Topo

Mãe de Mabel Calzolari confirma doação de órgãos: 'Ela queria isso'

Mabel Calzolari - Reprodução/Instagram
Mabel Calzolari Imagem: Reprodução/Instagram

Weslley Neto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2021 21h02

Os órgãos de Mabel Calzolari serão doados após a morte da atriz aos 21 anos. A informação foi confirmada ao UOL pela mãe, Silvia Tonette.

Mabel lutava contra uma aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal. A artista teve morte cerebral após sofrer paradas respiratória e cardíaca, segundo relato da amiga Monique Curi.

"Sim, os órgãos vão ser doados. Ela queria isso", disse ela, que trabalha como cabeleireira. Silvia também afirma que será realizado um teste de covid-19 antes de dar sequência ao processo de doação.

Silvia Tonette compartilhou uma foto nas redes sociais da filha para fazer um desabafo. "Quantas vezes, vendo seu sofrimento, pedi a Deus para trocar de lugar com você", afirmou a mãe.

Em entrevista ao UOL, Monique Curi disse que Mabel realizou 9 cirurgias após ser diagnosticada com aracnoidite torácica. Ela também relatou o apoio da atriz e apresentadora Tatá Werneck durante o tratamento.

A atriz Mabel Calzolari fez parte do elenco da novela "Orgulho e Paixão", exibida pela TV Globo em 2018. Ela deixa um filho de um ano e 11 meses com o também ator João Fernandes.

A doença de Mabel

Em 2019, após dar à luz o filho Nicolas, hoje com 1 ano e 11 meses, Mabel foi diagnosticada com aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal.

Ela voltou a ter sintomas em dezembro do ano passado, e desde então ela passou por nove cirurgias. O caso se agravou nas últimas semanas.

"Começaram a agravar as coisas. Ela começou a ter febres diárias, convulsões e espasmos. Ela passava por tomografias e ressonâncias, mas não descobriam o que era", diz Monique. "Na semana passada, com as convulsões, ela passou a não mais reconhecer mais ninguém. Não sabia quem era ou onde estava".