Topo

Coluna

Flávio Ricco


Jornalismo na TV já começa dar tapinha nas costas

Colunista do UOL*

06/04/2016 07h01

Todo esse esforço, especialmente do pessoal do jornalismo, em tornar a televisão mais natural ou mais coloquial, é absolutamente válido, desde que se observem certos limites.

Uma repórter do "SP-TV", não tão conhecida assim, e portanto sem maior intimidade com o telespectador, chamar o César Tralli de "meu filho" soa como exagero. Assim como outro, também em uma entrada ao vivo, se referir a certa pessoa como "o cara".

É preciso dosar, tomar certos cuidados, para não cair em conversa de mano. E quer queiram ou não, a empatia de um apresentador, que está todo dia no ar, com o telespectador é uma e bem diferente da maioria dos repórteres que só aparecem de vez em quando.

O caminho é esse mesmo, mas vamos pegar mais leve, não querendo pular etapas ou tentando ser íntimo demais, a ponto de fazer xixi de porta aberta ou dar tapinha nas costas. Tem coisa mais aborrecida que isso?

X-Factor

Está tudo ainda no começo, mas a Band já deu início aos trabalhos do "X-Factor", tentando buscar nomes para o seu júri.

Um deles deverá ser Paulo Junqueiro, presidente da Sony Music do Brasil, que já desempenhou essas funções na versão portuguesa. Ele mesmo, dizem, se convidou.

Nomes

Entre os artistas visados, Anitta foi a primeira a ser cogitada, mas o seu compromisso com o Multishow foi visto como impedimento.

Wanessa Camargo, Daniela Mercury e Preta Gil se ainda não foram, serão convidadas para conversar.

Alexandre Avancini e Arlette Siaretta, dona da Casablanca, em evento de estreia de "Os Dez Mandamentos", no Rio - Divulgação - Divulgação
O diretor Alexandre Avancini e Arlette Siaretta, dona da Casablanca
Imagem: Divulgação

Bom começo

Indiscutivelmente, a Record não poderia esperar por estreia melhor da segunda fase de "Os Dez Mandamentos".

E o que chama atenção é o interesse do público pelo produto novela. Na noite de segunda-feira, no instante em que SBT, Globo e Record tinham novelas no ar a soma de suas audiências chegou a 57 pontos. É demais.

Letícia Wiermann Datena com Arnold Schwarzenegger, no momento pose para foto, durante a realização do "Arnold Classic Brasil", no Rio - Divulgação - Divulgação
Letícia Wiermann Datena com Arnold Schwarzenegger, no momento pose para foto, durante a realização do "Arnold Classic Brasil", neste último fim de semana, no Rio
Imagem: Divulgação

Com muito amor - 1

Após a Globo definir "A Lei do Amor" como título da novela que vai suceder "Velho Chico" na faixa das 21h, leitores da coluna, viajando, chegaram até a compará-lo ao de dramalhões mexicanos.

Não é nada perto disso.

Com muito amor – 2

A Globo tem um padrão de trabalho que em nada se assemelha ao da Televisa, para tanto basta verificar o produto acabado de uma e de outra.

No caso de "A Lei do Amor", que vem por aí, ela "é uma trama romântica, com muito amor, dentro de um universo político", define Silvio de Abreu, número 1 da Teledramaturgia da Globo.

Planos de expansão

Gugu Liberato está desenvolvendo necessários estudos que podem culminar com a construção de um novo estúdio na sua GGP.

O projeto prevê uma área de utilização de 1.200 metros quadrados com pé direito de 16.

Rafa Brites está na nova temporada do “SuperStar" - Divulgação - Divulgação
Na nova temporada do "SuperStar", que começa domingo na Globo, Rafa Brites passará a trabalhar no estúdio principal, junto à plateia, comentando a movimentação das redes sociais
Imagem: Divulgação

Vai mudar

A Globo busca outro subtítulo para a atual edição de "Malhação", que não será exibida durante a Olimpíada, mas voltará ao ar, dia 22 de agosto, com uma nova história, novos protagonistas e preservando alguns personagens de "Seu Lugar no Mundo".

O "sub" está sendo discutido pela equipe e será anunciado após o devido registro.

Muito parecido

O “BBB” de políticos, que o Tom Cavalcante vai apresentar no "Multi Tom", lembra muito o "Gran Cuñado" da televisão argentina.

Segundo a imprensa de lá, em relação à realidade, o programa exagera um pouco..., mas nem tanto.

Aquecimento

Começaram ontem no Rio os trabalhos de leitura de "Xilindró", produção do Multishow com direção de Pedro Antônio.

A série mostrará o dia a dia de uma cadeia e reúne no elenco Oscar Filho, Gustavo Mendes, Paulinho Serra, Robson Nunes, Ataíde Arcoverde, Simone Gutierrez, Luciana Fragolente, Juliana Guimarães e Caike Luna. As gravações serão em São Paulo.

Lado da Rede TV!

A Rede TV! informa que “não procede a informação de que um produtor da RedeTV! sofreu acidente dentro da viatura da polícia”, nas gravações do "Operação de Risco".

Diz que o acidente sofrido por um funcionário foi num veículo próprio e fora do horário de trabalho. Garante ainda que todos têm seguro de vida. Assim seja.

Bate – Rebate

• Marcia Dutra, apresentadora do "Repórter de São Paulo" da TV Brasil, lançou ontem no Ibirapuera a sua grife de vestidos...
• ... Um trabalho desenvolvido em parceria com a Buw, roupas para mulheres executivas e que não amassam.
• A Bandeirantes deixou a Larissa Erthal trancada num hotel de domingo até hoje, para substituir Renata Fan no "Jogo Aberto"...
• ... É o caso de perguntar: não tem nenhuma outra na casa, que pudesse fazer a mesma coisa, sem oferecer essa despesa?
• Estamos ou não estamos num período de dinheiro curto?
• Mariah Paula Lima e Adriana Reid, do BandSports, por exemplo, poderiam dar muito bem conta desse recado. Seria até uma maneira de prestigiar o trabalho de uma das duas. Só que não.
• Vinícius Vieira também irá integrar o elenco do "Multi Tom", do Tom Cavalcante, que estreia nesta quinta no Multishow.
• Globo gerou para todas as praças, na madrugada de segunda para terça, o clipe de "Liberdade, Liberdade", que estreia na próxima semana...
• ... Andreia Horta, na preparação da sua personagem, procurou pinturas para ter ideias de como era o Brasil da época de Tiradentes...
• ... Também fez pesquisas para saber como eram as mulheres de Minas Gerais e teve aulas de tiro e esgrima, duas modalidades que nunca tinha experimentado.
• Letra de forma: em nota desta terça-feira, quando aqui se destacou o crescimento de dois pontos do "Amor & Sexo", em nada se relacionou isto ao "Zorra" ou aos resultados do "Zorra"...
• ... Apenas foi escrito em nota seguinte, que o "Zorra" voltará ao ar no próximo sábado. 

C´est fini

A taça de campeão de Roland Garros ficará em exposição durante toda esta quarta-feira no hall do prédio principal da Band, no Morumbi.

Como ela não pode ser tocada por ninguém, só pelos campeões do torneio, será carregada por um representante da federação francesa, usando luvas, inclusive durante a sua apresentação nos programas "Café com Jornal", "Primeiro Tempo" (BandSports) e "Jogo Aberto".

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco