Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Gato" preocupante: 4,5 milhões de lares roubam serviço de TV paga no país

Colunista do UOL*

01/11/2015 07h01

O malfeito é, entre tantos e enormes problemas, o maior na vida de todos os brasileiros. Nas várias crises que de vez em quando aparecem, como é o caso da atualmente em cartaz, sempre existe a preocupação em se levantar as mesmas e velhas questões que atormentam este país antes mesmo de Pedro Álvares Cabral botar os pés por aqui.

Quando, um dia, Pelé disse que o brasileiro não sabia votar, o mundo caiu na cabeça dele. Hoje, se constata, que até agora não aprendemos, caso contrário não estaríamos tão mal representados como sempre estivemos. Há um preço para toda escolha ruim. Quem consegue rapidamente se lembrar em qual vereador, deputado estadual ou federal e mesmo senador votou nas últimas eleições?

E aí se reclama de impostos cada vez mais altos, saúde e educação deficientes, transporte ruim, segurança que não existe e tantas outras carências em setores essenciais.

Mas alguém já parou para perguntar a si mesmo se está fazendo a sua parte? Evidente que o problema é muito amplo, mas só naquilo que nos diz respeito, como admitir que 4,5 milhões de lares brasileiros “gatunam” o serviço de TV paga? Este é um dado oficial. E, conforme levantamentos, é um universo que atinge as mais diferentes classes de pessoas, até mesmo aquelas que têm condições de contratar os trabalhos de uma operadora.
 
Convenhamos
 
Televisão não é produto de primeira necessidade na vida de ninguém.

Mas roubar os serviços de uma operadora é crime. Dá cadeia. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) e a Receita Federal do Brasil firmaram termo de cooperação para destruir milhares de decodificadores ilegais de TV paga que são apreendidos na região Sul do Brasil.
 
Sol com a peneira
 

A pirataria e a ilegalidade estão incrustadas na vida de algumas pessoas. As que querem tirar vantagem em tudo, e não se importam em prejudicar o próximo.

Que este termo de cooperação produza os efeitos que pretendemos. Exercer maior patrulha na tríplice fronteira já é um passo bem significativo, mas que também nos leva a esperar por outros. Que tal um “passeio” na Santa Ifigênia?
 
Livro do Amaury
 

Cercado de uma expectativa bem interessante, no dia 13, às 19 horas, na Livraria Cultura do Iguatemi, em São Paulo, teremos o lançamento da biografia do Amaury Junior.

Livro que sai, em meio a alguns estranhamentos entre o apresentador e o autor da obra, jornalista Bruno Méier.
 
Tem pressa


 
Como já informado neste espaço, por causa da Olimpíada e das eleições municipais, a Globo corre para definir sua programação 2016.

Já existe inclusive um pessoal começando a planejar o especial “Criança Esperança”.    
 
Teve mudança
 

Alexandre Matoso, que estava com a Fátima Bernardes no “Encontro”, deixou o programa na última semana.

A partir de agora ele passa a dirigir o “É de Casa” no lugar da Vivi de Marco.
 
Não tem data
 

A direção da Record ainda não fixou data para a exibição de “Escrava Mãe”.

Quando alguém da sua direção é questionado sobre isso, apenas informa que será entre março e abril.
 
No meio disso


 
Importante destacar que antes de tomar uma decisão sobre essa estreia de “Escrava Mãe” e a consequente abertura de um segundo horário de novela, terá que haver uma conversa com o Marcelo Rezende.

Informar a ele que o “Cidade Alerta” será encurtado em uma hora. Pelo que foi possível apurar até agora ninguém falou com o apresentador.
 
Certo pelo incerto
 
Muito provavelmente essa conversa com o Marcelo Rezende não aconteceu até agora porque existe uma clara divisão entre os diretores da Record sobre o assunto.

Há até o entendimento que a abertura de uma segunda faixa de novelas pode ser uma boa, mas não unanimidade na questão do horário.
 
Está dentro


 
Se existia alguma dúvida a respeito, ela não existe mais: Mariana Ximenes está, sim, confirmada no elenco de “Liberdade, Liberdade”, de Márcia Prates, que a Globo vai exibir na faixa das 23 horas.

Gravações a partir de janeiro, para estrear em abril. A última novela da Mariana foi “Joia Rara”.
 
Gravando
 
E como a roda não pode parar, muito menos a da Globo, as gravações de “Êta Mundo Bom”, do Walcyr Carrasco, já começaram.

O diretor Jorge Fernando está pessoalmente comandando as suas primeiras externas na região serrana do Rio e cidades de Minas Gerais. É a próxima das 6.
 
Dançando lambada


 
Neste domingo, lambada será o ritmo da “Dança dos Famosos” no “Domingão do Faustão”.

No destaque, Ágatha Moreira, uma das participantes da edição, que em sua última apresentação conquistou a maior pontuação do dia.
 
Bate – Rebate
 
•        Alexandre Avancini pretende completar a escalação de “A Terra Prometida” no decorrer desta próxima semana...
•       ... De qualquer maneira, boa parte do elenco já foi definida.
•       Larissa Manoela, depois do tombo da semana passada, deve voltar às gravações de “Cúmplices de um Resgate” na próxima terça-feira...
•       ... Sobre este problema, o segundo com a Larissa na mesma novela, devemos entender como coincidência e triste obra do destino...
•       ... É importante salientar que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas pelo SBT...
•       ... E não apenas nesta novela, mas em todos os seus trabalhos. É uma empresa que sempre se preocupou com isso.
•       Na Band, também vai acontecer aquela parada regulamentar no fim do ano...
•       ... E isto no que diz respeito especialmente aos seus programas regulares da linha de shows, “Pânico” e “CQC”...
•       ... As férias dos dois devem começar nos dias 20 e 21 de dezembro e se estender até meados de março.
•       Depois de um período bem atrapalhado, “A Regra do Jogo” conseguiu abrir um pouco de frente nas suas gravações.
 
C´est fini
 
Neste novembro, em suas noites de sábado, o canal Sony terá, em seu bloco culinário, a estreia de duas produções nacionais: “Comer Bem Que Mal Tem” e “Chefs na Rua”, que se unem ao reality gastronômico americano “Top Chef Duels”.

Além do retorno de séries como “Grey´s Anatomy”, “Scorpion”, “Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D” e “Once Upon a Time”.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco