Topo

Paredão em números: relembre as maiores eliminações do BBB

Tiago Leifert apresenta o último paredão do BBB 20 - Reprodução/TV Globo
Tiago Leifert apresenta o último paredão do BBB 20 Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/01/2021 04h00

O "Big Brother Brasil" já mobilizou milhões de pessoas ao redor do país, durante as 20 edições televisionadas na TV Globo, com torcidas engajadas em manter — ou eliminar — os brothers confinados no programa. A participação online dos fãs do reality show rendeu à atração grandes números e até mesmo um espaço no "Guiness Book", o livro dos recordes.

Entre disputas acirradas e eliminações com folga, relembre as dez maiores votações do BBB. Spoiler: oito delas aconteceram na edição histórica de 2020. Será que o BBB 21 conseguirá ultrapassar essas marcas?

BBB 20: Manu Gavassi x Prior x Mari Gonzalez

Manu - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Prior, Manu e Mari estão no décimo paredão
Imagem: Reprodução/TV Globo

O BBB 20 entrou para a história com o paredão mais votado de todas as edições, garantindo ao programa um lugar especial no Guiness Book, o livro dos recordes. O recorde foi atingido entre 27 e 29 de março do ano passado, em uma disputa acirrada que garantiu a permanência de Manu no reality show e a saída de Felipe Prior. O paredão em questão totalizou 1.532.944.337 bilhão de votos no site oficial do BBB.

Leifert comemorou o recorde. "O engajamento que esse paredão mostrou apenas a prova da paixão do público pelo BBB. Ficamos sempre lisonjeados e emocionados quando vemos o quanto as pessoas se importam com nossas histórias e personagens", disse na ocasião.

O Twitter também foi afetado pelo reality show, com conversas sobre o programa em apenas dois meses atingindo um volume sete vezes maior que a edição anterior.

BBB 20: Gizelly x Guilherme x Pyong

Guilherme - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Guilherme no BBB 20
Imagem: Reprodução/TV Globo

O segundo maior paredão da história também aconteceu durante o Big Brother Brasil 2020. Desta vez, foram contabilizados 416 milhões de votos. A participação dos telespectadores no programa foi acontecendo ao vivo, durante o dia da eliminação. Na época, pouco antes do programa começar, Tiago Leifert avisou ao público que votação já passava dos 350 milhões de votos: "O programa nem começou e já temos uma noite histórica no Big Brother Brasil. O antigo recorde de votação do programa foi obliterado agora há pouco".

BBB 20: Pyong x Babu x Rafa

Pyong - Victor Pollack/Globo - Victor Pollack/Globo
Pyong Lee
Imagem: Victor Pollack/Globo

Apesar de vencer o paredão em março, Pyong Lee não sobreviveu por mais muito tempo no jogo e participou também de uma das maiores votações do reality show. Com 51,70% dos votos, contra 47,71% de Babu Santana, o hipnólogo saiu em um paredão que atingiu a marca de 385 milhões de votos, tornando-se o terceiro maior da história do programa. Apesar da despedida, os confinados não acreditaram na saída do jogador do programa e iniciaram a confabular diversas teorias para explicar que o resultado seria um paredão falso.

BBB 20: Mari Gonzalez x Manu Gavassi x Babu

Mari Gonzalez - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Mari Gonzalez no BBB
Imagem: Reprodução/Globo

A saída de Mari Gonzalez do BBB 20 também marcou a história do programa. A ex-panicat recebeu 54,16% dos votosM contra 41,26% para eliminar de Manu Gavassi. O total de votos computados chegou a 359 milhões.

BBB 20: Marcela x Flayslane x Babu

Marcela - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Babu, Flayslane e Marcela estão no 12º paredão do BBB 20
Imagem: Reprodução/TV Globo

A saída de Marcela Mc Gowan do "Big Brother Brasil" também movimentou bastante a internet, em uma disputa que foi resolvida pelos décimos das porcentagens de votos. A médica foi eliminada do programa com 49,76% dos votos, contra 49,18% de Flayslane. Ao todo, foram 295 milhões de votos computados, com apenas 1,06% para eliminar Babu. Na época, a paulistana chegou a receber uma homenagem do seu affair no programa, o gaúcho Daniel, após a eliminação.

BBB 20: Babu x Rafa x Thelma

Babu - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Babu encarou dez paredões durante o jogo
Imagem: Reprodução/Globoplay

Apesar de ter encarado dez paredões no BBB, invicto, Babu Santana não conseguiu passar da disputa entre Thelma e Rafa Kalimann, já no final do jogo. O ator levou 57,15% dos 236 milhões de votos computados. Apesar de sua eliminação, o carioca fez história dentro da casa, especialmente por ter sobrevivido a tantas berlindas.

BBB 20: Gizelly x Babu x Mari

Gizelly  - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Saída de Gizelly também foi um dos recordes do BBB
Imagem: Reprodução/Globoplay

A saída de Gizelly também marcou história no BBB 20, com 230 milhões de votos. Sua saída também repercutiu nas redes sociais, com a torcida dos brothers remanescentes comemorando a eliminação.

BBB 19: Elana x Carol x Paula

Elana - Reprodução/GloboPlay - Reprodução/GloboPlay
Elana BBB
Imagem: Reprodução/GloboPlay

Até os recordes da edição do ano passado, o paredão que havia engajado o maior número de pessoas ocorreu em 2019, em uma disputa entre Elana, Carol Peixinho e a eventual vencedora do programa, Paula Von Sperling. Na época, a votação atingiu a marca de 202 milhões, tornando-se a maior até então. O paredão eliminou Elana com 51,09% dos votos, contra 45,06% de Carol Peixinho.

BBB 20: Gabi x Thelma x Babu

Gabi Martins - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Gabi Martins, participante do BBB 20
Imagem: Reprodução/Globoplay
A saída de Gabi Martins também rendeu um recorde para o BBB. Foram computados 155 milhões de votos, 59,61% contra a cantora. Este havia sido o primeiro - e único - paredão que a mineira foi indicada durante a temporada. Thelma foi a segunda mais votada, com 36,28%, enquanto Babu ficou em terceiro, com apenas 4,11% dos votos. A eliminação de Gabi não passou batida pelo público, que se manifestou nas redes sociais gerando uma série de memes.

BBB 10: Dourado x Fernanda x Cadu

Dourado - Reprodução - Reprodução
Marcelo Dourado foi consgrado o vencedor da edição em uma das maiores votações da história
Imagem: Reprodução

A final do BBB 10 também movimentou bastante os telespectadores. Na época, Marcelo Dourado foi consagrado com o vencedor do jogo, com 60% dos votos. Já Fernanda Cardoso atingiu a marca de 29% para vencer, enquanto Cadu Parga terminou a temporada em terceiro lugar, com 11% dos votos. Ao total, naquele ano, foram computados 154,8 milhões de votos, número que só foi ultrapasso com a edição de 2019.