Topo

Coluna

Flávio Ricco


Novelas da Globo observam crescimento em todos os horários

Colunista do UOL*

12/02/2016 07h01

A Globo, com a melhor das razões, está festejando o crescimento de audiência de toda produção da teledramaturgia, em seus diversos horários de exibição, neste começo de 2016.

Na faixa das 18h, "Êta Mundo Bom" já superou "Além do Tempo", que foi o grande sucesso do ano passado. E ambas com índices de qualidade dos mais interessantes.

"Totalmente Demais", às 19h, teve um começo muito bom entre novembro e dezembro, elevando em quase dois pontos a média do horário em relação a sua antecessora "I Love Paraisópolis". Joga contra ela o fato de contar uma história que não anda. Tem sérias dificuldades em sair do lugar.

Mas a subida mais significativa, em se tratando de novelas, deu-se com "A Regra do Jogo", especialmente a partir do instante em que passou a concorrer com o vento. Méritos dela, claro, porque efetivamente houve uma melhora das mais interessantes, mas o fim de "Os Dez Mandamentos" e a contribuição da Record em não colocar nada no seu lugar, também foram determinantes na elevação dos números da Globo.

Em São Paulo, "A Regra do Jogo" fechou com 31 pontos de média em janeiro, seis a mais que a estreia em setembro. Foi o seu recorde mensal.

Guardadas as proporções

No futebol, nossos treinadores falam em "diminuir", quando não querem dar espaço ou pretendem limitar a ação dos adversários. No campo da TV, em se tratando de novelas ou qualquer outra coisa, o que se observa --e os números comprovam--, é que a concorrência insiste em jogar a favor da Globo. Nunca há a preocupação em "diminuir".

Band amarrada

A Bandeirantes, de todas as redes, não tem grandes perspectivas para a sua programação. Tudo tende a continuar como está. E do jeito que está. 

De manhã, desenho na sequência de um programa de culinária, uma tarde que não tem nada e, à noite, uma igreja instalada no meio do horário nobre.

Consequência trágica

Alguns, os poucos bons produtos da Band, ficam perdidos no meio de tanta coisa sem importância.

E o que faz cair no velho beco sem saída: não vende, porque não produz. E como não produz, não vende.

Justus - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Roberto Justus vai apresentar o reality de casais "Power Couple"
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Tudo certo

A Record confirma para o próximo dia 29, em sua sede, em São Paulo, o evento da sua nova programação. Na ocasião, será conhecido o elenco do reality de casais "Power Couple", com apresentação de Roberto Justus e produção da Floresta, além de detalhes da segunda parte de "Os Dez Mandamentos", entre outras novidades.

Data marcada

O "Power Couple", também informa a Record, vai estrear em 12 de abril, uma terça-feira. Serão oito casais na disputa do prêmio principal, que terá sua final ao vivo em junho. A direção é de Rodrigo Carelli.

Próxima novela – 1

A próxima novela de Aguinaldo Silva vai se passar numa fictícia cidadezinha localizada no interior de Minas Gerais, lugarejo sobre o qual paira um grande mistério, que será sustentado até o fim da trama.

Próxima novela – 2

Aguinaldo está dando os últimos retoques na sinopse antes de enviá-la à Teledramaturgia. O título provisório é "O Sétimo Guardião", e por enquanto não existe nada mais que isso.

Quanto a nomes, evidente que o autor gosta de trabalhar com algumas figuras, como Alexandre Nero, Lilia Cabral e Marina Ruy Barbosa... Se estiverem disponíveis na ocasião, claro.

Ele mesmo

Mauro Mendonça Filho foi confirmado como diretor da primeira novela de Thelma Guedes e Duca Rachid para o horário das 21h. Estreia em 2017. O que se sabe é que será um policial de tirar o fôlego.

Rodada dupla

A ESPN Brasil vai transmitir neste domingo (14), ao vivo e exclusivo, dois jogos decisivos do futebol inglês. Confronto direto entre Arsenal e Leicester, terceiro colocado contra o líder do campeonato, e o vice-líder, Tottenham, versus o quarto colocado, Manchester City.

A temporada atual da Premier League é considerada a mais emocionante dos últimos tempos.

Tema delicado

A abordagem de determinados assuntos pode proporcionar diferentes interpretações, mas com o maior respeito ao Luciano do Valle e a sua família, a Bandeirantes deveria aceitar que ele não está mais entre nós.

A intenção de o nome dele ser citado a todo instante pode ser, e até acho que é, a melhor possível, mas trata-se de uma insistência que em determinados momentos e ocasiões chega a incomodar. Há até uma forte forçação de barra.

Cumplices - Divulgação - Divulgação
Graciely Junqueira será Chloé em "Cúmplices de um Resgate"
Imagem: Divulgação

Cara nova

Graciely Junqueira começou a gravar "Cúmplices de um Resgate" no SBT. Chloe é a sua personagem e também vai integrar a banda musical da novela.

Atriz e cantora, a jovem foi finalista do "Ídolos Kids" na Record e, no SBT, também venceu uma edição do "Máquina da Fama". Mais recentemente, recebeu convite para gravar com Johnny Lozada, que trabalhou na versão mexicana da novela.

Se vira nos 30

A última quinta-feira (11) amanheceu com a Record dispensando os auxiliares de câmeras. Mandou todos eles embora, o que, sem sombra dúvida, fará uma diferença bem importante no seu caixa.

A partir de hoje, os operadores de câmera, transformados recentemente em repórteres cinematográficos, terão que se virar sozinhos. Será que foi este o preço?

Bate – Rebate

• A TV Brasil vai transmitir nesta sexta, a partir das 21 horas, o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval de São Paulo.
• "À Flor da Pele" é apenas título provisório da próxima novela da Glória Perez na Globo...
• ... Segundo se comenta, com chance próxima de zero de se tornar definitivo.
• Os canais Telecine ainda não têm data para a exibição de "Os Dez Mandamentos", o filme...
• ... Oficiosamente se fala entre março e abril.
• Marcelo Médici, segundo comentários no Projac, é um nome na mira do "Zorra".
• "Haja Coração", próxima das 19h na Globo, já tem todas as suas locações de São Paulo escolhidas...
• ... As gravações, no dia 22, terão início na capital paulista.
• O personagem Dante, em várias ocasiões, deixou a desejar...
• ... Mas deve se destacar o bom trabalho do Marco Pigossi em "A Regra do Jogo".

C'est fini

A Record, em São Paulo, não tem nada com isso, mesmo porque o serviço é terceirizado, mas nos seus interiores existe um restaurante, cujo gerente é um verdadeiro troglodita no trato com as funcionárias do estabelecimento.

Todos os dias tem uma chorando e ameaçada de ser mandada embora. Um assédio moral violento, a ponto de seguir as pessoas para ver se elas vão mesmo ao banheiro. O que é isso?

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco