Topo

Coluna

Flávio Ricco


O Brasil de tantos e graves problemas se prepara para a Olimpíada

Jogos Olímpicos ocorrem no Rio entre os dias 5 e 21 de agosto - Eric Gaillard/REUTERS
Jogos Olímpicos ocorrem no Rio entre os dias 5 e 21 de agosto Imagem: Eric Gaillard/REUTERS

Colunista do UOL*

09/01/2016 07h01

A reportagem especial do "Fantástico" (Globo) deste domingo (10) aborda os erros médicos. Um estudo da Fiocruz estima que ocorrem, a cada ano, 600 mil eventos adversos – como são chamadas tais questões na linguagem da Medicina. Em quatro anos, o número de processos por erros médicos no Superior Tribunal Justiça cresceu 140%.

Para tentar combater o problema, todo hospital deveria ter, por determinação da Anvisa, um programa de segurança do paciente. Mas apenas 1.266 dos 6.691 hospitais, públicos e privados, já implantaram esses programas. Trabalho do repórter Roberto Kovalick.

Em tempos de zika e chikungunya, nomes tão feios quanto seus males, Saúde e Segurança em estados caóticos, e nós aqui nos preparando para receber a Olimpíada. E observando, até com alguma naturalidade, errinhos de conta (R$ 25 milhões) em uma obra. É o país do absurdo.

O que levamos da Copa do Mundo, sem ser os 7 a 1? Que benefícios nos trarão os Jogos Olímpicos?

Mais cedo um pouco
O futebol na TV Globo, nas noites de quarta-feira, a partir deste ano será exibido um pouco mais cedo em relação ao que era até o ano passado.

Em vez de começar perto das 10 da noite, as suas transmissões devem iniciar às 21h45.

De qualquer forma
Toda e qualquer partida de futebol, tanto às quartas-feiras, como nos finais de semana, só terá início depois do "ok" da televisão.

O juiz irá apitar e a bola rolar apenas depois disso. Afinal, é um direito de quem paga a conta.

Cena da novela "Fatmagul" - Reprodução - Reprodução
Cena da novela "Fatmagul"
Imagem: Reprodução
Vítima da vez
A novela turca da Band, "Fatmagul", é o mais novo alvo da "classificação indicativa", "mas podem me chamar de censura".

Os seus editores estão trabalhando dobrado, desde o final do ano passado, para eliminar cenas que os classificadores entenderam como pesadas para o horário.

Duro tudo isso
O alto-falante desta coluna é muito pequeno para alterar qualquer coisa, assim como de outros que participam da mesma opinião, mas as poderosas emissoras de televisão deveriam saber se colocar frente a certos assuntos.

Vai século, vem século, sai ano, entra ano e não muda nada. Ainda há quem decida o que podemos ou não podemos assistir e em que horário. A cabecinha do mundo, pelo menos na parte que nos diz respeito, continua a mesma.

Grazi Massafera é um dos nomes de "Sagrada Família" - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Grazi Massafera é um dos nomes de "Sagrada Família"
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews
Trabalhando na frente
Mesmo com a exibição da novela transferida para o final deste ano, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não diminuíram o ritmo nos preparativos de "Sagrada Família" – título provisório da substituta de "Velho Chico".

Aliás, o seu elenco já está quase que completamente escalado.

Os nomes
“Sagrada Família” teve conservados os nomes dos atores, pretendidos desde o início dos trabalhos.

Estão certas as escalações de Cláudia Abreu, Otávio Augusto, Bianca Müller, Giulia Gam, Regina Braga, Emanuelle Araújo, Camila Morgado, Gabriel Leone, Tarcísio Meira, Grazi Massafera, José Mayer, Maria Flor, Mayana Neiva, Regiane Alves, Tuca Andrada, Cláudia Raia, Heloísa Périssé, Reynaldo Gianecchini, João Baldasserini, Vera Holtz, Isabella Santoni, Humberto Carrão e Arianne Botelho.

Para arrematar
Apenas para encerrar o assunto "Sagrada Família", a Globo está trabalhando com a data de 3 de outubro para a estreia da novela.

Evidente que isto só será possível confirmar com o fim de "A Regra do Jogo" e o começo de "Velho Chico".

Não posso acreditar
No exato dia em que saiu por aqui um comentário sobre o jornal local da Globo, em Minas, com a sua mania de priorizar assuntos domésticos, bem naquela edição entrou uma matéria de pet shop.

Uma coincidência das mais sinistras.

Desde o começo
O personagem Dante, do Marco Pigossi, em "A Regra do Jogo", por culpa do João Emanuel Carneiro, virou piada. Um policial que não enxerga um palmo à frente do nariz.

Desde o começo da novela foi assim e foi falado aqui. Uma virada de jogo que caberia ao autor ter realizado e que até agora não aconteceu. Lamentável isso. Expôs o ator. Quem está pagando por isso é o coitado do Pigossi.

Serginho Groisman vai receber Selton Mello, Suzana Pires, Chitãozinho e Xororó - Carol Caminha/Divulgação/TV Globo - Carol Caminha/Divulgação/TV Globo
Neste sábado, no seu "Altas Horas" (Globo), Serginho Groisman vai receber Selton Mello, Suzana Pires, Chitãozinho e Xororó, Família Lima, Arlindo Cruz e a banda japonesa Begin
Imagem: Carol Caminha/Divulgação/TV Globo
Cada uma
Nas demissões realizadas no SBT nestes primeiros dias de janeiro, entraram também os dois pilotos do motolink.

Agora não tem mais ninguém para operar esses equipamentos. Em uma cidade como São Paulo, com trânsito caótico a qualquer hora do dia e da noite, este acaba sendo mais um desfalque importante no jornalismo.

Bate – Rebate

• Uma reportagem especial sobre pessoas que moram e vivem do lixão, está sendo produzida para a volta do programa de Gugu Liberato, dia 3 de fevereiro, na Record.

• Não tem ninguém ainda escalado para a novela "Carinha de Anjo", a próxima do SBT...
• ... Todas as preocupações estão em encontrar a protagonista, uma menina de 5 anos...
• ... E é quase certa também a participação do Jean Paulo Campos. Mas ninguém bateu o martelo ainda.
• Heloisa Périssé está preparando nova série para o GNT. Além de escrever, ela irá atuar.

• O "Sem Censura", da Leda Nagle, um dos mais tradicionais programas da TV do Rio de Janeiro, exibido na TV Brasil, está em férias...
• ... E assim vai ficar durante este janeiro e fevereiro, para voltar com edições inéditas em março.
• Logo no começo da semana que vem, a Globo irá divulgar a lista dos participantes do novo "BBB".
• Novo programa do Marcelo Adnet foi aprovado na Globo no núcleo do Ricardo Waddington...
• ... Semanal, deve estrear ainda neste primeiro semestre.
• Nova série do Gilberto Braga, sobre vida e carreira da Elis Regina, só será exibida na Globo em janeiro de 2018.

C'est fini
O SporTV, além de todo pessoal que movimenta, sempre revelou valores importantes para a nossa TV. Tiago Leifert, por exemplo, é um desses destaques. Ou o grande exemplo deles.

Felipe Brisolla, que hoje está na Europa, com as suas atenções totalmente voltadas para a cobertura do prêmio da FIFA é outro no mesmo caminho. Sabe se colocar e sabe falar. Bom valor.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco