Topo

Jornada de Lumena foi marcada por problematizações e amizade com Karol

Lumena make do BBB21 - Reprodução/Instagram
Lumena make do BBB21 Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2021 23h58Atualizada em 03/03/2021 14h41

Com 61,31% dos votos, Lumena é a quinta eliminada no "BBB 21" (TV Globo). Sua trajetória no programa foi marcada por uma forte aliança com Karol Conká e algumas tretas, especialmente com Carla Diaz, uma grande inimizade dentro da casa. E vale lembrar, Lumena ganhou imunidade logo na primeira semana, entrou favorita pelas bandeiras que carregava.

Com um jeito "pomposo" e muitas vezes academicista de falar, a psicóloga frequentemente levantou questões sociais durante suas discussões ou queixas de outros participantes. Relembre alguns momentos marcantes do itinerário de Lumena pelo "BBB 21":

Tretas y tretas

Ainda no terceiro dia de programa, Lumena já protagonizou a primeira treta do reality. Durante uma ação de uma marca de cosméticos, Fiuk, Projota, Gilberto e Caio fizeram poses em frente ao espelho e desceram as escadas da casa desfilando, todos devidamente maquiados.

Mas a brincadeira acabou incomodando (e muito) a psicóloga, que se sentiu ofendida por ter amigas travestis e transsexuais.

Pessoas se maquiam para serem reconhecidas, é algo muito sério, não é apenas uma brincadeira, é identitário.

Apesar de outros brothers terem participado do "desfile", a DJ focou em Caio em sua explicação do que a incomodou:

Sua brincadeira, em mim, tocou em um lugar muito violento. Eu sei que você não sabe, porque eu sei que você não tem amiga trans ou travesti, então você nunca ouviu o que eu ouvi.

BBB 21: Maquiagem nos homens vira causa de briga - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
BBB 21: Maquiagem nos homens vira causa de briga
Imagem: Reprodução/Gshow

Nas discussões em que esteve envolvida, Lumena sempre utilizou uma forma mais "rebuscada" para se expressar. Um exemplo foi quando Juliette permaneceu por tempo demais no confessionário, também na primeira semana de programa.

A DJ ficou irritada e reclamou: "Você tirou o meu direito de me expressar".

Em outra ocasião, Lumena não gostou da escolha de roupa da paraibana. Quando Juliette trouxe o assunto a tona em meio a outros participantes da casa, a baiana negou e apontando o dedo, disse:

Não coloque ações inexistentes na nossa relação.

BBB 21: Lumena aponta dedo para Juliette e diz que sister está mentindo - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Lumena aponta dedo para Juliette e diz que sister está mentindo
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Lumena x Lucas

Amigos no início do programa, Lumena e Lucas foram escalando em uma relação de inimizade.

Na segunda festa da casa, Lucas arranjou problema com quase todos os participantes e Lumena tentou aconselhá-lo, mas acabou se irritando com ele:

Eu vim para aqui para me divertir e você tá me fazendo sofrer, porque eu me preocupo com você, caralh*. Eu me preocupo com você. Eu vim aqui pra ser feliz, eu não vim por porr* de dinheiro. Eu não sou pobre, mano, de verdade.

BBB 21: Lumena conversa com Lucas - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lumena conversa com Lucas
Imagem: Reprodução/Globoplay

Após a discussão, a relação entre os dois ficou abalada. A psicóloga entendeu que o ator estaria usando questões sociais para se promover no reality.

"Eu não quero ser palco para você ser Zumbi dos Palmares", disse a DJ, em uma nova discussão. Lucas não entendeu, mas a sister continuou repetindo que ela não estava no programa para ser feita de palco.

Pegue a visão, eu não vim aqui para você me fazer de palco (...)Tá querendo me tirar de otária, Lucas.

A situação entre os agora ex-amigos já não era a melhor, quando Lucas e Gilberto ficaram na festa Holi Festival. Assim como outros brothers fizeram, Lumena questionou o beijo dos dois e insinuou que tinha sido estratégia de jogo do ator.

Você é falador e falador passa mal. Enquanto você não for fazedor da verdade, eu não vou ser palco para a sua palestra. A minha escuta é muito cara, eu te dei de graça.

BBB 21: Lumena briga com Lucas durante a festa Holi Festival - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lumena briga com Lucas durante a festa Holi Festival
Imagem: Reprodução/Globoplay

A situação culminou na desistência de Lucas Penteado do programa. No mesmo dia, no programa ao vivo, Tiago Leifert disse aos participantes que faltou estender a mão ao ator e Lumena caiu no choro.

Após o ocorrido, a Aliança Nacional LGBTI+ divulgou uma nota de repúdio contra os "ataques bifóbicos" sofridos pelo ator no "BBB 21".

Lumena x Carla Diaz

Diferentemente de Lucas, Lumena nunca foi muito próxima à Carla Diaz. O desentendimento entre as sisters começou quando a paulista ganhou o anjo cobrou um "parabéns" da baiana.

Na hora, a psicóloga até se desculpou com a atriz por não tê-la parabenizado. Mas em conversa com Karol Conká, disse que ela a constrangia publicamente e até criticou a aparência de Carla:

Eu não gosto dessas coisas. Sem melanina, menina desbotada. Ela tem olho estranho, de boneca assassina. Ela ganhou um 'poderzinho' e já ficou: você não vai me lamber?

Por causa dessa fala, o deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra a psicóloga, na Decradi (Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) por "racismo".

Em publicação feita nas redes sociais, Anderson disse que a fala foi "pejorativa e ofensiva generalizada à raça branca".

BBB 21: Lumena conversa com Karol Conká - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Lumena conversa com Karol Conká
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Incomodada com a cobrança, Lumena foi tirar satisfações com Carla no mesmo dia.

É sempre sobre você. Você está sempre se colocando sobre a prioridade (...) A partir do momento que você me indaga na frente de outras pessoas, você me expõe. Se você me chamasse num canto e dissesse o que está pensando, mas na frente de outras pessoas é complicado.

BBB 21: Lumena e Carla conversam na cozinha - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Lumena e Carla conversam na cozinha
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Mas as farpas trocadas não pararam por aí. Com o desentendimento entre Karol e Carla por causa de Arcrebiano, Lumena tomou as dores da amiga.

A baiana utilizou o jogo da discórdia para sugerir que o comportamento dos brothers em relação à briga foi resultado do racismo estrutural.

(...) A dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa.

"Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa", concluiu.

O discurso repercutiu de maneira negativa e muitos famosos se manifestaram.

Lumena no BBB 21 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Lumena durante jogo da discórdia no BBB 21
Imagem: Reprodução/TV Globo

Achou que tinha acabado? Na semana seguinte, novamente no jogo da discórdia, Lumena alfinetou Carla Diaz mais uma vez. Na opinião dela, a atriz não ganharia o programa por não ter "jornadas de fato que transcendam a mediocridade". Em outras palavras, por ser medíocre.

Mais tarde, ao lado de Karol e Nego Di, Lumena disse que Carla era "toda cagada na branquitude":

(...) Toda cagada na branquitude. Eu não sou token preta de Chiquititas. Não vem me iludir. Vai fazer teu corre, não enche meu saco.

A psicóloga ainda viralizou por dizer que algumas participantes "gozam do privilégio de serem fofas".

Aliança com Karol Conká

Durante sua participação no "Big Brother Brasil", a maior parceria de Lumena foi Karol Conká. As duas se uniram pela estratégia de jogo, maneira de pensar e até para alfinetar pessoas em comum, como Juliette, Lucas e Carla Diaz.

As sisters concordavam que Karol recebia tratamento diferente de Carla por uma questão racial. Karol e Lumena também achavam que Camilla de Lucas era "chaveirinho" das participantes brancas da casa.

BBB 21: Karol Conká e Lumena conversam - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Karol Conká e Lumena conversam
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Nas últimas semanas, a psicóloga se aproximou mais de Gilberto. Após cobrá-lo por ter indicado Karol Conká ao paredão depois de atender o big fone e então votar nela no confessionário, Lumena o selecionou para o seu pódio.

Lumena autorizou?

Com tantas questões levantadas, Lumena virou meme por "autorizar" ou "proibir" comportamentos dos outros brothers na casa. O bordão virou filtrou no Instagram e até Boninho tirou sarro.