Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novela não pode faltar no cardápio da TV brasileira

Moisés desce do Monte Sinai com as tábuas no último capítulo da novela "Os Dez Mandamentos" - Divulgação/Record
Moisés desce do Monte Sinai com as tábuas no último capítulo da novela "Os Dez Mandamentos" Imagem: Divulgação/Record

Flávio Ricco*

23/12/2015 07h01

Neste 2015, a dramaturgia observou um avanço importante da na televisão brasileira. Se Globo e SBT mantiveram inalteradas as suas linhas de produção, em alguns casos até investindo um pouco mais, é importante reconhecer a entrada das novelas turcas na Band e o enorme sucesso de "Os Dez Mandamentos".

Mais que isso, o descobrimento, por parte da Record, de um caminho a ser explorado.

Se, num passado não tão distante, algumas das suas séries religiosas encontraram boa resposta junto ao público, houve a avaliação que a repercussão poderia ser a mesma em se tratando de novelas. E não só foi, como ainda superou as boas expectativas que existiam. "Os Dez Mandamentos" se transformou no seu maior sucesso de todos os tempos.

Agora é pensar no ano que vem. A teledramaturgia como um todo, indo ao encontro do que avaliam os dirigentes das grandes redes, é um produto que não pode faltar no cardápio da televisão brasileira.

 Viúva alegre

Patrícia Pillar será uma das protagonistas de "Ligações Perigosas", de Manuela Dias, série em 10 capítulos, já gravada e com exibição prevista para janeiro na Globo. O papel é de uma viúva, alegre e cheia do dinheiro, mas que gosta de se meter na vida dos outros.

Mas olha essa

Galera da Record anda impressionada com a Juju Salimeni, ex "Pânico", agora na linha avançada das participantes do Marcos Mion. Em todas as suas andanças, mesmo nos interiores da emissora, ela só se faz acompanhar de um ou dois guarda-costas.

Não por acaso

Sabrina Sato também passou a ser outra a chamar atenção. De uns tempos para cá, ela resolveu ter assessores para decidir tudo em sua vida. Desde o que deve falar ou vestir ou até se toma cafezinho com açúcar ou adoçante.

 Saiu fora

Marcelo Mansfield resolveu acabar com a sua página no Facebook. Assim como vários outros, ele também não aguentou mais tanta xingação.

Aliás, é curioso como as coisas funcionam nas redes sociais. A intolerância com as opiniões em contrário atingem as raias do absurdo.

A propósito do Mansfield...

Ao lado dos seus bons companheiros do "Clube dos Cinco, da BandNews FM, ele também já está empenhado num especial de fim de ano. A ideia é apresentar os maiores micos de 2015 no Brasil e exterior. A dúvida de todos é se vai caber tudo num programa só.

Programação

A Record estabeleceu para janeiro a exibição da nova temporada de "Conselho Tutelar". Independentemente disso, já está decidida a gravação de uma próxima, também com produção da Visom Digital e Universal.

Mundo pet

A partir de janeiro agora, o ouvinte da Jovem Pan ficará bem informado sobre tudo o que rola no mundo pet.

O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, em parceria com a rádio, disponibilizará um conteúdo diversificado, que vai ajudar bastante quem tem ou pretende ter um animal de estimação.

Trabalhando duro

Paulo Cursino e Leandro Hassum estão envolvidos no projeto do "Viva o Gordo" para o segundo semestre do ano que vem. 

Em vários setores da Globo existe a segurança de que será uma empreitada bem sucedida, como foram "Sai de Baixo" e a "Escolinha". Em outros, no entanto, essa confiança não existe.

Entende-se que será impossível chegar perto daquilo que o programa representou no passado.

Especial de fim de ano

A Rede Viva gravou com a cantora Camilla Castro o seu especial... de começo de ano. É uma interprete com inegáveis recursos e merecidamente considerada uma das melhores revelações da MPB nos últimos tempos.

Vai ao neste próximo dia 1, às 22h30.

Bate – Rebate

• A Globo está usando de toda cautela para não avançar o sinal nas gravações de “Além do Tempo"...
• ... Um cuidado que se faz necessário por causa da “classificação indicativa...
• ... A ordem é pegar leve nas cenas amorosas. Nada de maiores apertos.
• Não será nenhuma surpresa para esta coluna se, muito em breve, o nome da Fernanda Torres surgir como autora de uma série ou novela na Globo...
• ... Escrever, como se sabe, também é a praia dela...
• ... No Projac, avalia-se, isto é só uma questão de tempo...
• ... Aliás, neste 2016 pela frente, foi acertado que a Fernanda estará à frente da série em cinco capítulos,"“Minha Estupidez, programada para o GNT.
• Vários atores japoneses, homens e mulheres, foram testados para o elenco da próxima novela do Walther Negrão na Globo...
• ... É um trabalho para as 19 horas, mas que ainda segue sem título.

C´est fini

Pela ordem, a Globo já tem estabelecido que depois da Márcia Prates, Euclydes Marinho é quem irá escrever uma novela para as 23 horas.
Exibição em meados de 2017.

Entáo é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery.

Flávio Ricco