Topo

'Não sou bolsominion': relembre as polêmicas de Juliana Paes sobre política

A atriz Juliana Paes - Reprodução / Instagram
A atriz Juliana Paes Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 19h06

O nome de Juliana Paes está envolvido mais uma vez em uma polêmica sobre política. Hoje, a atriz voltou a ser chamada de "bolsonarista" após fazer um comentário crítico sobre a situação atual de Cuba — a ilha atravessa uma crise econômica e registra uma disparada recorde de infecções de coronavírus.

Em uma publicação da economista Renata Barreto sobre os protestos no país, Juliana endossou a análise e alfinetou: "Mas hoje está um silêncio naquele Twitter... (ou estou delirando?)."

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que a artista se envolveu em polêmicas a respeito do assunto. Relembre alguns casos:

Time Ivete

A desconfiança das posições políticas de Juliana Paes começou antes mesmo da eleição presidencial de 2018, vencida por Jair Bolsonaro (sem partido).

Em setembro daquele ano, ela se manifestou nas redes sociais após ser cobrada para dar sua posição política. A atriz disse ser "time Ivete [Sangalo]" — que também não costuma expor suas opiniões políticas —, não levantou bandeira de nenhum partido e nem revelou em que seria seu voto.

Eleições estão aí e muita gente me perguntando sobre a minha posição, me perguntando porque estou tão quietinha, acho que sou time Ivete [Sangalo], também acho muita irresponsabilidade falar sobre assuntos que não tenho total domínio.

"Vivem querendo me rotular"

Em agosto de 2019, a atriz respondeu um internauta que perguntou se ela era "bolsominion" — termo pejorativo dado a defensores de Bolsonaro.

Não sou não... Minha posição política é bem particular e vivem querendo me rotular, me colocar em um lado ou outro... Já me acostumei a inventarem coisas sobre mim e você, se me permite um conselho, desconfie de tudo que lê na net!

A resposta, porém, repercutiu entre os usuários do Twitter, que desconfiaram do posicionamento.

"Parem de encher o meu saco"

Em dezembro do ano passado, ela voltou a ser apontada como apoiadora do presidente e se irritou nas redes sociais.

Eu, bolsominion? Ser sensata e desejar que as pessoas parem de brigar não significa ser bolsominion. Parem de encher meu saco e feliz 2021.

Defendeu Nise Yamaguchi na CPI da Covid

Depois de defender a médica Nise Yamaguchi, que participou da CPI da Covid em junho deste ano, Juliana compartilhou outro desabafo nas redes.

Dessa vez em vídeo, ela disse que a polarização presente nas redes sociais não é saudável para as decisões importantes a serem tomadas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.

Estamos vivendo um dos momentos mais nebulosos. O mundo inteiro está angustiado. Qualquer assunto é politizado. É um maniqueísmo. Eu não sou bolsominion, como adoram acreditar.

Reação de famosos

Esse último depoimento da atriz dividiu internautas e famosos. Ícaro Silva, Felipe Neto e Bruno Gagliasso se manifestaram, discordando do posicionamento de Juliana, alguns através de indiretas e outros citando o nome da artista.

Já outros como Rafael Cardoso, Agatha Moreira e Marcos Palmeira comentaram a publicação da atriz a elogiando pelo discurso.

Famosos protestam contra Bolsonaro após superpedido de impeachment