Topo

Coluna

Flávio Ricco


Record inova e transforma um vice-presidente em CEO

Marcus Vinícius Vieira (na frente, à esquerda), novo CEO da Rede Record, com Marcos Mion na assinatura do contrato do apresentador com o canal em junho de 2014 - Antônio Chahestian/Record
Marcus Vinícius Vieira (na frente, à esquerda), novo CEO da Rede Record, com Marcos Mion na assinatura do contrato do apresentador com o canal em junho de 2014 Imagem: Antônio Chahestian/Record

Flávio Ricco*

10/12/2015 07h01

Desde a última segunda-feira, conforme comunicado distribuído a todos os seus setores, foi informado que Marcus Vinícius Vieira, até então vice-presidente de operações, passou a ser o novo CEO da Rede Record. Ou o primeiro CEO da Rede Record.

Na televisão do Brasil, pelo menos, é um cargo que nunca existiu e, de fato, pelo menos até agora não existem maiores esclarecimentos do que esta nova significação poderá representar em termos práticos.

Na Record, esta é uma definição que ainda não existe.

Marcus Vinícius, nas funções que desempenhou, foi quem esteve sempre à frente do processo de reestruturação de toda a empresa, iniciado há uns dois anos e ainda em prática com a terceirização de uma grande maioria de serviços.

Desde lá detrás, ele sempre se mostrou um dos principais incentivadores desse enxugamento. Dos 7 mil funcionários de 2013, o plano arquitetado pela sua equipe, espera chegar a bem menos da metade disso.

De acordo com a galera, e para justificar a ordem das coisas, a criação do título “CEO” existiu apenas para formalizar que ele, Marcus Vinícius, agora só está abaixo do Edir Macedo.

Bola em jogo - 1

A classificação do trio de ferro paulista – Corinthians, Palmeiras e São Paulo, para disputar a "Libertadores" do ano que vem, ao lado do mineiro Atlético e do Grêmio, de Porto Alegre, já faz a alegria das emissoras de televisão que estarão habilitadas para a sua transmissão. E com a melhor das razões.

Os nossos cinco representantes são donos de grandes torcidas.

Bola em jogo – 2
Antes de tudo, no entanto, é preciso ver como tudo vai ficar. Ou como isso irá se acertar.

Pelo contrato existente com a Conmebol, a Fox é a única emissora licenciada para o Brasil e América Latina, no que diz respeito as TVs aberta e fechada, para a transmissão da "Libertadores".

Bola em jogo – 3
É de se esperar, no entanto, que a qualquer momento, e já a partir desses próximos dias, surja um anúncio sobre um acerto definitivo com a TV aberta.

No caso, com a Globo, já parceira da Fox em outras jornadas.

Mudança de endereço
Wesley Safadão, hoje o artista que mais vende shows no país, está de mudança para uma cobertura, no bairro de Moema, em São Paulo.

Isto porque a maioria dos seus compromissos em 2016 será na região sudeste.


Por que isso?
É necessária uma autorização de cessão de imagem, assinada, para que qualquer pessoa apareça falando na televisão, em seus telejornais ou programas jornalísticos.

Por que vários deles ainda insistem em não identificar os que são convidados a falar? É um critério, no mínimo, mal educado.


 A Vila do Martinho

Nesta quinta-feira, 10, Érica Reis conversa com o cantor e compositor Martinho da Vila, no programa "Leitura Dinâmica" da Rede TV!, a partir da meia-noite.

É um trabalho que a Érica passou a fazer, muito bem, fora do estúdio, tanto por aqui como no exterior. Toda semana ela tem uma atração diferente.

Descanso necessário

A decisão de tirar o "CQC" do ar no ano que vem, anunciada ontem, naquilo diz respeito aos dois lados – Band e Eyeworks, de fato foi das mais amistosas.

Entendeu-se que, se neste ano os seus resultados deixaram muito a desejar, em 2016 seriam muito piores. Nada contra.

Parar com isso
No entanto, o mínimo que se espera, quando há a decisão de acabar com um programa, é que todas as partes sejam comunicadas. Não tomem conhecimento pela imprensa.

E foi tudo o que aconteceu, mais uma vez, em se tratando da maioria dos seus repórteres e apresentadores. Deselegante, né?


 Falei com o Jô
Todo o noticiário que se iniciou por aqui e depois se espalhou, sobre a possibilidade do Viva produzir um novo "Viva o Gordo", a exemplo do que já aconteceu com "Sai de Baixo", "Globo de Ouro" e "Escolinha", pelo menos ao conhecimento do Jô Soares, não chegou nada até agora.

Data hoje, ninguém conversou com ele sobre essa possibilidade.


Via de mão dupla
A portuguesa SIC sempre foi fiel parceira da Globo, apresentando lá várias das grandes produções exibidas aqui.

Cabe perguntar por que aqui o Viva não faz a mesma coisa, apresentando alguns dos principais sucessos de lá? Por exemplo, "Laços de Sangue", vencedora do Emmy e supervisionada por Aguinaldo Silva. Será que nunca teremos a chance de ver?


Bate – Rebate

• Aline Riscado, aproveitada nas últimas edições do "CQC", não foi contratada pelo programa...
• ... E nem mesmo pela Band.
• Das mais comoventes a chamada do "Pé na Cova", levada ao ar pela Globo, na terça-feira...
• ... Fechar com o Falabella dando adeus a Marília Pêra numa sacada foi de doer o coração...
• ... Em se tratando da Marília, e não poderia ser diferente, o Canal Brasil também prestará a sua homenagem a ela...
• ... Amanhã, sexta, a partir das 18h45, serão exibidos duas grandes produções estreladas por ela...
• ... A primeira, 'Tieta do Agreste", adaptada da obra de Jorge Amado, com direção de Cacá Diegues...
• E, na sequência, "Pixote - A Lei do Mais Fraco", de Hector Babenco...
• ... Aliás, filme que rendeu a Marília prêmio de melhor atriz na Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos.
• O canal Universal demonstra que não é só "House". Segunda que vem, 20h10, será exibido o filme "Agentes do Destino"...
• ... Nos principais papéis, Matt Damon, EmilyBlunt e Anthony Mackie.

C´est fini

O SBT planeja estrear em maio de 2016 a série "A Garota da Moto", que conta com as parcerias de Fox e Mixer.

Produção em 26 episódios gravada no Rio e em São Paulo, estrelada por Christiana Ubach, será uma das apostas da nova programação.
O trabalho acompanha as aventuras de uma motociclista, Ubach.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco