Topo

Hilda Rebello, mãe de Jorge Fernando, morre aos 95 anos no Rio de Janeiro

Caiuá Franco/TV Globo
Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

29/12/2019 10h57

Hilda Rebello morreu hoje aos 95 anos de idade no Rio de Janeiro. A atriz estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, desde o dia 7 de dezembro, com quadro de infecção respiratória.

"Ela faleceu hoje às 3 horas da manhã no hospital no Rio de Janeiro de infecção respiratória. Ela já estava há 21 dias internada e veio falecer essa madrugada. Estamos preparando tudo para a despedida dela amanhã", informou a filha Maria Rebello ao UOL.

A morte de Hilda acontece dois meses após o falecimento de Jorge Fernando.

"Gostaria de informar que nossa amada e doce atriz Hilda Rebello — mãe, avó, bisa e amiga de todos — faleceu hoje. Descanse em paz matriarca dos Rebellos. Corre pros braços do seu filho querido, Jorge Fernando", afirma a nota divulgada pela família nesta manhã.

O velório e a cremação acontecerão amanhã. O velório será entre 10h e 13h30 na Capela 1 do Crematório da Penitência, no Caju.

"Vai correndo fazer novela com seu amado filho", escreveu Maria Rebello, filha de Hilda em seu perfil no Instagram.

Hilda Rebello - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Hilda Rebello - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Internação

Dona Hilda foi hospitalizada quase dois meses depois da morte do filho, que se recuperava de um AVC sofrido em 2017 quando morreu, no dia 27 de outubro.

Hilda Rebello no velório de Jorge Fernando em outubro desse ano - Marcos Ferreira Brazil News - Marcos Ferreira Brazil News
Hilda Rebello no velório do filho, Jorge Fernando, há cerca de dois meses
Imagem: Marcos Ferreira Brazil News

"Desde da partida do seu filho Jorge Fernando tem sido difícil se manter forte e agora, aos 95 anos, precisa reverter um quadro complicado de infecção respiratória. Vamos vibrar por ela que é tão iluminada, doce e amada!", dizia o comunicado.

Durante esses dias, a atriz publicou diversos vídeos e imagens em sua conta pessoal do Instagram agradecendo aos fãs pelo apoio desde a morte do filho. Em uma das postagens, ela escreveu que vem vivendo "um dia de cada vez".

Entre eles, uma gravação assistindo ao jogo do Flamengo e disse que, apesar da torcida, as partidas lembravam Jorge Fernando, a quem disse sentir muitas saudades. Na mesma semana, ela também publicou uma mensagem de agradecimento pelos votos de felicidade por seu 95º aniversário.

Carreira

Nascida no Rio de Janeiro em 1924, Hilda iniciou sua carreira artística aos 64 anos e se profissionalizou, com o apoio do filho, Jorge Fernando, aos 70 anos.

O feito fez com que ela fosse parar no Livro dos Recordes como a atriz que começou a carreira com idade mais avançada, reconhecimento fruto da peça "Uma historia de boto vermelho"

Sua estreia na televisão aconteceu em 1989 na Rede Globo. Seu elenco fixo de alguma produção aconteceu um ano depois na minissérie Boca do Lixo. Já no cinema, fez algumas participações, mas destacou-se em seu primeiro longa, Menino Maluquinho - O Filme, onde interpretou a avó do protagonista.

Em 2006, ganhou o Prêmio Bennett Mulher, que presta homenagens à mulher brasileira em diversos campos de atividade.

Repercussão

A notícia foi comentada por diversos internautas nas redes sociais. Famosos também usaram seus perfis para lamentar a morte de Hilda.