Topo

Lista de aniversário da rainha homenageia envolvidos no combate à covid-19

Rainha Elizabeth 2ª - Reprodução/Instagram
Rainha Elizabeth 2ª Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/06/2021 19h44

A lista de aniversário da rainha Elizabeth 2ª, comemorado oficialmente amanhã, homenageia figuras importantes no combate contra a covid-19 no Reino Unido, segundo o jornal inglês The Guardian.

Kate Bingham, presidente de uma força-tarefa para a produção de vacinas, é uma das citadas na lista. Líderes das equipes de pesquisa da Oxford Vaccine Center, que fabricaram o imunizante com o apoio da farmacêutica AstraZeneca, também foram homenageados.

Sarah Gilbert, do Instituto Jenner, e Andrew Pollard, professor da universidade de Oxford, receberam os títulos de dama e cavalheiro, respectivamente, pelos trabalhos realizados nas pesquisas sobre a covid-19.

Foram 1129 pessoas homenageadas pela lista. Entre elas, 567 são mulheres, representando 50% do total. 5% por cento dos destinatários são da comunidade LGBTQIA+.

Elizabeth 2ª nasceu em 21 de abril, mas comemora o aniversário oficialmente sempre no segundo sábado do mês de junho. Em 2021, ela comemora o 95º aniversário e o 68º desde que assumiu a coroa.

Ontem, a rainha homenageou o príncipe Philip plantando uma rosa nos jardins do castelo de Windsor, na Inglaterra. O local escolhido foi onde Elizabeth e Philip passaram seus últimos meses juntos.