Topo

Rainha pode nomear chefe de diversidade no palácio após acusação de Meghan

Rainha Elizabeth 2ª planeja ação por diversidade após acusação de racismo - Victoria Jones/AFP
Rainha Elizabeth 2ª planeja ação por diversidade após acusação de racismo Imagem: Victoria Jones/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 11h54

A rainha Elizabeth II está considerando criar uma nova posição entre os funcionários família real britânica: chefe de diversidade.

De acordo com a People, essa é uma das medidas que a monarca pretende adotar após a acusação de racismo levantada por Meghan Markle em entrevista a Oprah Winfrey.

Uma fonte próxima ao palácio afirmou que a função do ocupante do novo cargo seria "liderar o trabalho de inclusão e considerar questões de diversidade em todas as três casas [principais da família real britânica]".

A frase se refere ao Palácio de Buckingham, residência da rainha e de príncipe Phillip; à Clarence House, onde vivem o príncipe Charles e Camilla; e ao Palácio de Kensington, lar do príncipe William e de Kate Middleton.

Diversidade é um tema levado muito a sério pela família real. Já temos políticas neste sentido implementadas, mas ainda sentimos falta de observar melhor o progresso feito por essas políticas, e há muito mais o que fazer em termos de representatividade."
Fonte próxima ao palácio fala à People

07.mar.21 - Meghan Markle e Harry são entrevistados por Oprah - Handout/Harpo Productions/Joe Pugliese v - Handout/Harpo Productions/Joe Pugliese v
07.mar.21 - Meghan Markle e Harry são entrevistados por Oprah
Imagem: Handout/Harpo Productions/Joe Pugliese v

Poucos dias após a entrevista de Meghan e Harry, a rainha Elizabeth 2ª liberou uma nota dizendo que "as questões levantadas por eles, especialmente aquelas relacionadas ao tema da raça, são preocupantes".

Já o príncipe William se mostrou mais defensivo, dizendo diretamente que sua família não é racista.