Topo

Britney Spears pede pelo fim de sua tutela: 'É meu sonho que isso acabe'

A cantora Britney Spears pede pelo fim de sua tutela à juíza - Reprodução/Instagram @britneyspears
A cantora Britney Spears pede pelo fim de sua tutela à juíza Imagem: Reprodução/Instagram @britneyspears

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

23/06/2021 18h58Atualizada em 24/06/2021 10h12

A cantora Britney Spears pediu, em uma audiência na tarde de hoje na Califórnia, Estados Unidos, pelo fim de sua tutela. Desde 2008 sob a tutoria de seu pai, Jamie Spears, a cantora desabafou e fez o pedido para a juíza na ocasião:

Eu só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos, é o suficiente. Faz muito tempo que eu não tenho o meu dinheiro. É meu desejo e meu sonho que isso acabe. [...] Não está certo me forçar a fazer algo que eu não quero fazer. Eu realmente acredito que essa tutela é abusiva. Eu não sinto que posso viver uma vida plena. Britney Spears

De acordo com informações do The Hollywood Reporter, Huffington Post, Entertainment Tonight, ABC News, CNN e Variety, a cantora leu uma declaração perante ao tribunal de forma remota por 24 minutos, o que aconteceu por volta das 15h no horário de Brasília.

Apenas gravações do áudio da audiência foram permitidas pela corte e, quando uma advogada presente no momento pediu para o momento não ser público em respeito à privacidade de Britney e de seus filhos, a cantora negou.

"Eles fizeram um bom trabalho explorando minha vida. Portanto, sinto que deveria ser uma audiência pública e eles deveriam ouvir o que tenho a dizer", afirmou ela.

"Muita coisa aconteceu desde dois anos atrás, a última vez que estive no tribunal. Eu não acho que fui ouvida em qualquer nível quando fui ao tribunal da última vez", começou Britney em seu discurso.

A cantora afirmou que foi forçada a fazer uma turnê em 2018, como expôs o The New York Times nesta semana. A artista fez outras queixas, incluindo que não pode andar de carro com o namorado sozinho e que foi forçada a mudar sua medicação para uma à base de lítio após se negar a fazer um novo show em Las Vegas.

"O lítio é um medicamento muito, muito forte e completamente diferente do que eu estava acostumada. Você pode ficar mentalmente debilitado se ficar com ela por mais de cinco meses. Eu me sentia bêbada, não conseguia conversar com minha mãe ou meu pai sobre qualquer coisa", contou ela, dizendo que foi mantida sob os cuidados de seis enfermeiras.

Britney disse que deseja se casar novamente e ter mais filhos, mas que faz uso de DIU como método contraceptivo e que não teve permissão dos tutores para retirá-lo e para um novo casamento. "Eles não querem que eu tenha mais filhos. A tutela está me fazendo mais mal do que bem", disse ela.

Não só minha família não fez nada, meu pai era totalmente a favor. Qualquer coisa que acontecesse comigo precisava ser aprovada pelo meu pai. [...] Eu menti e disse ao mundo inteiro que estou bem e estou feliz. É mentira, eu pensei que talvez eu ficasse se dissesse o suficiente. Eu estive em negação, em choque, estou traumatizada. Agora estou dizendo a verdade, ok? Eu não estou feliz, não consigo dormir. Estou com tanta raiva, é uma loucura, eu estou deprimida. Choro todos os dias. [...] Quero ser ouvida, quero mudanças, eu mereço mudanças. Britney Spears

A cantora acusou seu pai e todos os envolvidos em sua tutela de terem um comportamento "criminoso". "Eu quero processar minha família, para ser totalmente honesta com você", declarou ela, relembrando ainda um episódio em que sua medicação foi ajustada após discordâncias em ensaios e, após um exame psicológico, seu pai a mandou para uma clínica de reabilitação.

"Eu chorei no telefone por uma hora e ele amou cada minuto. O controle que ele tinha sobre alguém tão poderoso quanto eu, ele amou o controle de machucar sua própria filha. 100.000%, ele amou isso", afirmou ela, alegando ela não tinha privacidade na clínica e foi forçada a dar "oito galões de sangue por semana".

A cantora seguiu afirmando que não sabia ser possível fazer uma petição para acabar com a tutela, que foi informada de que teria que ser avaliada psicologicamente para fazer isso. "Tenho medo das pessoas. Não confio nas pessoas pelas quais passei", disse ela sobre os psiquiatras que a avaliaram.

A artista fez pedidos como apenas um dia de terapia por semana e que isso aconteça em sua casa, e também pelo direito de escolher seu próprio advogado, reafirmando sua intenção na audiência: "A principal razão pela qual estou aqui é porque quero encerrar a tutela sem ser avaliada".

Eu gostaria de poder compartilhar minha história com o mundo, o que eles fizeram comigo, em vez de ser um segredo secreto para beneficiar todos eles. Eu quero ser ouvida sobre o que eles fizeram comigo, me fazendo manter isso por tanto tempo, não é bom para o meu coração. [...] Eu tenho o direito de usar minha voz. Meu advogado diz que eu não posso, que não é bom, que eu não posso deixar o público saber de nada. [...] Não é justo que eles estejam me contando mentiras sobre mim abertamente. [...] Eu não deveria poder estar em uma tutela. As leis precisam mudar. Senhora, eu trabalho desde os 17 anos. Não posso ir a algum lugar a menos que encontre alguém todas as semanas em um escritório. Britney Spears

Britney criticou as tutelas em geral, afirmando que existem "milhares de tutelas que também são abusivas", e finalizou pedindo por uma pausa.

"Eu mereço ter uma vida, eu trabalhei minha vida inteira. Eu mereço uma pausa de dois a três anos. Me sinto aberta e estou bem para falar com você sobre isso. Me sinto cercada, intimidada, deixada de fora e sozinha. Eu cansei de me sentir sozinha. Mereço ter os mesmos direitos, ter um filho ou qualquer uma dessas coisas", pediu ela.

A juíza responsável pelo caso afirmou que o advogado da cantora, Samuel D. Ingham III, pode entrar com uma petição para encerrar a tutela. Samuel se recusou a discutir os detalhes do documento para proteger o sigilo advogado-cliente.

O advogado da mãe de Britney, Lynne Spears, afirmou que ela gostaria de ver essas questões resolvidas o mais rápido possível. Vivienne Thoreen, advogada do pai da cantora, disse em um comunicado que seu cliente "lamenta ver sua filha sofrendo e com tanta dor".

"Sr. Spears ama a filha dele e sente muito a falta dela", disse.

Entenda o caso

Jamie Spears, pai de Britney, tem sua tutela desde 2008, ou seja, é ele quem dá a palavra final em várias decisões da vida da artista como, por exemplo, se ela se casará ou não. O arranjo legal começou devido às preocupações com a saúde mental de Britney, que foi hospitalizada duas vezes em 2008 na ala psiquiátrica de um hospital.

Desde então, o pai de Britney e um advogado assumiram o controle de seus assuntos pessoais e comerciais. A cantora tentou remover o pai da posição de seu tutor em 2020, mas um juíz negou e estendou a tutela até setembro de 2021. Fãs da artista chegaram a fazer um movimento chamado "Free Britney" pelo fim da tutoria.

Em fevereiro, o The New York Times lançou um documentário chamado "Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela", que mostra os altos e baixos da carreira de Britney e detalhes da tutela da cantora, o que reacendeu as polêmicas em torno do assunto.

Segundo registros judiciais confidenciais obtidos pelo The New York Times e publicados nesta semana, a cantora vem tentando encerrar a tutela há anos, expressando forte oposição ao arranjo e ao papel do pai como tutor há anos.