Topo

Famosos defendem o SUS após decreto de Bolsonaro: 'Vida não é mercadoria'

Anitta e Bruno Gagliasso foram alguns dos famosos que defenderam o SUS em suas redes sociais - Reprodução / Instagram
Anitta e Bruno Gagliasso foram alguns dos famosos que defenderam o SUS em suas redes sociais Imagem: Reprodução / Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2020 14h34Atualizada em 29/10/2020 11h19

Famosos como Anitta, Bruno Gagliasso, Babu Santana, Emicida, Daniela Mercury, Leandra Leal, Tati Quebra Barraco, entre outros, usaram suas redes sociais para se manifestar contra um decreto publicado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O objetivo é pedir estudos para avaliar a possibilidade de conceder à iniciativa privada as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a porta de entrada para o SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo alguns críticos, a medida governamental abre espaço para a privatização da saúde pública no país.

O cantor Emicida exibiu em seu Twitter uma imagem com os dizeres: "O SUS salva vidas. Ele não". Já a funkeira Tati Quebra Barraco disse: "Não seja um idiota, defenda o SUS".

"Ironia do destino é o arrombado que levou uma facada e teve a vida salva pelo SUS querer privatizar o sistema e deixar o povo que não tem condições de se tratar em clínicas particulares entregue à própria sorte. #DefendaoSUS", tweetou Gregorio Duvivier.

Anitta foi sucinta em suas redes sociais: "Defenda o SUS".

"Privatizar o SUS é deixar a população mais pobre entregue a própria sorte. Não faz sentido! #DefendamOSUS", afirmou Taís Araújo.

Pabllo Vittar lembrou sua história com o sistema público, que começou na infância observando a mãe, profissional de saúde.

"Eu lembro de usar meu cartão do sus várias vezes quando era criança e depois também. minha mãe trabalhou a maior parte da vida como técnica de enfermagem e sempre vi o quão importante o SUS é! #DefendaoSUS ele é seu!", pediu.

Daniela Mercury também demonstrou seu descontentamento. "O governo quer privatizar o SUS. Sem o SUS o país será ainda mais injusto do que já é com os mais pobres e com a classe média. A nossa vida não é mercadoria. Precisamos lutar contra a privatização do SUS. #DefendaoSUS", disse a baiana.

"Defendam o SUS", postou o Ex-BBB Babu Santana. Já o esposo de Giovanna Ewbank e Leandra Leal postaram a hashtag #DefendaOSUS.