Topo

Pai de Meghan Markle diz não acreditar que a Família Real seja racista

Thomas Markle durante entrevista - Reprodução/Twitter
Thomas Markle durante entrevista Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/03/2021 07h32

Thomas Markle, pai de Meghan Markle, se pronunciou pela primeira vez após a entrevista da Duquesa de Sussex à Oprah. Convidado no programa Good Morning Britain, Thomas afirmou que não fala com a filha desde 2018 e disse não acreditar que a Família Real seja racista.

No domingo, Meghan Markle expôs que a cor da pele do seu filho, Archie, foi alvo de comentários dentro da nobreza. De acordo com ela, havia uma preocupação se ele nasceria com a pele "escura demais".

"Tenho grande respeito pela realeza. Não acho que a Família Real britânica seja racista. Não acho que os britânicos sejam racistas", disse Thomas Markle.

"Acho que Los Angeles é racista, a Califórnia é racista, mas não acho que os britânicos sejam. A questão de qual será a cor do bebê ou quão escuro será o bebê, estou supondo e esperando que seja apenas uma pergunta idiota de alguém. Pode ser simples assim. Pode ser alguém que fez uma pergunta estúpida, em vez de ser um racista total."

Ontem, a CBS divulgou um trecho exclusivo da entrevista em que Príncipe Harry afirmava que o racismo no Reino Unido foi um dos grandes motivos que impulsionou a saída do casal do país.

Polêmica com Meghan Markle

Ainda, durante a entrevista, Thomas Markle se pronunciou a respeito da delicada relação que possui com a sua filha, a Duquesa de Sussex. Durante sua entrevista com Oprah, Meghan relembrou uma conversa com o seu pai, em que ele havia negado ter falado com a imprensa. Meghan contou que procurou por Thomas antes do casamento com Harry para saber se ele ainda estava trabalhando com os tabloides britânicos. Na época, Thomas negou.

Ao Good Morning Britain, Thomas disse que "se desculpou pelo que aconteceu pelo menos 100 vezes ou mais", antes de adicionar: "Resumindo, nunca ouvi de Meghan e Harry de nenhuma forma."

Thomas ainda afirmou que se apoia na imprensa para chegar ao casal. "Eu nunca tive resposta de Meghan ou Harry de qualquer maneira. Eles dizem que eu estou tirando vantagem com a imprensa, basicamente o que eu faço é porque não ouvi deles. Se eu não tiver notícia deles em trinta dias, então contarei nova história para a imprensa. Estou falando com a imprensa porque eles não falam comigo. Quando decidirem falar comigo, eu paro de falar com a imprensa", disse.

O pai de Meghan também não poupou críticas para os ataques direcionados à família: "Ninguém tirou um tempo para proteger a nossa família. Fomos atacados pela imprensa todos os dias, minha filha mais velha, meu filho, meu neto, e ninguém estava lá por nós, cuidando de nós".

Segundo ele, um acordo teria sido feito para que sua imagem melhorasse na imprensa - mas a ideia deu errado. Na época, Thomas Markle se envolveu em uma polêmica ao ser acusado de forjar fotos da preparação para o casamento para um paparazzo.

"Eles esperaram chegar três dias antes do casamento e publicaram as fotos. Quando tudo aconteceu, liguei para ele e perguntei o que estava ocorrendo, o que estavam fazendo. Ele me disse: 'Simplesmente negue, que isso passa'. E nunca passou. Eu gostaria de não ter feito isso", desabafou.

Thomas ainda foi questionado sobre o motivo de continuar a vender histórias da família, ao que respondeu: "Ainda não tenho notícias deles. Adoraria ouvi-los. Eles não estão falando comigo. Quando decidirem falar comigo, eu vou pare de falar com a imprensa."

Ele insistiu que ama a sua filha e afirmou que ela não o "perdeu". "Eu sempre teria estado lá para ela. Eu estou lá para ela agora, se ela me quiser. "

"Eu gostaria de dizer novamente, sinto muito pelo que fiz. Isso foi há dois anos. Isso foi há muito tempo e eu certamente tentei compensar isso. As histórias no jornal, cada vez, são porque eu não tive notícias suas."

O patriarca ainda afirmou que sente vontade de rever Meghan e conhecer o seu neto, Archie.