Novelas, 'BBB' e programas: coronavírus muda toda programação da Globo
A pandemia do novo coronavírus levou a Globo a mexer em sua grade de programação, suspendendo programas, gravações de novelas e cancelando plateias de atrações como "Domingão do Faustão". As medidas afetaram até mesmo o principal produto da emissora: a novela das 21h, atração mais assistida da TV brasileira.
Ao adotar estas decisões, a emissora acata as recomendações do Ministério da Saúde, a fim de evitar o contágio pelo surto do vírus covid-19.
A seguir, veja as mudanças da programação da Globo:
Programas suspensos
A Globo suspendeu temporariamente da grade de programação o "Mais Você", de Ana Maria Braga. O objetivo é ampliar a cobertura jornalística, com o "Bom Dia" de cada região ganhando 30 minutos de duração. O "Bom Dia Brasil" ficará no ar por mais tempo e o "Jornal Hoje", também com mais tempo, ocupará a faixa do "Se Joga" à tarde.
O "Globo Esporte" também foi afetado e ficará fora da programação por tempo indeterminado. "A gente vai terminar o Globo Esporte um pouco angustiado hoje porque a bola parou no mundo inteiro, mas a prioridade agora é a saúde e a informação. Por isso mesmo, a partir de amanhã, o Globo Esporte vai sair da grade de programação para que a Globo possa aumentar ainda mais a cobertura jornalística sobre o coronavírus", afirmou o jornalista Felipe Andreolli na edição de ontem da atração esportiva.
Novelas reprisadas
As gravações de todas as novelas da Globo foram interrompidas em meio ao aumento de casos de infectados pelo covid-19 no Brasil. Com isso, a emissora optou por recorrer a reprises. A partir de 23 de março, a emissora reexibirá um compacto da novela "Fina Estampa" (2012) no lugar de "Amor de Mãe". A novela das sete, "Salve-se Quem Puder", será substituída por "Totalmente Demais" (2015), com Marina Ruy Barbosa e Fábio Assunção.
"Éramos Seis", que está em reta final, está com as gravações adiantadas e deve terminar em 27 de março. De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", a intenção da Globo é evitar uma grande concentração de pessoas no set de filmagens e assim diminuir o tempo de gravações. Já "Malhação: Toda Forma de Amar" teve de ser encurtada e as gravações devem ser finalizadas dentro de duas semanas. Uma reprise deve ocupar o lugar da novela.
O Projac será até fechado nos próximos dias.
Plateias canceladas
Programas tradicionais da Globo foram diretamente afetados pela pandemia do coronavírus. O "Domingão do Faustão", pela primeira vez em 31 anos, foi ao ar no último domingo sem plateia. Em média, 400 pessoas são colocadas no auditório do Faustão a cada fim de semana.
O UOL apurou que um novo balé foi contratado especialmente para esta edição, depois que uma das bailarinas do programa dominical foi diagnosticada com a covid-19. A profissional teria ainda ensaiado com 20 outras bailarinas na semana passada e, por causa disso, todas ficaram em quarentena. "O nosso balé está desfalcado", disse Fausto.
Para evitar aglomerações, o "Encontro com Fátima Bernardes" pela primeira vez foi apresentado sem plateia. "Eu já estou sentindo muita falta da energia das pessoas aqui pertinho, mas é fundamental seguirmos essas medidas de segurança", disse a apresentadora Fátima Bernardes.
O "BBB" também teve de se adaptar às mudanças e, no paredão desta noite, entre Babu, Pyong e Rafaella, o público não estará presente na plateia do programa. Apenas um representante de cada um dos emparedados participará do paredão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.