Topo

Antonia Fontenelle será investigada por xenofobia em fala sobre DJ Ivis

Antonia Fontenelle usou "Paraíba" como ofensa ao falar sobre DJ Ivis - Reprodução/Instagram @ladyfontenelle
Antonia Fontenelle usou "Paraíba" como ofensa ao falar sobre DJ Ivis Imagem: Reprodução/Instagram @ladyfontenelle

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 13h10Atualizada em 15/07/2021 17h40

A Polícia Civil da Paraíba determinou hoje a abertura de uma investigação contra Antonia Fontenelle pelo uso de "expressões aparentemente preconceituosas e xenofóbicas" em sua fala sobre o DJ Ivis, preso ontem e investigado por agredir a mulher.

O inquérito será realizado na Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e Étnicos. Ao UOL, o delegado responsável pelo caso, Pedro Ivo, afirma: "Expressões como 'paraibada', como 'esse Paraíba', são expressões que aparentemente caracterizam crime previsto no artigo 20 da Lei 7716 de 1989, a chamada Lei do Racismo, que prevê penas para condutas criminosas de intolerância em geral".

Também procurada pelo UOL, Antonia Fontenelle enviou um pronunciamento de seu advogado:

A Antonia está sendo vítima de calúnia, pois teve a fala deturpada e retirada de um contexto, quando manifestou indignação nas redes sociais a respeito da violência doméstica praticado pelo DJ Ivis contra a esposa, fato divulgado em mídia nacional. Ela jamais teve a intenção de ofender o povo da Paraíba, apenas manifestou opinião sobre o covarde comportamento de um paraibano em específico, do qual temos certeza que não é orgulho para nenhum de seus conterrâneos no momento. O Delegado que determinou a instauração do inquérito policial certamente está sendo induzido a erro, mudaram o foco da questão. Com a investigação será elucidado o fato específico, minha cliente não cometeu o suposto crime alegado. A situação vem causando um abalo imensurável a honra de Antonia, e eventual denunciação caluniosa será apurada, sob as penas da Lei.

O caso

Ao comentar uma publicação no Instagram sobre o caso de DJ Ivis, que é paraibano, a influenciadora escreveu: "Esses Paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo".

Criticada, ela completou: "Paraíba é força de expressão, quem faz 'paraibada', como por exemplo bater em mulher. Esses machos escrotos que ganham uns trocados e acham que podem tudo".

Antonia Fontenelle acabou se envolvendo em uma discussão com Juliette Freire, que é paraibana. A vencedora do BBB 21 rebateu: "Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe 'ser Paraíba' e 'fazer paraibada'. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum".

Fontenelle chamou Juliette de "covarde" por acusá-la de xenofobia e afirmou: "O certo, como mulher, se você fizesse jus à oportunidade que Deus te deu, de ter mais de 30 milhões de pessoas te seguindo, é que você viesse como mulher execrar a atitude desse macho escroto e agressor de mulher".

Juliette está entre os famosos que se pronunciaram sobre a agressão de DJ Ivis à mulher.

Essa não foi a primeira acusação de xenofobia de Antonia Fontenelle: em fevereiro, ela foi indiciada pelos crimes de racismo e xenofobia após dizer que Giselle Itié deveria voltar para o México, país onde a atriz nasceu.