Topo

Como Evaristo Costa: Relembre famosos que tiveram demissões polêmicas

Evaristo Costa espera que CNN "não se dirija mais" a ele - Reprodução/Instagram
Evaristo Costa espera que CNN 'não se dirija mais' a ele Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2021 14h01Atualizada em 14/09/2021 14h01

Evaristo Costa surpreendeu os seguidores ao revelar que descobriu sua demissão da CNN de casa ao assistir à emissora. Nas redes sociais, o jornalista não esconde a chateação com o ocorrido e negou ter recebido um pedido de desculpas ou retratação da CNN.

"Não se retrataram e estão tentando justificativa para dizer que desvirtuei minha demissão. E, sinceramente, espero que nunca mais se dirijam a mim", disse Evaristo, que afirmou ter sido "apunhalado pelas costas" e ainda ranqueou sua indignação com a emissora.

Sendo 0 não indignado e 10 máximo de indignação, minha resposta é 10. Foi um prazer e um desprazer maior ainda.

O caso do apresentador não é o primeiro. Vários famosos já enfrentaram demissões polêmicas de suas emissoras. Relembre alguns:

Fausto Silva

Faustão teve a saída antecipada da Globo anunciada em junho - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Faustão teve a saída antecipada da Globo anunciada em junho
Imagem: Reprodução/Globoplay

A saída de Faustão da Globo já havia sido anunciada no início do ano. Inicialmente, a previsão era de que o apresentador permanecesse na emissora até dezembro.

No entanto, em junho, a saída de Faustão foi antecipada. A emissora afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com ele, mas a novidade causou estranhamento.

Na época, Luciana Cardoso, mulher do apresentador, havia afirmado que ele já estava pronto para o próximo Domingão após se recuperar de uma infecção urinária. Após o anúncio, ela mudou a legenda da publicação.

Após mais de três décadas na emissora, Faustão se afastou sem despedida, o que causou indignação nos espectadores do programa dominical.

Marcos Mion

A Fazenda 2020: Mion na grande final - Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Mion teve contrato rescindido após 11 anos na emissora
Imagem: Reprodução/RecordTV

Também no início deste ano, a TV Record rescindiu o contrato com Marcos Mion, então apresentador de "A Fazenda", principal reality show da emissora.

A notícia da saída de Mion pegou o mundo do entretenimento de surpresa, principalmente devido à bem-sucedida audiência do programa, campeão de repercussão no segundo semestre do ano passado. A demissão teria ocorrido por divergências entre ele e Rodrigo Carelli, diretor do programa.

O apresentador ainda usou a demissão de Evaristo Costa para alfinetar a ex-emissora. "As emissoras de TV ainda precisam aprender a se desligar de seus funcionários. É muito louco, eu que o diga", comentou Mion em uma das postagens do jornalista.

Cartolouco

Cartolouco fez parte da equipe da TV Globo por 5 anos - Reprodução - Reprodução
Cartolouco fez parte da equipe da TV Globo por 5 anos
Imagem: Reprodução

Lucas Strabko, o Cartolouco, foi demitido em abril do ano passado após cinco anos na Globo após uma série de problemas na emissora.

Dois fatores pesaram para o desligamento do jornalista: uma "guerra de álcool em gel" com um colega de redação na Globo de São Paulo, flagrada durante uma entrada ao vivo da jornalista Fabíola Andrade no SporTV e uma postagem em que Cartolouco satirizava o desafio do papel higiênico, que viralizou nas redes sociais entre atletas de no início da pandemia.

Na imagem, Cartolouco aparecia seminu, sentado em uma privada, se limpando com o papel higiênico [no desafio original, atletas demonstram habilidade fazendo embaixadinhas com rolos de papel higiênico]. Poucas horas depois, a postagem foi excluída. O UOL Esporte apurou, na ocasião, que a foto saiu do ar por causa de uma reclamação formal de um chefe na Globo.

Em entrevista a Danilo Gentili neste ano, o ex-participante de "A Fazenda" disse que levou uma bronca por três horas em razão da "guerra" de álcool em gel. Ele também divulgou o valor de sua rescisão nas redes sociais: pouco mais de 20 mil reais.

Britto Júnior

Britto Júnior - Divulgação / TV Record - Divulgação / TV Record
Britto Júnior
Imagem: Divulgação / TV Record

Outro apresentador de "A Fazenda" que teve o contrato rescindido em 2016, Britto Júnior já havia comentado no ano passado sua insatisfação com a ex-emissora e com o diretor Rodrigo Carelli. De forma irônica, ele afirmou que discordava da direção do reality "só" 95% do tempo.

No mês passado, Britto voltou a comentar sua passagem pelo programa rural, chamou Carelli de "m*rda" e ainda o acusou de assédio:

Ele põe os amigos dos pastores e se sobrar vaga, põe seus amigos íntimos, que ele quer assediar.

Fernando Rocha

Fernando Rocha comandou o "Bem Estar" por 8 anos - TV Globo - TV Globo
Fernando Rocha comandou o "Bem Estar" por 8 anos
Imagem: TV Globo

Após três décadas na Globo, Fernando Rocha foi dispensado da emissora em 2019. Em entrevista ao "Sensacional", da "RedeTV!", o jornalista revelou que a reunião para informar seu desligamento durou 3 minutos.

Minha história é muito maior do que uma reunião que durou três minutos para falar: 'Olha, o contrato não vai ser renovado, e o Bem Estar termina aqui para você'. Minha história na casa é maravilhosa, é um milhão de vezes maior do que a pessoa que falou comigo.

O apresentador não negou que achou injustiça uma demissão tão rápida, mas que ficou sabendo depois que era uma decisão pensada há tempos pela Globo.

"O que eu podia fazer? Lamentar? [...] Só me foi comunicada [a decisão] em 3 minutos, mas foi pensada em muito mais tempo que isso. Foi acertada por uma cúpula, uma direção. Não me foi dado direito de escolha, nem me foi dada a palavra", recordou.