Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record vai se entregar nas mãos de pessoas estranhas

Record terceiriza os seus setores de produção - Reprodução
Record terceiriza os seus setores de produção Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

20/10/2015 07h01

A Record está em vias de deflagrar novo projeto interno, que visa terceirizar todos os seus setores de produção. Embora ainda não exista uma manifestação oficial sobre isso, a coluna teve acesso a esta ordem de trabalhos, que irá entregar nas mãos de terceiros todo o departamento de teledramaturgia, os programas do Entretenimento e até uma parte considerável do seu Jornalismo.

Por mais absurdo que isto possa parecer é tudo o que está previsto para acontecer já a partir deste próximo novembro, com o arrendamento do RecNov – base das novelas no Rio de Janeiro – para a produtora Casablanca. O mesmo processo prevê ações semelhantes ao que foi feito recentemente com Gugu Liberato, agora com os programas da Sabrina Sato, Rodrigo Faro, Geraldo Luís, Marcos Mion e Xuxa.

E, por último, até mesmo o Jornalismo, em vários dos seus setores, será vítima de igual procedimento, deixando para a responsabilidade da casa só “o que se considerar como absolutamente essencial”.

Esta virá a ser a mais surpreendente medida tomada por uma emissora de televisão, se considerarmos todo o histórico da Record.
 
Ponto de partida

Edir Macedo em frente ao Templo de Salomão, em São Paulo - Reprodução/Instagram/bispomacedo - Reprodução/Instagram/bispomacedo
Edir Macedo em frente ao Templo de Salomão, em São Paulo
Imagem: Reprodução/Instagram/bispomacedo


Desde o nascimento da sua igreja, Edir Macedo teve como objetivo maior a compra de um poderoso veículo de comunicação, para expandir as suas ações religiosas.

Algo que se tornou possível em 1989, com a compra da Record, das mãos de Paulo Machado de Carvalho Filho e Silvio Santos. Até aí ele era só mais um concessionário de horários em rádios e TVs do Rio e São Paulo.

Um duro caminho

Além das suas emissoras, a Record tinha um patrimônio reduzido a praticamente zero e dívidas que se acumularam durante anos. Muito dinheiro precisou ser investido na sua reconstrução.

Em meio ao caminho, já como dono de televisão e a sua igreja em expansão, Edir Macedo foi parar na cadeia após a realização de um culto. Ficou 11 dias preso, acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo.


Até chegar aos dias atuais

A história da Record, pós Igreja Universal, é de absoluto crescimento. Operando no mercado como uma emissora convencional, mas sem se descartar do apoio e custódia da IURD, nunca mais se repetiram episódios de dificuldades.
Ao contrário. Hoje é uma empresa altamente saudável.

Daí a surpresa

No instante em que atinge o seu melhor momento, após um longo histórico de erros na sua produção e programação, a Record irá se entregar totalmente nas mãos de pessoas estranhas.

Depois de tanto bater cabeça e chegar ao sucesso que “Os Dez Mandamentos” hoje se transformou, verificamos que perigosa regressão poderá acontecer em todos os seus setores, além das novelas.


Tiro no escuro

No que toda essa terceirização vai dar, é difícil saber. Não existe experiência parecida no meio que possa sustentar qualquer argumentação, mas o risco de colocar tudo a perder precisa e deve ser considerado.

E esperamos que esteja sendo.

Guardadas as proporções

Depois do jogo contra o Chile, sabiamente José Trajano considerou que a seleção brasileira, sem o Neymar, é uma bostinha.

Vendo o jogo contra o Vasco, domingo, no Premiere, se conclui com a mesma certeza que o atual time do São Paulo não fede e nem cheira.

Merece registro

As chamadas da Globo, anunciando a passagem de 150 anos na novela “Além do Tempo”, é um dos trabalhos mais bonitos da criação visual brasileira.

Deve ser reconhecido por isso.

História de vida

O “Papo de Boleiro”, do Fernando Fernandes, exibido dentro do “Band Esporte Clube”, já de algum tempo se destaca como um dos melhores produtos do esporte da Bandeirantes.

Domingo, foi apresentado o lateral Wendel, do Corinthians, que tem uma história de vida emocionante. No seu começo no futebol, ele foi jogador e roupeiro do infantil do Criciúma.

Participação especial

Francisco Cuoco faz participação especial em "I Love Paraisopolis" - Raphael Dias/TV Globo - Raphael Dias/TV Globo
Francisco Cuoco faz participação especial em "I Love Paraisopolis"
Imagem: Raphael Dias/TV Globo


Nem Osmar Prado nem Tarcísio Meira. A Globo fechou com Francisco Cuoco uma participação especial na reta final da novela “I Love Paraisópolis”.

Ele fará Everaldo, o pai de Júnior (Frank Menezes), que volta para acertar as contas com o filho, conhecido como “Juneca Purpurina” na comunidade de Paraisópolis.

Programa do Tom

05.jun.2015 - Tom Cavalcante lançou seu novo programa "#PartiuShopping" na tarde desta terça-feira no local onde o humoristico é gravado em São Paulo. Além de tom, a produção que estreia dia 15 de junho no Multishow conta com Danielle Winits, Monique Alfradique, Nany People e Camila Camargo no elenco - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Tom Cavalcante no lançamento do programa "#PartiuShopping" em junho
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News


Depois do “Partiu Shopping”, Tom Cavalcante já está às voltas com as gravações do seu novo programa para o Multishow, previsto para estrear em 2016.

O título escolhido e até agora mais falado nos bastidores é “Talk Tom”, e deve ficar como definitivo.
  
Romero no ataque

Tóia (Vanessa Giácomo) será pedida em namoro por Romero - Divulgação - Divulgação
Tóia (Vanessa Giácomo) será pedida em namoro por Romero
Imagem: Divulgação


Nos próximos capítulos de “A Regra do Jogo”, Romero (Alexandre Nero) vai roubar um beijo de Tóia (Vanessa Giácomo) e a pedirá em namoro.

Nesse momento já morando no apê velho de Romero, ela não aceitará de imediato e dirá que está confusa.

Atena, Giovanna Antonelli, com ciúmes nas alturas, armará mil e uma para atrapalhar o romance dos dois.  

Bate – Rebate

•       Uma correção: Marcelo Trindade, dispensado pela Record, não era diretor do RH da emissora no Rio, mas diretor de produção em São Paulo...


    ... Márcio Santos permanece à frente do RH no Rio.   

•       A série “Garota da Moto”, realizada pela Mixer,  ganhará duas janelas...
•       ... Primeiro, será exibida no SBT e depois na Fox, com lançamento no primeiro semestre de 2016, em 26 episódios...
•       ... Christiana Ubach é a protagonista da produção, enquanto Daniela Escobar, a antagonista.    

•       A Net precisa urgentemente cuidar melhor da sua barra de serviços, sempre repleta de informações imprecisas...
•       ... Na última semana, entre 8 e 9 da noite, chegou a ser anunciado “A Regra do Jogo”, no instante em que estavam no ar “I Love Paraisópolis” e o “Jornal Nacional”...
•       ... Vai ver que, numa dessas, a Net se julgou no direito de antecipar o horário de verão.
•       O “Legendários” de Marcos Mion é um acerto da programação da Record...
•       ...No último sábado, Mion deu 8 pontos no Ibope da Grande São Paulo, ficando apenas um ponto atrás da Globo no horário de confronto...
•       ... Durante vários minutos, ocupou a liderança.
•       Enquanto isso, o SBT já fez diversas mudanças por ali e não conseguiu se fixar.   
•       Roberta Miranda será uma das atrações do “Jô”, no programa desta terça-feira.  


C'est fini

A diretora Cininha de Paula, para não atrapalhar o trabalho de alguns atores da nova “Escolinha do Professor Raimundo”, que estão participando de outras produções no sistema aberto, gravará este especial do humorístico em três dias (27, 28 e 29 deste mês).

Serão sete episódios no total. O Viva exibirá cinco e, em seguida, a Globo reprisará e levará ao ar os dois inéditos, que serão reapresentados pelo canal pago em momento oportuno. 

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco