Topo

MC Kevin usou droga antes de cair da varanda, confirma exame toxicológico

MC Kevin - Divulgação
MC Kevin Imagem: Divulgação

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio

28/05/2021 18h27Atualizada em 28/05/2021 19h33

O exame toxicológico feito no corpo do funkeiro MC Kevin, que morreu após cair da varanda de um hotel no Rio no último dia 16, confirmou que ele havia usado droga. Segundo o laudo de peritos da Polícia Civil obtido pelo UOL, foi encontrada a a substância sintética MDMA no sangue do artista. A polícia aguardava este exame e a perícia nos celulares para poder encerrar as investigações do caso.

Marcos Camargo, presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, explica ao UOL que o MDMA é o princípio ativo mais comum do ecstasy.

"A mistura de MDMA com álcool aumenta o efeito estimulante do ecstasy. Esse tipo de droga pode aumentar libido e efeitos sensoriais. A presença de álcool pode potencializar os efeitos e, sem dúvida, a pessoa, fora do seu juízo normal, pode sim ter os reflexos afetados", apontou.

Segundo especialistas, o MDMA se assemelha a microcristais ou uma espécie de pó mais grosso. Quando diluído em água ou em contato direto com a saliva, entre 20 e 25 minutos após seu consumo já provoca euforia, bem-estar, distorção da realidade e até alucinações. Essa mistura pode causar taquicardia, infarto e perda de reflexo. O usuário fica completamente fora de si a ponto de perder qualquer noção, até mesmo do perigo.

Ontem, outro exame já tinha indicado que Kevin ingeriu bebida alcoólica antes do incidente — a concentração de álcool encontrada foi de 13 decigramas por litro (13dg/L) no sangue do cantor.

Os resultados dos exames vão ao encontro do depoimento das testemunhas do caso. Para a Polícia Civil, os amigos de MC Kevin relataram que no dia da morte o cantor ingeriu uma grande quantidade de bebida alcoólica, como gim e cerveja, e usou drogas. A perícia concluiu que a morte foi um acidente.

Segundo a acompanhante de luxo Bianca Dominguez, que estava na varanda, ele tentou pular para o apartamento de baixo após se assustar com uma brincadeira dos amigos, que sugeriram que a esposa dele estava chegando ao quarto do hotel.

Semana passada, MC VK, amigo que estava no mesmo quarto que Kevin, disse que ele e o funkeiro beberam em "ritmo normal" na praia, antes de irem ao hotel. Em entrevista à Record TV, VK afirmou que nenhum deles estava "fora de si".

Segundo a informação publicada pelo jornal O Globo, que teve acesso ao sistema do estabelecimento Kiosque Carioca, o grupo gastou R$ 1.555,40. Deste valor, R$ 1.070 foi para o consumo de bebidas alcoólicas.

Kevin é o tipo de pessoa que sabe lidar, qualquer tipo de droga. Era uma pessoa autêntica. Ele não estava não, virado. Eu estava no mesmo ritmo que ele, era normal, a gente já lidava, não era nada fora de si. A gente já lidava.

A emissora exibiu imagens de Kevin na praia e com dificuldades para andar e ficar em pé. Em outro vídeo, Kevin aparece se apoiando em uma pessoa.

MC Kevin - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
Imagens da praia mostra Kevin (de camisa vermelha) caindo e precisando de ajuda para andar
Imagem: Reprodução/PlayPlus