Topo

Coluna

Flávio Ricco


Fox descarta produção de novelas no Brasil: "Muito caro"

O diretor de conteúdo da Fox, Zico Góes  - Daniel Marrenco/Folhapress
O diretor de conteúdo da Fox, Zico Góes Imagem: Daniel Marrenco/Folhapress

Colunista do UOL*

30/04/2016 07h01

Não espere encontrar novelas brasileiras, com seus 100 e tantos capítulos, totalmente inéditas nos canais da Fox, porque essa pretensão não existe. As de "segunda mão", como "A Escrava Isaura" e "O Direito de Nascer", até vá lá, mas nada além do que isso.

O principal motivo, sem entrar em outros, como assegura Zico Góes, seu diretor de conteúdo, é o tamanho do preço - "custa muito caro". De acordo com ele, é meio que impossível encarar uma parada dessas, ou um expertise dessa grandiosidade, aqui só restrito à Globo, Record e SBT, além de uma ou outra produtora mais corajosa.

"Para nós, é melhor que os canais façam, e a gente compre depois", explica o Zico. Mas, se por um lado, as novelas se mostram completamente inviáveis, por outro, continuam os investimentos em outros segmentos voltados para a área da dramaturgia.

As séries, no caso, com boas parcerias, têm se mostrado um tipo de operação mais fácil de se encarar e de se obter retornos até agora dos mais estimulantes.

Próximos da Fox

Depois de trabalhos como "9mm: São Paulo", "Na Mira do Crime" e "Se Eu Fosse Você", só para citar alguns, as atenções da Fox se voltam para as séries "Um Contra Todos", sobre o drama de um defensor público honesto que é confundido com um traficante e acaba preso, e "#Meu Nome é Bruna", a série da Bruna Surfistinha.

São investimentos importantes e que mexem com o mercado de trabalho.

Pediu a conta

A direção da Xuxa acaba de sofrer novo desfalque em suas fileiras.

Agora foi a vez da Patrícia Guimarães, por vontade dela, deixar o programa. Estava lá desde o começo, quando saiu do canal Viva.

Reduto - 1

Xuxa pode fazer o que bem entender no seu programa das segundas-feiras. Tem o sinal verde da direção da Record.

Acontece que em televisão, e por aqui existem casos históricos, o “sinal verde” tem prazo de validade. Some quando menos se espera.

Reduto – 2

Está na hora, e até passou um pouco, da ficha cair e a Xuxa se tocar que o resultado do seu programa depende muito das pessoas que ela tem ao seu lado.

Trocar figurinha com quem não entende nada de televisão não vai levar a lugar nenhum. Como não está levando. É preciso se cercar de verdadeiros profissionais e não permitir que os bons saiam, como foi agora o caso da Patrícia.

Casa da Mãe Joana

Não faltam palpites, gozações e comentários desastrados nas TVs de fora sobre a atual situação e o futuro político do Brasil.

Numa televisão de Portugal, o apresentador, depois de ouvir as considerações do companheiro de bancada, teve um quase fulminante ataque de risos. Que ponto chegamos.

Gottino na Olimpíada 

Gottino com Fabíola Reipert e Renato Lombardi - Edu Moraes/Record - Edu Moraes/Record
Gottino com Fabíola Reipert e Renato Lombardi
Imagem: Edu Moraes/Record

A Record definiu Reinaldo Gottino como um dos seus narradores nos Jogos Olímpicos do Rio.

Irá dividir os trabalhos com Lucas Pereira e Eduardo Vaz nas principais competições. Gottino, se alguém não sabe, tem uma história no esporte.

Chamada no ar

Galvão Bueno voltou, e voltou com tudo, a transmitir futebol na Globo. Ou Liga ou Libertadores, ou as duas juntas como foi o caso dessa semana, ele está se apresentando para o jogo.

E na transmissão de Nacional e Corinthians, já anunciou presença em Itaquera, na partida de volta.

Oliveira no Chinês

O BandSports está levando com muita seriedade o campeonato chinês, a ponto de colocar um dos titulares da casa, Oliveira Andrade, para a transmissão de Guangzhou Evergrande e Shangai Greenland.

Detalhe: hoje, sábado, 8 e 30 da matina, com comentários de Fábio Piperno.

O Guangzhou é o time do Felipão. Datena, apaixonado pelo Shangai desde criancinha, botou despertador para prestigiar.

Banda no escuro

A partir de amanhã, para dar um ganho no programa e evitar derrotas como a do domingo passado, o "Superstar"  terá a primeira de uma série de novidades.

Uma banda, com a participação de um famoso, irá se apresentar "às escuras" para o público, jurados e telespectador em casa. Ela só será conhecida quando atingir um percentual mínimo de votos.

Triângulo em "Velho Chico" 

Dira Paes posa nos bastidores de gravações da novela "Velho Chico", da Globo - Caiua Franco/Globo - Caiua Franco/Globo
Dira Paes nos bastidores de "Velho Chico"
Imagem: Caiua Franco/Globo

A professora Beatriz, já envolvida com Bento (Irandhir Santos), vai ficar dividida, após a chegada de Martim (Lee Taylor). O personagem entra na trama a partir da próxima semana.

Deixa comigo

Na noite de quinta-feira, Marcelo de Carvalho, um dos donos da Rede TV! e apresentador nas horas de lazer, foi à redação de jornalismo para explicar como deve ser o posicionamento das câmeras durante a exibição do "Rede TV News".

Onde devem ficar, que momento podem trabalhar mais aberto ou fechado, close, plano médio etc.

Programa da Volpato 

Regina Volpato - Divulgação - Divulgação
Regina Volpato
Imagem: Divulgação

Depois de um período de 3 anos longe da TV, Regina Volpato está de volta, agora no comando de um programa na internet, "Prazer, Eu Sou".

Um espaço para falar do “lado B” de figuras bem conhecidas. Exemplo: um ator que também se dedica a outras atividades artísticas, muitas vezes pouco valorizadas ou divulgadas. As postagens acontecem todas às terças-feiras, ao meio-dia.

Bate – Rebate

• Fox Sports alcança maior audiência do ano na TV fechada com a exibição do jogo Strongest e São Paulo, feito com exclusividade no dia 23...
• ... No horário do jogo foi a maior audiência entre os canais pagos com a marca de 3,92 de média.
• Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco são os recordistas em audiência nacional nas transmissões do futebol.
• Neste domingo, o "Canal Livre" da Band, logo depois do “Pânico”, terá o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como entrevistado...
• ... Apresentação de Fábio Pannunzio, com as participações de Fernando Mitre, Boris Casoy e Fernando Rodrigues.
• Na Rede TV!, a grande pergunta que se faz é o que será feito do Augusto Xavier...
• ... Sempre foi um dos principais e mais corretos apresentadores de telejornais da casa...
• ... Por enquanto não existe nada de novo designado para ele.
• "Toma lá Dá cá", “Sai de Baixo" e o "Gente Inocente", no Viva, na semana que vem, terão programas especiais do Dia das Mães.
• Com o marido trabalhando lá, Carolina Dieckmann está vivendo na ponte-aérea, Rio-Miami.

C´est fini

A Espn Brasil intensificou a promoção das suas transmissões da Olimpíada, já com a regressiva a partir dos 100 dias.
Os vídeos colocados no ar têm as participações de Paulo Soares, Everaldo Marques, Magic Paula, Fernando Meligeni, Zé Elias e Rogério Sampaio.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco