Topo

Fernando Rocha lembra saída da Globo: "De alguma forma, tapete foi puxado"

Marcelo Bonfá entrevista Fernando Rocha - Reprodução/Instagram
Marcelo Bonfá entrevista Fernando Rocha Imagem: Reprodução/Instagram

Thaís Sant'Anna

Colaboração para o UOL

24/07/2019 11h34

Fernando Rocha voltou a falar de sua demissão na TV Globo, que aconteceu em fevereiro, em uma entrevista para o jornalista Marcelo Bonfá no YouTube. O ex-apresentador do "Bem-Estar" falou se achava que seu "tapete foi puxado" dentro da emissora.

"Televisão tem mil maneiras de administrar o problema que é a audiência na manhã brasileira. Foi dada a uma pessoa essa função. Ela achou melhor tirar o programa. No programa existia eu e Mariana [Ferrão]. A gente saindo, tinha um tapete ali debaixo. A gente saiu, saiu o tapete também. De alguma forma, o tapete foi puxado pra gente sair. Eu digo de alguma forma, porque se eu estivesse no lugar de quem está administrando talvez fizesse a mesma coisa", disse ele.

Fernando garantiu que não tem mágoa da Globo, mesmo tendo sido demitido em uma reunião que durou 3 minutos.

"A instituição que me criou, que me fez ser quem eu sou, é muito, muito maior do que a pessoa que teve essa prerrogativa. Passei 30 anos na emissora, aprendi muito, criei meus filhos, me tornei quem eu sou. Sou muito grato à TV Globo", afirmou ele.

O apresentador não negou que achou injustiça uma demissão tão rápida, mas que ficou sabendo depois que era uma decisão pensada há tempos pela Globo.

"O que eu podia fazer? Lamentar? [...] Só me foi comunicada [a decisão] em 3 minutos, mas foi pensada em muito mais tempo que isso. Foi acertada por uma cúpula, uma direção. Não me foi dado direito de escolha, nem me foi dada a palavra", recordou.

"Não estavam nem aí para o programa"

Fernando Rocha contou que se assustou com a repercussão da piada que fez do "encontro da clara com o ovo", que virou meme. Porém, segundo ele, as "tiradas" já eram algo que o apresentador fazia há anos no programa.

"Isso mostrou como eles, a direção, não estava prestando atenção no que eu estava fazendo. A diretora me deu a prerrogativa de eu falar o que quisesse, como eu entendesse. Me assustou um pouco. Eles não estavam nem aí para o programa, não estavam interessados no programa que eles tinham", contou.

Ninho de cobras?

Fernando também lamentou não poder se despedir dos telespectadores e citou outros demitidos da emissora, como Ivan Moré e Mauro Naves.

"É a forma como eles agem. Acho que eles têm medo dessas despedidas, porque ninguém se despede", opinou.

Ele comentou se considera a Globo um "ninho de cobras".

"Se é, não arranca pedaço. É um lugar maravilhoso, uma grande escola. Foi minha casa durante esses 30 anos, que conheci bastante. Um lugar de camaradagem, generosidade, em que você pode ter amigos para a vida inteira. Não acho que é um ninho de cobras", declarou.

Volta para a TV

Fernando está com dois programas na internet e um projeto que deve ir para a rádio - ainda sem definição para qual. Mas a televisão, ele confessou, é sua grande paixão e que ainda não recebeu convites de outras emissoras, apesar de ter participado de programas no SBT e na RedeTV!.

"Tenho muita vontade de voltar pra TV aberta. Sou um bicho da televisão, faz parte da minha vida, minha essência", disse ele.