Topo

Príncipe Philip é transferido de hospital novamente após cirurgia cardíaca

Príncipe Philip está de volta ao hospital Eduardo 7º, em Londres - Gareth Cattermole/Getty Images
Príncipe Philip está de volta ao hospital Eduardo 7º, em Londres Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/03/2021 10h23

O príncipe Philip está de volta ao hospital Eduardo 7º, onde foi originalmente internado no último dia 16 de fevereiro. O marido da rainha Elizabeth 2ª havia sido transferido para outro hospital, o São Bartolomeu, onde passou por uma cirurgia cardíaca bem-sucedida.

De acordo com o novo comunicado do Palácio de Bunkingham, o duque de Edimburgo, de 99 anos de idade, deve permanecer internado por pelo menos mais alguns dias.

O príncipe Philip passa por tratamento para uma infecção desde que foi internado, após passar mal do Castelo de Windsor, onde ele e a rainha estão hospedados durante a crise do coronavírus.

A doença do príncipe não é relacionada à covid-19. Em janeiro, ele e Elizabeth 2ª tomaram a primeira dose de uma das vacinas aprovadas pelo governo britânico.

Tempestade

A hospitalização acontece em meio a uma tempestade para a monarquia britânica, diante da crise provocada pela transmissão, no próximo domingo, de uma entrevista potencialmente explosiva do príncipe Harry, neto da rainha, e sua esposa Meghan Markle na televisão americana, quase um ano após sua retirada efetiva da monarquia e seu exílio na Califórnia.

Neste contexto conturbado, a rainha adquiriu dois novos corgis, sua raça favorita de cães, uma fonte de consolo.

Meghan Markle e príncipe Harry em entrevista a Oprah - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Meghan Markle e príncipe Harry em entrevista a Oprah
Imagem: Reprodução/YouTube

Príncipe é 'recordista'

Casado desde 20 de novembro de 1947 com Elizabeth 2ª, cinco anos mais jovem que ele e rainha desde 1952, o príncipe Philip quebrou o recorde de longevidade para todos os cônjuges de monarcas britânicos em 2009.

Tendo participado de mais de 22 mil compromissos públicos oficiais desde a ascensão de sua esposa ao trono, o duque se aposentou da vida pública em agosto de 2017.

Desde então, foi hospitalizado várias vezes — a última, em dezembro de 2019, por "problemas de saúde pré-existentes".

Em janeiro de 2019, ele se envolveu em um acidente de carro quando o Land Rover que conduzia colidiu com outro veículo ao sair de uma estrada perto de Sandringham. Philip saiu ileso, mas foi forçado a parar de dirigir.

Príncipe Philip durante visita em Liverpool em 1978 - Mirrorpix/Getty Images - Mirrorpix/Getty Images
Príncipe Philip durante visita em Liverpool em 1978
Imagem: Mirrorpix/Getty Images

*Com informações da AFP