Topo

Helio de La Peña critica silêncio sobre Melhem: 'Isso a Globo não mostra'

Helio de La Peña usou nome de quadro que Melhem supervisionava para criticar emissora - Karime Xavier/Folhapress
Helio de La Peña usou nome de quadro que Melhem supervisionava para criticar emissora Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 10h59Atualizada em 09/12/2020 11h43

O ex-humorista global Helio de La Peña ironizou a Globo em seu perfil no Twitter. Ele utilizou o nome de um quadro do "Fantástico" para questionar o silêncio da emissora em relação as denúncias de assédio que Marcius Melhem teria cometido contra atrizes da casa.

Com base em depoimentos de vítimas e testemunhas, a reportagem reconstruiu as vezes em que o diretor usou sua posição na hierarquia da Globo contra os colegas, como Dani Calabresa. O ex-diretor nega as acusações.

Helio, que fez parte do extinto "Casseta e Planeta", disse que casos de assédio moral e sexual não são veiculados pela emissora.

"Assédio moral e sexual: Isso a Globo não mostra", escreveu. Procurado pelo UOL para comentar a declaração, o humorista preferiu não falar sobre o assunto no momento.

A frase até virou um quadro humorístico dentro do "Fantástico" aos domingos, onde o canal satirizava os acontecimentos da semana.

A supervisão artística, inclusive, era feita por Marcius Melhem, diretor na Globo até então.

No domingo (6), Helio retuitou uma crítica do humorista Danilo Gentili, que questionou as falas sobre limite do humor que Melhem já teria dirigido ao seu trabalho.

Danilo perguntou qual é o limite do assédio, no que Helio compartilhou dizendo que há "um humor progressista de ocasião".

A Globo divulgou nota no dia da publicação da reportagem (4). A emissora disse que "incentiva a denúncia de abusos", que "não tolera comportamentos abusivos em suas equipes" e que "apura criteriosamente" acusações dessa natureza.

Só que ela ainda afirmou que não comentará a apuração das denúncias por questões de "sigilo do processo".