Topo

Coluna

Flávio Ricco


"A Regra do Jogo" é uma novela que pegou jeito

18/11/2015 07h01

Os altos índices alcançados por “Avenida Brasil” jogaram nas costas de João Emanuel Carneiro, além de uma cobrança perfeitamente normal e compreensível, a responsabilidade de superar ou ao menos repetir o feito do seu trabalho anterior.

Ainda que não considerando a dificuldade de alguns em aceitar o sucesso dos outros ou a insistência dos que torcem contra só por torcer contra, mas fazendo valer apenas os fatores acima citados, com alguma facilidade se verifica que a cobrança em cima de “A Regra do Jogo” é muito maior do que deveria.

A novela teve um começo difícil, só que aos poucos encontrou o seu caminho, e hoje é possível garantir sem qualquer medo de errar que já é um trabalho, em seus vários setores, dos mais interessantes.

O capítulo levado ao ar na segunda-feira (16) prendeu quem assistiu do começo ao fim, deixando o gosto de quero mais quando terminou. Em doses muito precisas, foram aparecendo todos os ingredientes indispensáveis para qualquer novela e, como um plus ou fugindo um pouco ao que é tradicional, “A Regra do Jogo” resolveu se arriscar no terreno da aventura. O resultado, em linhas gerais, é muito bom. Nesta altura já se pode afirmar que a novela, finalmente, entrou no jogo.

Tropa de choque

TV Globo, desde o final de semana, está com quatro repórteres em Paris - Pedro Vedova, Roberto Kovalick, Ilze Scamparini e José Roberto Burnier; a Globo News com três - Luísa Belchior, Bianca Rothier e Carolina Cimenti; e a Bandeirantes também com três - Sônia Blota, Felipe Kieling e Sérgio Gabriel;  o SBT, Élcio Ramalho e Sérgio Utsch, que foi da Turquia para Paris; e a Rede TV!, Marcos Clementino.

Sobrecarregado

André Tal, correspondente da Record na Europa, com base em Londres, também se deslocou para Paris e está tentando dar conta de tudo.

Tem feito boas reportagens e marcado presença nas entradas ao vivo.

Cabe a pergunta

Uma emissora do porte da Record, com dois telejornais nacionais diários e um canal de notícias, deixar tudo na mão de um só não é muito pouco?

Afinal, os acontecimentos na França estão mexendo com o mundo todo.

Nova missão

Troca no “Bem Estar”

Mariana Ferrão está em vias de sair em nova licença maternidade. João, seu novo filho, vai nascer em fevereiro.

Para cobrir o seu lugar e formar dupla com Fernando Rocha no comando do “Bem Estar”, já foi designada a repórter e apresentadora Michelle Loreto. Elisabete Pacheco, do “GloboNews em Pauta”, e Veruska Donato também gravaram pilotos para ocupar este lugar.

Celebridades

Atualizando

Voltando ao rodízio que o SBT está implantando em suas novelas, é preciso atualizar a equipe que hoje trabalha com Iris Abravanel em “Cúmplices de um Resgate”.

São eles: Rita Valente, Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes.

Cama de gato

Anitta foi no programa da Xuxa, pensando que ia só para cantar, mas na hora agá e sem qualquer aviso, entrou no quadro do sexo. Visivelmente contrariada, ela e a apresentadora se alfinetaram o tempo todo. No ar, e fora dele.

Hora da verdade

Passado o último programa ao vivo da Xuxa na Record, resta saber, agora, quem irá permanecer na sua equipe de produção. Os cortes estão previstos para acontecer ainda nesta semana.

Pior é que no meio disso existem pessoas que trocaram a estabilidade de outros empregos por essa aventura.

Tristeza no SBT

Em meio aos cortes determinados pela alta direção, o setor de operações do SBT demitiu Andrey Cepeda, com 10 anos de casa e por todos considerado o melhor editor de imagens, inclusive com experiência internacional.

Estava lá desde os tempos da Ana Paula Padrão.

E aí, hein?

O apagão da frequência analógica do sinal da televisão aberta começa dia 29 agora, na cidade goiana de Rio Verde, segundo o calendário da Anatel.

Mas será que vai mesmo?

Uma questão de justiça

Num país em crise como o nosso, com índices de desemprego batendo no teto e a inflação judiando de meio mundo, é até desproporcional enfiar um apagão desses, de cima para baixo, na cabeça das pessoas.

Não se pode exigir de ninguém trocar o arroz com feijão por uma TV nova ou conversor para digital. Não tem cabimento.

Agravante

Apesar de outorgadas pela Anatel, duas das maiores emissoras do Brasil, Band e Record, ainda não têm sinal digital em Rio Verde.

Segundo se sabe, falta capacidade técnica para as afiliadas de ambas na região, a TV Goiânia e a TV Sucesso, respectivamente. Vamos ver no que vai dar.

Bom jornalismo

Merece destaque a matéria do Juliano Dip, em Mariana, exibida no “CQC”, da Band, na última segunda-feira.

Com muita coragem, ele encarou todas, mostrando verdades que algumas pessoas fazem questão de manter escondidas, mesmo às custas da saúde de terceiros. A ligação política revelada, no mínimo, deveria proporcionar uma melhor investigação.

Bate – Rebate

·       Apesar de a Record já ter divulgado a presença de Paulo Goulart Filho em “A Terra Prometida”, que estreia em junho ou julho, o ator ainda não assinou contrato...

·       ... Um problema que precisa ser resolvido logo, porque alguns programas da Globo têm feito convites ao artista...

·        ...E ele, na dúvida, para não se complicar, tem optado por aguardar essa definição da Record.   

·       Cláudio França, o Gaúcho, com passagens em diversas emissoras, assumiu a direção artística da TV Mix, em Limeira.

·       O “SPTV”, da Globo, inicia nesta quarta-feira, 18, a cobertura do Carnaval de 2016...

·       ... A primeira matéria vai mostrar os bastidores da gravação das vinhetas com o samba enredo das escolas paulistanas ...

·       ... Márcio Canuto, por sua vez, irá comandar uma série sobre dúvidas dos foliões.

·       E a Band já tem gente em Salvador gravando as primeiras matérias do carnaval...

·       ... Aliás, se tem um trabalho que todo ano a Band faz bem feito e com organização é o seu carnaval em Salvador e Recife...

·       ... A repercussão pode não ser lá essas coisas, mas o trabalho está sempre arrumadinho.

C´est fini

Pablo, um motoboy ligeirinho será o papel de Ricardo Monastero em “A Garota da Mota”, série com gravações  em São Paulo, e exibição em 2016 na Fox e SBT, que ainda têm como parceiras a produtora Mixer.

“A Garota da Mota” é protagonizada pela ex-Globo, Christiana Ubach.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco