Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record tem que mostrar que "Os Dez Mandamentos" não é um sucesso acidental

06/10/2015 00h06

Que “Os Dez Mandamentos” vai bem e tem registrado uma audiência bem interessante não se pode discutir. Para os padrões da Record chega mesmo a ser coisa de outro mundo e contra esses números não há argumentos.

Mas manias de perseguições e demais tolices à parte, os próprios telespectadores da novela, querendo ou não, tendo dificuldades para aceitar ou não, devem concordar que também existem falhas, e falhas muito graves, na sua produção. Erros que não se limitam tão somente à sua produção ou caracterização dos personagens, mas até mesmo expressões que não raramente aparecem, nada apropriadas para aquela época. 

“Os Dez Mandamentos” está muito longe de ser uma das maravilhas do mundo, mas entre as suas principais virtudes, tem demonstrado que existe oxigênio além dos muros da Globo. É perfeitamente possível apresentar bons trabalhos fora de lá. O que ainda se coloca em dúvida é se haverá continuidade ou não. Se este não será só mais um sucesso acidental.

Então vamos lá

Desde o dia 1º a GfK vem oferecendo os seus serviços, com todos os resultados de audiência.

Resultados de audiência que só não são conhecidos até aqui por desejo das emissoras associadas - SBT, Record e Rede TV!. A GfK, da parte dela, nunca tornará públicos esses números.

Estranheza

Todo esse silêncio, como não poderia deixar de ser, já deu margem às mais diversas especulações. Convenhamos, com toda razão de ser.

Afinal de contas, depois de tanto tempo e dos diversos ameaços observados, devemos entender como absolutamente natural toda essa expectativa e as várias dúvidas levantadas.

Pior é que...

Emissoras como SBT e Record, principalmente, mesmo depois da GfK entrar no campo de jogo, continuam distribuindo os sucessos de suas programações baseadas nos números do Ibope.

Está tudo muito esquisito ou não está?

Desligamento do analógico

Os prazos fixados pelo Ministério das Comunicações permanecem os mesmos e o desligamento das transmissões analógicas continua mantido.

Vai começar com Rio Verde, em Goiás, no dia 29 de novembro. Mas será que vai?

Emissoras unidas

O que se sabe é que as principais redes de televisão, dentro de mais alguns dias, irão se posicionar sobre o assunto. Já existe este movimento.

No entender delas e das entidades que as representam será impossível manter os prazos estabelecidos, porque isso implicará em tirar, da maior parte da população, a única opção de lazer gratuita que existe. Não tem como fazer isso agora.

Vamos esperar pelos próximos capítulos.

Estaca zero

Gugu Liberato continua em viagem com a família. Agora está em Portugal e não tem uma data fixada para o seu retorno ao Brasil.

A sua situação com a Record continua na mesma. Sem novidades. Nada se modificou nos últimos dias.

Precisa isso?

Val Marchiori "curte férias em Milão", avisa sua assessoria - Divulgação - Divulgação
Val Marchiori "curte férias em Milão", avisa sua assessoria
Imagem: Divulgação

Val Marchiori esteve envolvida recentemente em um escândalo, com empréstimos feitos junto ao Banco do Brasil.

O que leva essa senhora, através da sua contratada assessoria de imprensa, distribuir informações de que “ela está curtindo férias em Milão”? E tudo documentado por fotos. A quem interessa? Como se vê, além de outras coisas, falta bom senso.

Cortou pela metade

A Record mandou para Cannes, na feira da MipCom, só o pessoal de vendas, entenda-se, Delmar Andrade e mais duas pessoas.

O de compras e que envolvia os seus diretores mais importantes como passageiros, ficou por aqui, embora muitos já estivessem com as malas prontas. Foram cortados praticamente na chamada do embarque.

Em tempos bicudos como os de agora, nada mais natural.

Possibilidade

Durante esses próximos dias, Benedito Ruy Barbosa e família estarão reunidos com o diretor Luiz Fernando Carvalho para definir o elenco de “Velho Chico” – próxima das 21 horas.

Não chega a ser informação ainda, mas o nome da Ana Paula Arósio, desaparecida das novelas há algum tempo, consta em uma dessas listas que circula na Globo. Contar com ela seria mais uma forma de chamar atenção para a novela.

Volta certa

Lavínia Vlasak, esta sim, tem seu retorno às novelas confirmado em “Totalmente Demais”, a próxima das 19h na Globo. Vai aparecer como ex-mulher do personagem do Fábio Assunção.

Produção para TV 

Fabio Porchat na série "O Grande Gonzalez" - Divulgação - Divulgação
Fabio Porchat na série "O Grande Gonzalez"
Imagem: Divulgação

Fox e Porta dos Fundos marcaram para 2 de novembro, uma segunda-feira, às 22h, a estreia da série “O Grande Gonzalez”.

Trata-se da primeira série do grupo especialmente para a televisão.

Bate – Rebate

•       De 12 de outubro a 6 de novembro, a Globo vai exibir, após o “Jô”, a série policial americana “Stalker – Obsessão”.
•       Luiz Carlos Latgé, que estava como diretor adjunto da área de Comunicação, após 30 anos de casa, deixa a TV Globo.
•       Gabriel Godoy, que trabalhou em “Alto Astral”, também estará em “Haja Coração” na Globo...
•       ... O ator foi chamado para fazer par com Tatá Werneck. 
•       Band marcou para terça que vem, 13, às 11 da manhã, na sua sede, em São Paulo, o evento de apresentação do “MasterChef Júnior”. 
•       Bernardo Rezende, o Bernardinho, com os sócios Eduardo Lima e Robson Catalan falam na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, sobre a EduK, empresa especializada em cursos online.
•       Luiz Carlos Jr., acompanhado dos comentaristas Lédio Carmona e William Machado, vai fazer os primeiros  jogos do Brasil nas eliminatórias pelo SporTV...
•       ... Já os encontros de novembro, Argentina e Peru, terão Milton Leite, Belletti e Maurício Noriega...
•       ... O SporTV usará todos os seus canais na transmissão das eliminatórias.
•       No próximo domingo, véspera do Dia das Crianças, pausa na “Dança dos Famosos”...
•       ... O programa exibirá uma edição especial da “Dancinha dos Famosos”.   

C´est fini

O Fox Sports terá novos programas na sua grade a partir do dia 12. O primeiro deles é “Bom Dia Fox”, das 11h às 12h15, que terá o comando de  Felipe Motta, Lívia Nepomuceno e Helena Calil.  Já o “Boa Tarde FOX”, das 17h às 18h, reunirá Nivaldo Prieto, Mauro Betting e Karine Alves.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco