Topo

Coluna

Flávio Ricco


Por economia TV vai acabar com contrato de prazo longo para autores

Autor de "Verdades Secretas", Walcyr Carrasco lançará "Êta Mundo Bom" em 2016 - Ju Fumero/UOL
Autor de "Verdades Secretas", Walcyr Carrasco lançará "Êta Mundo Bom" em 2016 Imagem: Ju Fumero/UOL

Colunista do UOL*

13/12/2015 07h01

Em outubro do ano passado, foi destacado neste espaço que a forma de administrar o negócio televisão obedeceu transformações importantes, até chegar ao que as emissoras pudessem considerar como mais próximo da realidade em se tratando de valores pagos aos seus artistas.

As loucuras que ocorriam na contratação desse ou daquele nome (ator, apresentador) desapareceram por completo. Os canais passaram a trabalhar em planos mais efetivos, colocando em prática a política dos pés no chão.

E agora, por exemplo, como próxima etapa, chega a informação sobre uma mudança muito forte no trato com escritores de novelas, séries e outros do gênero. O vínculo de prazo longo vai acabar.

Entende-se que, nos dias atuais, não há mais a menor condição de pagar uma fortuna, para esse pessoal ficar dois ou até três anos fora da grade de programação.

O fim dessa exclusividade forçará contrato por obra também para eles, ou supervisão de textos e trabalhos quase seguidos, como já acontece em alguns casos. Só como exemplo desse modelo que será colocado em prática, já temos o Ricardo Linhares ("Babilônia") supervisionando uma novela das sete; Mário Teixeira ("I Love Paraisópolis") envolvido com a próxima das 23h, "Liberdade Liberdade", e a "máquina" Walcyr Carrasco ("Verdades Secretas"), prestes a estrear "Êta Mundo Bom!".

Essa nova ordem, segundo se comenta nos bastidores das principais redes, valerá inclusive para as chamadas "grandes cabeças" da nossa TV.

Destino
O repórter Juliano Dip, atualmente no "CQC", vai migrar para o jornalismo da Bandeirantes em 2016. Pelo menos este é o desejo inicial da emissora, uma vez que o programas das noites de segunda-feira não será apresentado na próxima temporada. Dip foi muito elogiado internamente devido ao trabalho na cobertura da tragédia de Mariana, em Minas Gerais.

Outro plano
O jornalismo da Band será a primeira opção para o Dip no ano que vem – mas não a única.

Uma ala da Eyeworks, dona do "CQC", já defende também sua entrada no elenco de "A Liga", para trabalhar ao lado de Mariana Weickert e Thaide. A definição vai acontecer nos próximos dias.

Desconfiômetro
Apesar de a Band ter garantido em comunicado que o "CQC" voltará em 2017, 9 entre 10 profissionais envolvidos no programa não estão acreditando muito nessa história de ano sabático.

Para eles, o programa, que terá sua última edição ao vivo dia 21, acabou e pronto. Em todo caso, a versão da emissora é outra e só resta aguardar.

Momento
O "Legendários" de Marcos Mion se acertou na programação da Record aos sábados e praticamente tomou conta da vice-liderança de audiência. Só perde para a Globo no horário. Isso é uma coisa.

A outra, é que após o entrevero com Rodrigo Faro, surgiram informações que o Mion estaria nos planos da Bandeirantes – de novo! Oficialmente, porém, ninguém do Morumbi confirma essa sondagem ao apresentador da Record.

Música
O canal Viva preparou uma programação musical especial para o fim de ano.

No dia 23, a emissora exibe um show dos "Três Tenores" José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti.

No dia 24, vai ao ar uma apresentação de Michael Bublé. O destaque do dia 30 fica por conta de Andrea Bocelli, que, em 2011, em Nova York estrelou um concerto com as participações de Celine Dion, Tony Bennett, Bryn Terfel, Chris Botti, David Foster, Andrea Griminelli, Nicola Benedetti, Anna Maria Martinez e Pretty Yende.

Aguardando estreia
O longa "Mais Forte Que o Mundo", sobre a trajetória de José Aldo e protagonizado por José Loreto, chegará aos cinemas no primeiro semestre de 2016.

A ideia é lançar num período que não sofra tanto a concorrência de produções norte-americanas.

Cléo Pires, Paloma Bernardi, Milhem Cortaz, Jackson Antunes e Cláudia Ohana também estão no elenco. 

Futuro
Não há planos na Record para Ana Paula Minerato, Douglas Sampaio e Luka Ribeiro, que foram finalistas em "A Fazenda 8", encerrada terça-feira. Pelo que se tem notícia, na emissora, nenhum deles será aproveitado em outras atrações, até em função da proximidade do período de férias.

Sem parar
O "É de Casa", programa das manhãs de sábado na Globo, não vai interromper suas edições ao vivo no período de férias. Haverá, no entanto, um rodízio entre o sexteto de apresentadores para que cada um possa esticar um pouquinho. 

Sai pra lá
Em relação ao desejo da Record em fazer um remake de "Pai Herói" baseado na radionovela "Um Estranho na Terra de Ninguém", na qual Janete Clair se baseou para escrever o folhetim, duas informações:

A primeira, é que a Globo renovou seu domínio sobre o título, portanto, a concorrente não poderá fazer uso dele.

E a segunda, os direitos da novela de Janete Clair, exibida em 1979, permanecem com a emissora carioca.

Arremate
O que a Record possui, como colocado, são os direitos da radionovela – e não poderá contar a mesma história da Globo.

Carlos Lombardi segue cotado para desenvolver esse trabalho. 

Vida que segue
Vice-campeão da "Dança dos Famosos", Arthur Aguiar faz primeira imagem caracterizado como Osório, em "Êta Mundo Bom!", próxima novela das 18h da Globo.

Na história de Walcyr Carrasco que se passa nos anos 1940, o personagem mora na pensão de Camélia (Ana Lúcia Torre) e se apaixona pela neta dela, Gerusa (Giovanna Grigio), que sofre de uma doença misteriosa. Uma trama com requintes de "A culpa é das estrelas".

Bate – Rebate

• A Endemol, além do quadro dos gordinhos, tenta emplacar um outro formato de reality na Record...
• ... Por enquanto, silêncio sobre o assunto.
• A Conspiração vai fazer a terceira temporada do "Adotada" na MTV...
• ... Ocupa um espaço que foi da produtora Formata.
• Neto conversa com o cantor Daniel no programa "Baita Amigos", amanhã, no BandSports.
• Lázaro Ramos está investindo também no trabalho de roteirista...
• ... Ele escreveu um episódio de "Mister Brau" e ganhou elogios da equipe de roteiristas do programa.
• Programa da Renata Fan, "Jogo Aberto", poderá apresentar uma ou duas mudanças na equipe de vídeo, para 2016...
• ...Contratos estão sendo discutidos.
• Decididamente, "A Regra do Jogo" não acrescentou nada para Marcello Novaes.

C’est fini
Com apresentação de Gugu Liberato e Sabrina Sato, a Record grava nesta segunda (14) o especial "Amigo Secreto" para exibição dia 22, às 22h30.

Uma gravação que promete, afinal, o que tem de apresentador se estranhando, na casa, é uma grandeza. Resta saber como vão administrar essa confusão toda.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco