Topo

Walkyria Santos pede lei contra haters: 'Não consegui salvar meu filho'

Walkyria com o filho Lucas - Reprodução/Instagram
Walkyria com o filho Lucas Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/08/2021 08h57Atualizada em 06/08/2021 09h27

A cantora Walkyria Santos apoiou a apresentação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados em que criminaliza a prática de comentários de ódio contra crianças e adolescentes na internet.

O PL 2699/2021, apresentado na quarta-feira (4) pelo deputado federal Julian Lemos (PSL-PB), aguarda despacho do presidente da Câmara para tramitação. A proposta leva o nome de Lucas Santos, filho de Walkyria que foi encontrado morto no condomínio onde morava com a mãe, em Natal, capital do Rio Grande do Norte aos 16 anos.

Lucas havia recebido comentários de ódio na rede social TikTok antes de morrer, segundo a mãe.

A cantora se mostrou ainda abalada e disse que os haters têm que ser responsabilizados pelos comentários nas redes sociais.

Uma coisa muito boa que está no meio dessa desgraça. [O projeto de lei] é para que haja uma punição para esses comentários maldosos e vou precisar da ajuda de vocês, comentando, postando. Porque eu não consegui salvar meu filho. Mas o filho de Maria, de José, se a gente puder salvar... Vai ser uma lei, que se Deus quiser todo mundo junto, vamos aprovar e vai ter punição onde esses malditos não vão poder chegar e escrever o que quer. Vai ter prisão, multa. Walkyria Santos

Na proposta apresentada à Câmara, a prática de hater é realizar discurso de ódio ou discriminatório tanto nas redes sociais como na internet como um todo e que cause dano psicológico na criança e adolescente.

O projeto quer que os autores sejam responsabilizados civil e criminalmente, com reclusão de um a quatro anos e multa. As redes sociais também seriam responsabilizadas de forma civil por manter contas de haters menores de idade e é obrigada a excluir o comentário danoso à sanidade do jovem.

A direção da rede que não apagar comentários racistas, misóginos, xenófobos ou qualquer outro discurso de ódio será punido criminalmente por omissão.

Favorável a proposta, Walkyria chorou ao dizer que o nome do filho batiza a proposta e vê a possibilidade de endurecer punições aos haters.

Vamos aprovar não só pelo meu Lucas, mas por muitos Lucas que estão por aí passando para esse problema de comentários maldosos. Vamos salvar nossas crianças. Não faço outra coisa a não ser chorar a perda dele. Me ajudem, por favor. Walkyria Santos

O projeto não cita as ferramentas já existentes em redes sociais em que se pode denunciar e pedir para que a conta ou o conteúdo sejam suspensos. Na proposta, não fica claro se teria que partir da vítima a denúncia sobre o conteúdo — ou como o PL atuaria em concordância ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que protege os direitos da juventude.

No dia da morte de Lucas, a cantora lamentou que o filho tenha presenciado discursos de ódio após uma brincadeira em vídeo com o amigo.

As pessoas deixaram comentários maldosos. Meu filho acabou tirando a vida, estou desolada e acabada. Estou sem chão. Estou aqui como uma mãe. Ele já tinha mostrado sinais, já tinha levado em psicológico. Mas foram os comentários nesse TikTok nojento que fez com que ele chegasse a esse ponto. Walkyria Santos

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.