Topo

Aguinaldo Silva vê sua última novela na Globo como 'puxada de tapete'

Aguinaldo Silva fez "O Sétimo Guardião", sua última novela na Globo - Divulgação
Aguinaldo Silva fez "O Sétimo Guardião", sua última novela na Globo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 11h55Atualizada em 25/03/2021 11h55

O dramaturgo Aguinaldo Silva disse que sua última novela na Globo, "O Sétimo Guardião", foi usada como forma de "puxar seu tapete". Exibida em 2018 e 2019, Aguinaldo e a emissora não renovaram contrato em 2020.

Ele trabalhou na Rede Globo durante 40 anos e escreveu sucessos como "Senhora do Destino", "Vale Tudo", "Pedra Sobre Pedra", Duas Caras" e "Fina Estampa".

Todas as minhas novelas acabam sendo polêmicas. O que aconteceu com 'Sétimo Guardião', talvez, tivesse numa fase muito ativa na internet e tinha opiniões muito próprias. E não foi bem aceita pelas pessoas que viram na novela uma oportunidade para me... não vou usar derrubar que é muito forte...

A repórter Thati Brasil, do "A Noite é Nossa", da Record TV, sugeriu a expressão "puxar o tapete". Aguinaldo concordou com ela.

"Exatamente, podia", completou.

Aguinaldo - Reprodução/Record TV - Reprodução/Record TV
Aguinaldo Silva analisou a novela "O Sétimo Guardião" em entrevista para a Record TV
Imagem: Reprodução/Record TV

Aguinaldo não citou se as pessoas seriam de dentro da Globo ou o próprio público.

Em 2019, durante a produção, atores se sentiram insatisfeitos com os personagens e os bastidores criticaram a linha de realismo fantástico, cheio de mistérios, desenvolvido pelo autor. Houve ainda os boatos de um affair entre Marina Ruy Barbosa e José Loreto, que tinha um relacionamento com Débora Nascimento.

No mês de março daquele ano, a Globo convocou os atores, em março, para uma reunião numa espécie de agradecimento e pedido de desculpas da emissora a todo o elenco, que foi bastante elogiado por seu empenho diante de um trabalho com tantos "percalços", de acordo com o colunista do UOL Ricardo Feltrin,

Aguinaldo rebatia as críticas e as indiretas nas redes sociais, defendendo seu trabalho.

Quer a volta

José Mayer - João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
José Mayer está afastado desde 2017 e em 2019 encerrou contrato com a Globo
Imagem: João Cotta/TV Globo

O autor ainda defendeu o retorno de José Mayer, sem vínculo com a Globo foi encerrado, em 2019.

Em 2017, Ele foi acusado de assédio pela figurinista Suellen Tonani, de 28 anos. Ela relatou vários episódios em que foi vítima de comportamento inadequado do ator — em um deles, em fevereiro daquele ano, ele colocou a mão esquerda na genitália dela. Em carta aberta, ele admitiu ter passado dos limites.

"Você não pode destruir a carreira de alguém que foi tão importante para as artes cênicas, para teatro, cinema e televisão, baseado em uma fofoca. Porque foi uma fofoca. Não foi comprovado. A própria pessoa que lançou a notícia disse que não queria falar sobre isso", disse Aguinaldo.

Contudo, a Globo tomou a decisão de "suspender o ator de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado" após apurar o caso.