Topo

Pai do filho de Walkyria lamenta: 'Humanidade está totalmente doente'

César Soanata, pai de Lucas Santos, se pronunciou sobre a morte do filho - Reprodução/Instagram
César Soanata, pai de Lucas Santos, se pronunciou sobre a morte do filho Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/08/2021 16h26

César Soanata, pai de Lucas Santos, se pronunciou sobre a morte do filho. O adolescente de 16 anos, também filho da cantora Walkyria Santos, foi encontrado morto em casa, em Natal (RN).

Lucas teria tirado a própria vida após ser alvo de comentários homofóbicos no TikTok por publicar um vídeo com um amigo.

"Eu já falei ontem, no velório do meu filho, já falei hoje de novo e vou falar milhares de vezes se for necessário. A morte do meu filho não vai passar em branco", disse César em vídeo publicado no Instagram, afirmando que acredita ter recebido a missão de abrir os olhos dos pais sobre as redes sociais.

A vida é muito mais que uma curtida nas redes sociais, muito mais que uma postagem com visualizações. A humanidade está totalmente doente.

"A depressão, infelizmente, agora eu tô sentindo na pele, porque a gente acha que só acontece na casa do vizinho. E infelizmente aconteceu na minha casa e eu não estava perto pra poder tentar fazer algo", continuou o cantor, que aconselhou os seguidores que passam por esse tipo de situação a buscarem ajuda.

Nunca é tarde pra procurar apoio e ajuda. Vocês, pai e mãe, façam questão de estar perto de seus filhos o máximo que puder. Façam questão de deixar claro pra eles que vocês não são só pai e mãe e que vocês são os amigos que dão a vida por eles. Para que o jovem possa entender que conversar com o pai e com a mãe não é a certeza de que será castigado ou punido e sim, ouvido.

César diz que não buscará culpados, pois isso não trará seu filho de volta.

"O que eu quero é, a partir de hoje, tentar fazer com que outros jovens não façam o que ele fez e pra que outras famílias não passem pelo que a gente está passando", afirma.

O enterro de Lucas foi realizado hoje às 10h no Cemitério Vila Flor, na cidade de Macaíba (RN), na região metropolitana de Natal.

À Quem, a equipe de Walkyria informou que Lucas havia mostrado o vídeo para a ela, que afirmou ter dito que não havia "nada de mais" na publicação.

Ele perguntou se ela via algo de mais e ela disse que não. Depois, a tia dele, por ver a situação que ele estava, pediu que apagasse o vídeo, pois eram muitos comentários que o estavam deixando triste. Acontece que tudo foi uma brincadeira. Ele tinha uma namorada, com um término recente.

A equipe de Walkyria revelou ainda que ela pretende se colocar como uma voz da conscientização contra o ódio na internet.

A Wal pretende usar a voz dela para conscientizar as pessoas, sim, em relação a esse cuidado que deve existir na internet sobre comentários ofensivos. Ela não quer deixar passar em branco.

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.