Topo

Coluna

Flávio Ricco


Os autores de novelas deveriam aprender a assistir novelas

Wolnei (Peter Brandão) de "Babilônia", e Bola (Pedro Maya), de "A Regra de Jogo" - Reprodução/Montagem
Wolnei (Peter Brandão) de "Babilônia", e Bola (Pedro Maya), de "A Regra de Jogo" Imagem: Reprodução/Montagem

03/10/2015 00h06

A direção da teledramaturgia da TV Globo vem se batendo contra repetições de qualquer ordem - temas, situações ou características de personagens, e, na medida do possível, se empenhado para que elas não voltem a acontecer.

É um trabalho necessário, como também será imprescindível uma maior colaboração por parte dos autores. Principalmente da parte deles. É muito comum neste meio, e isso desde que elas existem, um não assistir à novela do outro. E olha que essa experiência ou observação vem desde a Tupi, ainda nos tempos do Geraldo Vietri e Ivani Ribeiro.

Por exemplo: será que o João Emanuel Carneiro, mesmo às voltas com a sua “A Regra do Jogo”, teve tempo de assistir “Babilônia”? Com toda certeza não, caso contrário teria evitado aquela passagem do garotinho colocando droga na mochila do Cauã Reymond, cena que em tudo, do antes ao depois, lembrou outro menino fazendo a mesma coisa com a filha da Camila Pitanga? Por que isso?

E vamos combinar?

Passemos, então, a imaginar que o João Emanuel não viu. Nunca assistiu “Babilônia” na vida. 

Será que nenhum outro cristão da sua “A Regra do Jogo”, também não? Impossível. Não teve ninguém para dar um toque? Se sim ou se não, são reincidências graves e que podem perfeitamente ser evitadas.

Atravessado

O pessoal do funk, veja só, está meio assim com “A Regra do Jogo”, entendendo que no quesito musical a novela ficou devendo. Boa parte dessa turma entendeu que a trilha sonora estava dominada e só com ela no ar viram que não é bem assim. E nem poderia ser.

Além de tudo

A direção de “A Regra do Jogo” tem como ordem e prioridade destacar as “músicas” do funkeiro da ficção, o MC Merlô em passagens da novela.

Uma ou outra também irá entrar, porém, a prioridade sempre será do personagem de Juliano Cazarré.

Esqueceram de mim

Aliás, ainda no quesito insatisfação, a ala sertaneja já teve dias melhores na Globo.

Enquanto os funkeiros tiveram os seus espaços ampliados nos programas da emissora, com Anitta, Ludmilla, Passinho..., os sertanejos reclamam que foram sendo deixados de lado. Ô dó!

Safadinhos e safenados

Na noite deste sábado, a propósito dos últimos acontecimentos, Amaury Junior vai reprisar na Rede TV!, a partir das 19 horas, uma entrevista gravada há algum tempo com Marilene Saad e Stênio Garcia.

Uma conversa em que o casal abriu o coração, a ponto de revelar certas intimidades, inclusive os apelidos caseiros: ela é chamada de “chupetinha” e ele de “amendoim”. 

TV paga

Na quarta que vem, 7, o canal Sony vai estrear o drama médico “Code Black”, logo depois da premiere americana.

“Code Black” é o código utilizado pelos médicos no pronto-socorro, quando o fluxo de pacientes é muito grande, todos os leitos estão lotados e a equipe de plantão fica sobrecarregada.

Trabalho da Casablanca

As imagens de “Escrava Mãe”, que já podem ser vistas nas redes sociais, impressionam pela qualidade.

Algo absolutamente consequente em se tratando da Casablanca, do Pedro Siaretta. Lá só trabalha com o que existe de melhor.

A continuar assim

Vai chegar o momento que o Palmeiras terá que decidir se o seu estádio vai continuar servindo para jogos de futebol ou para essa sequência maluca de shows.

O gramado, nem poderia ser diferente, já abriu o bico. Apesar dos esforços em recuperá-lo é visível a qualquer um, que em vários setores ele está bastante judiado.

A propósito...

De gramado em precárias condições ninguém ganha do Maracanã.

Está uma coisa horrorosa. E onde já se viu pintar areia de verde para aparecer bonitinho? Prova maior de incompetência e descaramento não existe.

Números 

Aviões do Forró participa do "Caldeirão do Huck" - Pedro Curi/Globo - Pedro Curi/Globo
Aviões do Forró participa do "Caldeirão do Huck"
Imagem: Pedro Curi/Globo

O “Caldeirão” de Luciano Huck recebe neste sábado na Globo o “Aviões do Forró”.

A banda dos vocalistas Solange Almeida e Xand Avião possui uma base de 5 milhões de fãs nas redes sociais e faz cerca de 20 shows por mês.

Perfil

Em relação ao programa da Xuxa, depois de 7 semanas de apresentações, já foi possível levantar o perfil dos seus telespectadores.

As mulheres são maioria: 63% contra 37%. Por classes, a C tem 46% contra 38 da AB e ela é mais assistida por pessoas entre 35 e 49 anos.

Enquadradinho

Todo mundo tomou conhecimento, claro, daquele festival de horrores que foi a participação da Andressa Urach na Record em Florianópolis.

Foi uma das maiores grosserias já praticadas por um apresentador de programa na TV brasileira, que além de mal-educado tem memória fraca. O livro da Andressa, que ele esculhambou daquele jeito, foi escrito pelo diretor dele, Douglas Tavolaro. Claro que não terminou ali.

Dom


Laila Garin em cena de “Santo Forte” como Dalva, mulher do protagonista, João, Vinicius de Oliveira, um taxista que possui poderes sobrenaturais.

Neste domingo, às 21h, o AXN exibe o sexto episódio da série, de um total de 13.

Puxa no arquivo

Sobre a entrada de Carolina Dieckmann em “A Regra do Jogo” só agora anunciada, as informações são bem conflitantes.

Quando surgiram as primeiras notícias da possibilidade da sua participação, a coluna procurou a Comunicação da Globo e ouviu dela que a Carolina, “nunca esteve nos planos do autor João Emanuel Carneiro”. Que não havia papel para ela.

Ué! Como se explica que agora ela vai ser mulher do Eduardo Moscovis? Não tinha e agora tem?

Fato é que

Agora a Globo confirma a entrada da Dieckmann na novela. A cena é que não foi escrita ainda, o que nos leva a acreditar que só a partir de novembro.

E o fato de participar de “A Regra do Jogo”, em um personagem que não estava previsto para ela, vai afastar a atriz da companhia do seu marido. Tiago, diretor da MTV, está de mudança para Miami.

Férias da Renata

A partir de segunda-feira, Sandra Annenberg vai cobrir as férias de Renata Vasconcellos na bancada do “Jornal Nacional”. Renata ficará ausente do telejornal durante três semanas.

Bate – Rebate

•       Como já foi anunciado, o clássico da Boa Terra, Bahia e Vitória, é o jogo da Série B, neste sábado, com transmissão da Rede TV! a partir das 16h15...
•        ... Narração de Silvio Luiz, com os comentários de Juarez Soares e reportagens de Luiz Ceará.
•       A Globo já está distribuindo chamadas das eliminatórias em toda a sua programação.
•       O goleiro Veloso será o entrevista do Téo José, neste domingo, no “Tête-à-Tête” do BandSports.
•       Benedito Ruy Barbosa, com a filha Edmara e o neto Bruno, estão reescrevendo as primeiras cenas de “ Velho Chico”...
•       ... O trabalho se faz necessário. É uma novela que inicialmente seria exibida no horário das 6...
•       ... E com a sua mudança para as 21 horas, algumas pimentinhas a mais, segundo o autor, serão colocadas.
•       Trabalho da Denise Severo realizado no Panamá será reprisado no programa de Amaury Jr, na Rede TV!.

C'est fini

O Premiere, canais do pay-per-view do futebol, durante todo este mês de outubro, terá trocado o verde do seu conhecido logo pelo rosa. Foi a maneira encontrada para se aderir à campanha de conscientização do Câncer de Mama, o Outubro Rosa.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco