Famosos defendem o SUS após decreto de Bolsonaro: 'Vida não é mercadoria'
Famosos como Anitta, Bruno Gagliasso, Babu Santana, Emicida, Daniela Mercury, Leandra Leal, Tati Quebra Barraco, entre outros, usaram suas redes sociais para se manifestar contra um decreto publicado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O objetivo é pedir estudos para avaliar a possibilidade de conceder à iniciativa privada as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a porta de entrada para o SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo alguns críticos, a medida governamental abre espaço para a privatização da saúde pública no país.
O cantor Emicida exibiu em seu Twitter uma imagem com os dizeres: "O SUS salva vidas. Ele não". Já a funkeira Tati Quebra Barraco disse: "Não seja um idiota, defenda o SUS".
"Ironia do destino é o arrombado que levou uma facada e teve a vida salva pelo SUS querer privatizar o sistema e deixar o povo que não tem condições de se tratar em clínicas particulares entregue à própria sorte. #DefendaoSUS", tweetou Gregorio Duvivier.
Anitta foi sucinta em suas redes sociais: "Defenda o SUS".
"Privatizar o SUS é deixar a população mais pobre entregue a própria sorte. Não faz sentido! #DefendamOSUS", afirmou Taís Araújo.
Pabllo Vittar lembrou sua história com o sistema público, que começou na infância observando a mãe, profissional de saúde.
"Eu lembro de usar meu cartão do sus várias vezes quando era criança e depois também. minha mãe trabalhou a maior parte da vida como técnica de enfermagem e sempre vi o quão importante o SUS é! #DefendaoSUS ele é seu!", pediu.
Daniela Mercury também demonstrou seu descontentamento. "O governo quer privatizar o SUS. Sem o SUS o país será ainda mais injusto do que já é com os mais pobres e com a classe média. A nossa vida não é mercadoria. Precisamos lutar contra a privatização do SUS. #DefendaoSUS", disse a baiana.
"Defendam o SUS", postou o Ex-BBB Babu Santana. Já o esposo de Giovanna Ewbank e Leandra Leal postaram a hashtag #DefendaOSUS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.