Topo

Artista de obra vandalizada celebra condenação de Carlinhos Maia: 'Justiça'

Carlinhos Maia foi condenado a pagar indenização a artista plástica - Reprodução/Instagram
Carlinhos Maia foi condenado a pagar indenização a artista plástica Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2021 14h28Atualizada em 19/08/2021 16h21

A artista Lau Rocha, responsável pelo quadro vandalizado por Carlinhos Maia no quarto de um hotel em 2019, comemorou a condenação do humorista na justiça. Ele terá de pagar R$ 30 mil em indenização pelos danos causados à obra de arte.

Pelo Instagram, ela comentou sobre o assunto ao compartilhar a notícia da decisão, tomada pelo juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível de Aracaju.

Quero registrar que foi feita justiça no caso da vandalização de obra de arte de minha autoria, com sentença que condenou os responsáveis ao pagamento de indenização e devolução do quadro. Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância. A quem esteve ao meu lado nessa caminhada, deixo meu agradecimento afetuoso.

Também pelo Instagram, Carlinhos Maia se manifestou sobre o processo que perdeu e pediu desculpas pelos transtornos causados. "Galera, sobre o quadro, fica a lição para mim e todos: mesmo que a obra tenha sido comprada há anos, você não pode desenhar em cima. Mesmo com a autorização de quem pagou pelo quadro, como foi meu caso. Mais uma vez, ficam minhas desculpas", escreveu no Stories.

O juiz da 11ª Vara Cível de Aracaju escreveu em sua sentença, divulgada ontem: "O ato praticado pelos demandados implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da requerente e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade, o que é suficiente a ela conferir o direito ao ressarcimento de quem, sem sua autorização, assim procedeu".

A decisão determina, também, que o hotel, que também foi réu na ação, deverá devolver o quadro à artista.