Governo do Reino Unido cobra ação da BBC sobre entrevista da princesa Diana em 95
Michael Holden e Paul Sandle
Da Reuters, em Londres
24/05/2021 11h37Atualizada em 24/05/2021 11h42
"A BBC precisa agir logo para restaurar a confiança depois que um relatório sobre a forma como a rede conseguiu uma entrevista com a princesa Diana em 1995 expôs falhas no cerne da emissora mantida com fundos públicos", disse o governo do Reino Unido hoje.
O secretário da Cultura britânico, Oliver Dowden, afirmou que o governo não "ficará assistindo" depois do relatório — que concluiu que o jornalista Martin Bashir obteve a concordância de Diana agindo de má-fé e que mais tarde os chefes da BBC acobertaram seu erro.
"Não faremos reformas às pressas, mas usaremos o mandato intermediário (de 2022) para determinar se a governança e os arranjos regulatórios deveriam ser fortalecidos", escreveu Dowden no jornal Times.
Ele disse que "a BBC pode sucumbir ocasionalmente a uma atitude do tipo 'sabemos o que fazemos' que se afasta tanto do senso crítico quanto dos valores de todas as partes da nação que ela serve".
O fisiologismo em qualquer organização resulta na falta de desafio e na tomada de decisões ruins. É por isso que a mudança cultural precisa ser um foco do diretor-geral e novo presidente na esteira do relatório Dyson.
O inquérito comandado pelo ex-juiz John Dyson sobre a entrevista de 1995 provocou críticas generalizadas à emissora, incluindo uma repreensão inédita do filho mais velho de Diana, o príncipe William.
Na entrevista, Diana disse que havia "três pessoas" em seu casamento, referindo-se a relação de Charles com Camila Parker Bowles — com quem Charles se casaria em 2005.
O conselho da rede disse hoje que analisará a eficácia das políticas editoriais e de governança da emissora, financiada por uma taxa de licenciamento paga por todos os telespectadores domésticos.
Os membros da família real britânica
1 / 12
Os membros e parentes da família real britânica históricamente representam o monarca em vários lugares através do Império Britânico.
Reprodução/Instagram.com/kensingtonroyal
2 / 12
Rainha Elizabeth 2ª
A rainha Elizabeth 2ª é a chefe de Estado do Reino Unido desde 1952, quando morreu o rei George 6º. É a representante da monarquia britânica que mais tempo permaneceu no poder.
Victoria Jones/AFP
3 / 12
Príncipe Philip
O príncipe Philip, que morreu em 9 de abril de 2021, foi casado com a rainha Elizabeth II por 73 anos.
O príncipe Charles, também conhecido como príncipe de Gales, é filho da Rainha Elizabeth 2ª com o príncipe Philip. Ele é o próximo na linha de sucessão do trono.
Getty Images
5 / 12
Príncipe William
O príncipe William, duque de Cambridge, é o filho mais velho do príncipe Charles.
Harry é casado com Meghan Markle, duquesa de Sussex. Ela abandonou as funções reais junto com o marido e suas declarações sobre a família real repercutiram por conta da entrevista do casal para Oprah Winfrey.
Camila Rosamaria Shand, a Duquesa da Cornualha, é casada com o príncipe Charles desde 2005. É a segunda esposa do filho de Elizabeth 2ª.
Andrew Yates/AFP
10 / 12
Princesa Diana
Princesa Diana morreu em 1997 após um acidente de carro em Paris, França. Era conhecida como "a princesa do povo", por conta de uma série de trabalhos de caridade realizados antes de sua morte.
Reprodução/Instagram
11 / 12
Filhos de William e Kate
O príncipe William e Kate Middleton são pais de três filhos: George, 7 anos (príncipe George de Cambridge), Charlotte, 5 (princesa Charlotte de Cambridge) e Louis, 2 (príncipe Louis de Cambridge).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.