Topo

Coluna

Flávio Ricco


Programas da Record têm usado e abusado do mesmo recheio

Loemy Marques, a ex-modelo que virou moradora de rua viciada em crack, teve sua história contada no programa "Hora do Faro", da Record, em 2014. De lá para cá, a emissora custeou o tratamento da modelo em uma clínica de reabilitação. Esse ano, Loemy apareceu no programa do Faro para falar como se reintegrou à sociedade - Edu Moraes/Rede Record
Loemy Marques, a ex-modelo que virou moradora de rua viciada em crack, teve sua história contada no programa "Hora do Faro", da Record, em 2014. De lá para cá, a emissora custeou o tratamento da modelo em uma clínica de reabilitação. Esse ano, Loemy apareceu no programa do Faro para falar como se reintegrou à sociedade Imagem: Edu Moraes/Rede Record

04/05/2016 07h01

Não há nada o que discutir quanto aos resultados que o “Domingo Show” e o “Hora do Faro” têm alcançado na Record, não raramente chegando ao primeiro lugar em seus horários de exibição.

Se audiência é o que interessa, ambos estão cumprindo inteiramente a obrigação e atendendo o que deles se espera, para tristeza e amargura das emissoras concorrentes.

Curioso, no entanto, é verificar que juntando os dois, “DS” e “HF”, dá um programa só, apenas com apresentadores diferentes. O recheio é praticamente o mesmo: muita tristeza, o assistencialismo mal-arranjado e a pieguice barata. Uma receita infalível para a depressão.

Jogado para baixo, ao amargurado telespectador da Record, na segunda-feira, resta como alternativa procurar um psicólogo ou um padre, para tentar ajeitar a cabeça.

No fim, o que dá dó mesmo é se constatar que, também na televisão, não importam os meios para se atingir os fins.

Próximo parceiro

Desde que nesta terça-feira foi comunicada a desistência da Band, criou-se no mercado forte expectativa sobre quem poderá ser a próxima parceira da Globo nas transmissões esportivas.

Record e SBT estão na parada, dependendo naturalmente, de futuras conversas e até mesmo das possibilidades de grade das duas emissoras. Neste momento é possível assegurar que a bola está em jogo.
 

Do estúdio

Se o ritual dos últimos tempos for mantido, Globo e Sportv estarão representadas apenas por seus repórteres, domingo, na Vila Belmiro, para a transmissão da final do campeonato paulista, Santos x Audax.

Narrador e comentarista no estúdio.

Coisa de imbecil

Nada contra a atitude da Globo e do SporTV em preservar os seus profissionais. Ao contrário.

As diferenças entre o futebol daqui e o da Europa não estão apenas dentro do campo, mas especialmente na organização e na responsabilidade com a segurança. O atraso aqui é muito grande.

Do estádio

A Bandeirantes, por sua vez, vai enviar o narrador Téo José e os repórteres André Galvão e Fernando Fernandes para a transmissão do jogo na Vila Belmiro.

O comentarista Neto, jurado por torcedores, vai fazer o seu trabalho do estúdio.

Tudo em cima

“Tamanho Família”, o novo programa do Márcio Garcia, vai estrear na Globo, aos domingos, a partir do dia 3 de julho, imediatamente após o encerramento do “Superstar”.

É um game show do núcleo do Ricardo Waddington.

Agora vai

Estão no ar as chamadas de “Escrava Mãe”, com a Record anunciando sua estreia para o dia 30, às 19h30.

Embalando esse anúncio, a música "Como Vai Você" interpretada por Bruno & Marrone, e gravada especialmente para a novela.

Confronto

A direção da Record, ao se decidir pela abertura do segundo horário de novelas, entendeu que seria mais producente promover o lançamento de “Escrava Mãe” com a estreia de “Haja Coração” na Globo.

E com isso evitar o choque com a embalada “Totalmente Demais”.

Barulho na rede

No sábado, a participação de Lucas Rangel no “Caldeirão do Huck” mexeu com os internautas.

Além de muitos comentários, eles encheram as telas com memes divertidos do momento em que o youtuber caiu enquanto dançava no programa. A hashtag #LucasRangelNoCaldeirão entrou para os TTs mundiais.

Já no domingo, foi a vez do “SuperStar” alcançar os TTs Mundo através da hashtag #SuperStar. Entre os pontos destacados, o dueto de Sandy e Tiago Iorc.

Convulsão

No que diz respeito ao jornalismo, o processo de unificação colocado em prática na Bandeirantes provocou e continua provocando estragos irreparáveis.

Há uma insatisfação muito grande em diversos setores, que já determinou a saída de muita gente e vários processos na justiça. Alguns deles, inclusive, por assédio moral.

Externas 

Larissa Manoela, de "Cúmplices de um Resgate" - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Larissa Manoela, de "Cúmplices de um Resgate"
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

“Cúmplices de um Resgate”, novela do SBT, vai gravar em Goiânia, entre os dias 11 a 15 de junho, com suporte da afiliada TV Serra Dourada.

Cenas que irão envolver os personagens de Larissa Manoela, João Guilherme, Dani Moreno e Gustavo Rodrigues.

A propósito da Larissa, ela vai cantar em Orlando, nos EUA, em dezembro.

SBT fecha em segundo lugar

O Ibope de abril, entre os canais abertos, divulgado nesta terça-feira, colocou novamente a TV Globo em primeiro lugar, marcando média de 13,4 nas 24 horas.

A briga, sempre mais intensa pelo segundo lugar, mostra o SBT na vice-liderança com 5,3, contra 5,0 da Record. A Band, quarta colocada, fechou com 1,4.

Como curiosidade, os canais pagos, somados, totalizaram 8,0 pontos.

Pauta do Gugu

A produção do Gugu parece que descobriu que “árvore genealógica” pode ser um caminho.

O entrevistado desta quarta é o Sandro Pedroso, ex-namorado da Susana Vieira. Semana passada, foi a mulher do Stênio Garcia e antes teve a esposa do Safadão. Não é que é uma.

Bate – Rebate

• Falei no Gugu, mas não disse: no domingo, em conversa com uma colega de auditório, Silvio Santos revelou que assiste ao programa dele na Record.
• Direção da Rede TV!, acertadamente, continua apostando no “Melhor pra Você”...
• ... E o programa, devagar, vai conseguindo se colocar num horário de intensa competição.
• Nesta quarta-feira, às 23h, acontece a estreia do programa “Conexão com Zé Américo” na Rede CNT...
• ... Moacyr Franco, companheiro da “Praça”, será o seu primeiro entrevistado.  
• É grande o sucesso de “Os Dez Mandamentos” na Telefe argentina...
• ... Aliás, sucesso que só é comparada a “Mil e uma Noites”, que a Bandeirantes exibiu por aqui...
• ... E no Chile também vai indo muito bem, levando a TVN, normalmente quarta colocada, ao segundo lugar.
• Iris Stefanelli será uma das participantes fixas do novo programa do João Kleber na Rede TV!.
• Marília Gabriela está no Rio, inteiramente envolvida com os preparativos do novo “TV Mulher” no Viva.

C´est fini

A TV Cultura continua fazendo ajustes no seu jornalismo. Nesta semana, a emissora dispensou um de seus melhores repórteres, Carlos Bighetti. Outras baixas são aguardadas para os próximos dias.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco