Topo

Coluna

Flávio Ricco


Band e Record ainda não se movimentam para a Olimpíada; Globo está pronta

Time da Globo é composto por atletas que se destacaram representando o país - Globo/João Cotta
Time da Globo é composto por atletas que se destacaram representando o país Imagem: Globo/João Cotta

Colunista do UOL*

21/01/2016 07h01

Vendo de fora, observando distância regulamentar no acompanhamento de tudo, é interessante verificar como a TV do Brasil, como um todo, se prepara para o início da transmissão de uma Olimpíada daqui seis meses. E uma Olimpíada que terá por sede o nosso Rio de Janeiro.

Na aberta, só a Globo se mexeu até agora. Já tem toda a sua equipe montada e uma programação desde algum tempo voltada com vistas a esta cobertura que mobilizará centenas de profissionais. O seu “Time de Ouro”, para comentar as competições, já está escalado e é composto por 10 atletas que se destacaram representando o país: Gustavo Kuerten, no tênis; Tande, Giba e Fabi no vôlei; Shelda, no vôlei de praia; Maurren Maggi, no atletismo; Gustavo Borges, na natação; Daiane dos Santos, na ginástica artística; Flávio Canto, no judô e Hortência, no basquete.

O mesmo se aplica, no cabo, aos canais esportivos, especialmente os da Globosat e ESPN. Os dois, e a Fox ainda nem tanto, em francos preparativos, tendo como certeza que este tem tudo para ser o grande evento da temporada. Causa surpresa, no entanto, o pouco caso que os Jogos Olímpicos pelo menos até agora despertam em Bandeirantes e Record. Talvez não seja tanto o caso desta última, mas no caso da outra, nada como um acontecimento desse tamanho para fazer entrar um dinheiro novo, diferente e tão necessário no seu caixa.

Mas nada, nenhuma das duas parece estar nem aí. Talvez ainda continuem na espera do ano começar depois do Carnaval.

Silêncio
Na Band, embora isso possa parecer coisa de outro mundo, data hoje, nenhuma reunião até agora aconteceu com o pessoal do esporte com vistas à Olimpíada.

Por enquanto, como única novidade, só a volta do Álvaro José, tirado da Record.

Mãos à obra
Sabrina Sato volta aos trabalhos na Record nesta quinta-feira.

Depois das férias na Tailândia, ela vai passar dois dias gravando em São Roque.

Musicais
Na quarta, Ricardo Mantoanelli dirigiu dois novos videoclipes para a novela "Cúmplices de Um Resgate".

Um da música "Farofafá" e outro com o clássico "Sandra Rosa Madalena", ambos na voz de João Camargo, que interpreta o personagem Ofélio.

A gravação foi feita no Hopi Hari, em Vinhedo.

Marcos Caruso é Feliciano em "A Regra do Jogo" - TV Globo - TV Globo
Marcos Caruso é Feliciano em "A Regra do Jogo"
Imagem: TV Globo
Agora sim
Dia desses, aqui se falou da pouca função da casa do Feliciano em "A Regra do Jogo". Tantos personagens, vestidos por bons atores, mas sem nenhuma importância na novela.

Nos últimos capítulos, no entanto, a ida do Juliano Cazarré para lá e o Caruso saber da Susana Vieira que é o pai da "criança" – Merlô, já revelaram a amarração que se reclamava.

Ia, mas não foi
As gravações da série "Nem Vem Que Não Tem", que irá ao ar na Fox e já deveriam ter começado há uma semana, foram transferidas para a próxima terça-feira (26).

Existiram problemas com a sua produção. Várias pessoas desistiram do projeto e terão que ser substituídas por outras. Atores, como Pedro Paulo Rangel e Diogo Vilela, Françoise Forton, acostumados a trabalhar com certa organização, estão estranhando um pouco.

BDSP
A cidade de São Paulo faz aniversário no dia 25 e o "Bom Dia São Paulo", da Globo e do Rodrigo Bocardi, fará um programa especial para festejar a data, inclusive com um passeio em alguns locais marcantes da cidade.

Haverá ainda a exibição das séries "Novos Imigrantes", sobre como vivem os sírios, haitianos, africanos e bolivianos, e "Prato Feito", na qual conta as histórias dos pratos típicos paulistanos.

Campus Party
Pelo terceiro ano consecutivo, o GloboNews vai marcar presença na "Campus Party", um dos mais importantes eventos de inovação do mundo, que acontece em São Paulo de 25 a 31 de janeiro, em parceria com a Globo.

Além de uma palestra do repórter Rafael Coimbra sobre o futuro do jornalismo com o uso de novas tecnologias, o canal dividirá um estande com os parceiros Globo, Editora Globo, Globo.com, G1 e Infoglobo.

Falta de planejamento – 1
Se tudo na teledramaturgia Record estivesse andando de forma organizada, "Os Dez Mandamentos" – Parte 2 estrearia em março.

Já a próxima bíblica, "A Terra Prometida', teria o seu primeiro capítulo exibido em 30 de maio. O elenco, inclusive, já está praticamente fechado.

Falta de planejamento – 2
Acontece que as coisas andam um tanto estranhas depois do processo de terceirização da teledramaturgia, e ninguém na emissora crava data nenhuma. Casablanca e Record ainda estão em frequências diferentes.

Os mais pessimistas acreditam até na possibilidade de "A Terra Prometida" ficar para o início de 2017. Exagero? Tempo ao tempo. É o que caminha para acontecer.

Pegadinhas do SS
As pegadinhas do "Programa Silvio Santos" (SBT) sempre causam um barulho interessante, na audiência da TV e também na internet. Com as duas últimas não foi diferente.

A do "Banheiro Surpresa", no site IGN Brasil (especialista em games) atingiu um total de 18 milhões e 900 mil views; enquanto "O Poder da Força", 7 milhões e 300 mil views.

Já a pegadinha "O Escolhido" obteve 2 milhões de views na página do Facebook Point Nerd 2.0.

Paloma Bernardi e Bianka Fernandes no ensaio da Grande Rio - Divulgação - Divulgação
Paloma Bernardi e Bianka Fernandes no ensaio da Grande Rio
Imagem: Divulgação
 Carnaval 
As atrizes da Record, Paloma Bernardi e Bianka Fernandes no ensaio da Grande Rio. Paloma, recém-contratada da emissora, será uma vilã, na novela "A Terra Prometida'.

Já Bianka voltará com a personagem envelhecida Abigail, na segunda fase de "Os Dez Mandamentos". Paloma é a rainha de bateria e Bianka sairá no carro abre alas.

Bate – Rebate
• Nesta quinta-feira a Globo estreia a última temporada da série "Pé na Cova"...
• ... Que ficará no ar até abril...
• ..E possibilitará ao público acompanhar o último trabalho inédito de Marília Pêra.
• Danilo Gentili só vai retomar as gravações do "The Noite" no dia 29 de fevereiro...
• ...Mas parte da equipe do seu programa estará presente nos trabalhos do SBT Folia.
• "Êta Mundo Bom!" perdeu 2 pontos em São Paulo em relação ao índice de estreia. Deu 24 na terça...
• ...Porém, as críticas a essa nova novela de Walcyr Carrasco continuam bem positivas.
• Estreia da terceira temporada do "Tudo Pela Audiência" no Multishow acontecerá em maio.
• Globo começou a fazer testes para o elenco de "Sagrada Família", substituta de "Velho Chico"...
• ...Sempre lembrando que o chamado elenco principal desta novela da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari está praticamente fechado.
• As gravações do "Pânico" serão retomadas na próxima semana.

C'est fini
Logo depois do Carnaval, a Globo pretende definir todos os detalhes a respeito do especial em 4 episódios do "Viva o Gordo".

Por todos os detalhes, a escolha de seus diretores geral e de núcleo.

Leandro Hassum, mesmo em momento surfista, ainda é o nome indicado para fazer o protagonista desta homenagem a um grande sucesso da TV, que teve o Jô Soares à frente. Roteiro de Paulo Cursino.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco