aprendizado com os mais velhos, com mais tempo de casa. Lúcio Mauro Filho é um dos melhores seres humanos que você vai encontrar na Terra. Rômulo Estrela é um parceiro", elogia ele.