Topo

Pai de filho de Mabel conta sobre namoro com atriz: 'Nunca deixei de amar'

Mabel Calzolari e João Fernandes estiveram juntos entre 2018 e 2020 - Arquivo pessoal
Mabel Calzolari e João Fernandes estiveram juntos entre 2018 e 2020 Imagem: Arquivo pessoal

Gabriel Nanbu

Do UOL, em Santos

24/06/2021 12h00Atualizada em 24/06/2021 19h31

O ator João Fernandes, 22 anos, ex-noivo de Mabel Calzolari, que morreu na terça (22) aos 21, em decorrência de uma doença rara, diz que está cansado de chorar olhando para fotos com ela. Os dois, que são pais de Nicolas, de 1 ano e 11 meses, tiveram um relacionamento entre o fim de 2018 e o começo de 2020 e, depois do término, permanecerem amigos e próximos. Ele diz que o sentimento de amor entre eles nunca deixou de existir.

Inspiração para o filho

Em conversa com o UOL, emocionado, e com os olhos marejados, o ator falou sobre o relacionamento com a atriz e afirmou que, entre as poucas certezas para o futuro, está a de que vai falar muito sobre a ex-companheira para o filho, de como ela era "uma mulher linda e forte", de como lutou contra a aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal. "Ele vai crescer com uma bela inspiração de vida".

Contar sobre a morte da mãe para o menino, ele diz, não foi tarefa fácil.

É impressionante o quanto a Mabel lutou pelo Nicolas e o quanto ele precisava da Mabel [ela esteve internada desde dezembro do ano passado]. Quando estava em casa, ela a levava ao banheiro, a imitava vomitando, e ela se amarrava nisso. Antes da confirmação da morte dela, eu conversei com ele, e disse, 'talvez agora seja só a gente'. Ele não é muito de abraçar, mas depois da confirmação, me abraçou e não soltou mais. Ficou uns três minutos me abraçando. Ele pode não entender nada, mas é impressionante como sente as coisas.

Repercussão

Mabel Calzolari e João Fernandes são pais de Nicolas, de 1 ano e 11 meses - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Mabel Calzolari e João Fernandes são pais de Nicolas, de 1 ano e 11 meses
Imagem: Arquivo pessoal

João, que é lembrado pelas atuações em "Caminho das Índias" e "Malhação" (TV Globo) e está prestes a estrear em "Gênesis" (Record TV), diz que Mabel "deve estar feliz" por estar "sendo reconhecida da forma que sempre quis ser".

É uma pena que isso aconteceu em um momento assim, mas achei muito bonita a repercussão. A Mabel era muito ligada em redes sociais, e mandei mensagem para ela dizendo que ela saiu no Hugo Gloss, que Carol Castro, Júlio Andrade e Breno Silveira falaram sobre ela. A Tatá Werneck [que ajudou a atriz financeiramente e ligava para ela com frequência] ligou para mim perguntando se a Mabel gostaria que ela escrevesse uma mensagem sobre ela nas redes. Eu disse que é o que ela mais amaria.

Sonho realizado

Mabel era fã de Ariana Grande e Selena Gomez (João, inclusive, tatuou o título da música "Rare", de Selena, em homenagem à ex), e um de seus sonhos era participar de uma série da Disney. O outro sonho foi realizado: conhecer — ainda que por telefone — Ísis Valverde.

Quando e Mabel estava internada, a Tatá Werneck me perguntou se haveria alguma coisa que poderia fazer por ela, e eu disse que seria apresentar a ela a Ísis Valverde. Ela é superfã da Ísis. Pode parecer algo bobo, mas faria toda a diferença, pois eu passei anos procurando a Ísis no Projac e não a encontrei. Quando a Mabel falou com a Ísis, ela surtou, ficou superfeliz. Disse que, agora, já poderia morrer em paz.

História de amor

João e Mabel moravam no mesmo condomínio e se conheceram em junho de 2018. O ator conta que, pouco tempo depois, Mabel disse que gostava dele, mas teve de responder que nada poderia acontecer entre eles já que ele namorava outra menina. Eles mantiveram a amizade até o momento em que ele terminou o relacionamento.

Eu disse à Mabel que não estava preparado para um relacionamento ainda, e ela respondeu que entendia. Disse que estaria ali até o dia em que eu gostasse dela, pois ao menos teria lutado por alguém com quem queria estar. Começamos a namorar em 1º de setembro. Eu sempre quis ser amado do jeito que a Mabel me amou.

Mabel ficou grávida em novembro de 2018 quando João se preparava para viver Tadeu em "Malhação - Toda Forma de Amar". Nessa época, eles foram morar juntos, e Silvia, mãe de Mabel, passou a morar com eles.

Depois que ela aceitou a ideia, a gente começou a viver um sonho. Éramos jovens e tínhamos dinheiro. Antes do nascimento do Nicolas, houve muitas discussões, mas quando ele nasceu, ele passou a ser nossa prioridade. Fomos muito felizes. A gente ficou noivo em junho de 2019 e queríamos casar.

Diagnóstico

Mabel foi diagnosticada com daracnoidite torácica no fim de 2019 e foi submetida a cirurgia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Mabel foi diagnosticada com aracnoidite torácica no fim de 2019 e foi submetida a cirurgia
Imagem: Arquivo pessoal

Mabel descobriu o diagnóstico de aracnoidite torácica, doença que causa inflamação da medula espinhal, no fim de 2019 e foi submetida a uma cirurgia à época.

O processo de hospital foi muito pesado. Eu trabalhava e ia buscar o Nicolas para vê-la. Mas ela se recuperou bem, e a gente comemorou muito.

João conta que no começo de 2020, com o começo da pandemia e com o fim de "Malhação", o casal se mudou para a casa da mãe dele, o que gerou atritos. Mabel, diz João, queria se mudar com ele e o filho para um flat, mas eles não tinham dinheiro.

Uma vez, a gente discutiu muito no shopping, e ela disse que queria terminar. A gente terminou. Foi uma discussão boba. Mesmo assim, em casa a gente continuava se chamando de 'amor', queria ficar junto, mas não queria. Em abril, ela foi para a casa da mãe dela.

Idas e vindas

João afirma que, depois da separação, eles tentaram voltar algumas vezes.

Ela dizia que a gente tinha que ficar junto porque se amava. Eu achava que a gente tinha que resolver para voltar. A verdade é que nunca faltou amor. Ela me amava muito, e eu sempre a amei. Todas as vezes em que a gente tentou voltar, não deu certo. Em fevereiro deste ano, eu conheci minha namorada, Ketelyn [Costa, atriz].

João diz que a namorada, Ketelyn, tem sido alvo de ataques injustos nas redes sociais.

Ela não tem nada a ver com a nossa história. As pessoas a incluem de uma maneira cruel. Ela é a única pessoa que sempre me apoiou em tudo, sempre respeitou minha relação com a Mabel e se preocupava com ela.

Mabel foi internada novamente, no Hospital Miguel Couto, em dezembro do ano passado, quando voltaram os sintomas da doença. Desde então, ela foi submetida a mais nove cirurgias, e João acompanhou a luta da ex-companheira.

Nós tivemos uma conversa muito pesada. A Mabel virou para mim e disse que me amava muito e que, em certa situação, achava que me humilhou por causa do ego, mas no momento só queria ficar comigo. Ela se culpava por isso. O final da conversa foi ela dizendo que nunca deixaria de me amar e que a Ket tinha muita sorte de me ter. Eu me sinto feliz de saber que a nossa história terminou bem. A Tatá me disse depois que a Mabel dizia ter vivido o grande amor da vida dela comigo, e nada me fez mais feliz. Nossos sentimentos foram maiores que qualquer coisa.

'Mulher sinistra'

João Fernandes quer fazer filme sobre Mabel - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
João Fernandes quer fazer filme sobre Mabel
Imagem: Reprodução/Instagram

João diz que tem o sonho de fazer uma cinebiografia sobre Mabel, e já conversou sobre isso com Tatá Werneck.

A Mabel sempre ressignificou a vida dela de forma muito linda para quem a acompanhava nas redes, e inspirou muitos. Ela foi uma mulher extraordinária e ao mesmo uma menina. Ela gostava de novelas infantojuvenis e não sabia cozinhar. A gente dizia, 'Mabel, uma hora você vai ter de aprender a cozinhar'. Ela tinha muito o que mostrar para o mundo e merecia ter realizado muitos sonhos.