Topo

Mãe de Gil do Vigor diz que se vendeu pelos filhos: 'Não me torna menor'

Gil com a família, as irmãs Juliana e Janielle e a mãe Jacira - Reprodução Instagram
Gil com a família, as irmãs Juliana e Janielle e a mãe Jacira Imagem: Reprodução Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

13/06/2021 04h00

A história de Jacira Santana, mãe de Gil do Vigor, daria um livro. A constatação é do próprio ex-participante do "BBB 21" em sua biografia — "Tem Que Vigorar!" —, lançada esta semana e já líder do ranking dos mais vendidos da Amazon.

A história de Gil se cruza o tempo todo com a da mãe e, dada a importância dela na vida do economista, é para dona Jacira a dedicatória do livro. Ela também participa da obra ajudando a relembrar momentos importantes da trajetória do filho, com depoimentos escritos em primeira pessoa.

Em um dos períodos mais difíceis, Jacira precisou se prostituir para colocar comida na mesa de casa. Ela também é mãe de Janielly e Juliana, frutos do mesmo casamento. Eles passaram fome, tiveram de morar na rua e pedir dinheiro para conseguir comer.

"Perdi a conta das vezes que acordei de madrugada e a vi chorando", diz Gil em um trecho do livro.

Gil do Vigor lançou a biografia 'Tem que Vigorar!' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gil do Vigor lançou a biografia 'Tem que Vigorar!'
Imagem: Reprodução/Instagram

Jacira sofreu violência física e psicológica do ex-marido, que também se chama Gilberto, e quando Gil do Vigor estava com quatro anos ela fugiu com os filhos para São Paulo. Em dificuldades financeiras, recorreu ao pai do ex-BBB para ajudá-la. Ele afirmou que só a auxiliaria em troca de sexo. Ela recusou, mas a crise pela qual passava era grande.

Desempregada, a mãinha de Gil conta que, no desespero, aceitou uma proposta para conseguir dar comida aos filhos. Ela relata:

Um homem me ofereceu dinheiro para eu poder comprar comida para as crianças se eu saísse com ele. E eu fiz isso. (...) Chegar a esse ponto é extremamente difícil para uma mulher. Mas não tenho vergonha: meus filhos valem mais do que eu.

Jacira diz que defende mulheres que são julgadas por se prostituírem. "Eu tive que me deitar com homem para trazer comida para casa. Me vendi para criar meus filhos. E isso não me torna menor do que ninguém", afirma.

A vida de Jacira também mudou com a participação do filho no "BBB 21". Ela virou a "mãinha vigorosa" no Instagram e, com o sucesso do economista no reality show, tornou-se influenciadora digital.

'Tem que vigorar', biografia do ex-BBB Gilberto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Tem que Vigorar!"

Preço: R$ 23,30 - com 22% de desconto

* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.