Topo

Coluna

Flávio Ricco


Direção atual fez a Record se levar mais a sério

Cena de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" - Munir Chatack/Record
Cena de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada" Imagem: Munir Chatack/Record

Colunista do UOL*

12/05/2016 07h01

Há uma diferença de trabalho das mais significativas entre a direção da Record, de um passado recente, e a dos dias atuais, inclusive ou principalmente, na maneira de agir e de se comportar.

A de agora é mais pé no chão.

A fixação que existia pela Globo, sempre querendo ajambrar títulos de programas ou exorbitar na fanfarronice de “caminho da liderança” ou marcar prazo para chegar ao primeiro lugar, nunca mais se repetiu. A Record passou, antes de tudo, a se levar mais a sério e a se planejar melhor.

Errando ou acertando, porque até isso faz parte do jogo, hoje ela tem no ar uma grade de programação estabilizada, com os benefícios que isto sempre acaba trazendo. A folia de mudar horários ou trocar programas o tempo todo nunca mais se repetiu. Até o respeito pelo dinheiro passou a ser muito maior.

Fazer "Os Dez Mandamentos", "Gugu", "Power Couple" e a quinta do jornalismo, entre outros produtos, flutuarem na casa dos dois dígitos é apenas uma simples consequência de tudo.

Uma palavra 

Nilton Travesso se despede do "Todo Seu", e  Eustáquio Rocha, que já trabalhava na equipe do programa, assume a direção - Divulgação - Divulgação
Nilton Travesso se despede do "Todo Seu"
Imagem: Divulgação

No comecinho de abril, durante um jantar, o próprio Ronnie Von me contou que o Nilton Travesso ia deixar a direção do "Todo Seu", na Gazeta, porque pretendia se afastar da televisão, entendendo que a sua missão estava cumprida.

Uma notícia que a coluna, na ocasião, não deu. E até aqui resistiu e não teve o desejo de dar, por entender que a tarefa do Nilton nunca estará cumprida e, como um mestre de todos nós, sempre terá o que oferecer à nossa TV, através da sua experiência, inteligência e sabedoria.

Se aprendemos, como lição de vida que ninguém, em lugar nenhum, é insubstituível, agora sabemos que também para isso existe exceção.

Prioridade

Até por questões estratégicas, "Velho Chico" vai apostar muito nos personagens de Camila Pitanga e Domingos Montagner, Tereza e Santo.

A ordem é jogar texto nos seus tipos.

E o Saulo?

Por conta disso é até "natural" que outros personagens ou tramas fiquem em segundo plano.

Mas o que dizer do Saulo Laranjeira? Quando ele deixou a "Praça" certamente vislumbrou alguma coisa, um destaque, nessa produção das 21h da Globo. Sumiram com o prefeito.

Perigo na área

Não bastassem outros tantos problemas, a direção da Bandeirantes agora se esforça para administrar a insatisfação das emissoras da sua rede.

A chiadeira é forte com o fim do futebol.

Risco de debandada

Muitas dessas emissoras só se afiliaram a Bandeirantes por causa das transmissões do futebol. Um produto que, além do prestígio perante o mercado, sempre oferece um retorno interessante.

Não será nenhuma surpresa se algumas delas pularem fora.

Gato e o rato

Ontem, a Globo deu a conhecer que só irá estrear a sua próxima novela das 7, "Haja Coração", na terça-feira, dia 31.
A Record, embora oficialmente não afirme, também tomou a mesma decisão para o lançamento de "Escrava Mãe".
As duas irão concorrer no mesmo horário, a partir da mesma data.

Simples consequência

É interessante verificar como o Multishow segmentou a sua programação de maneira diferente, priorizando o atendimento a uma determinada faixa de público.

Boa demonstração disso foram os excelentes resultados registrados pelo Tom Cavalcante.

Jô casamenteiro 

Luiz Fernando Soares e Renata Santiago Venturine, com o padre Juarez, no "Programa do Jô" - Ramon Vasconcelos/Globo - Ramon Vasconcelos/Globo
Luiz Fernando Soares e Renata Santiago Venturine, com o padre Juarez, no "Programa do Jô"
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo

Na terça-feira, durante uma gravação do Jô, na Globo, rolou um pedido de casamento. Um rapaz pediu à produção para surpreender a namorada e, como a produção gostou da ideia, convocou o padre Juarez para a ocasião.

No meio da entrevista, a surpresa foi anunciada e o padre abençoou as alianças de Renata Santiago Venturine e Luiz Fernando Soares.

A Globo decidiu agora há pouco que esta gravação irá ao ar hoje. Também na edição desta quinta-feira do "Programa do Jô", logo no primeiro bloco, uma entrevista com o jornalista da Folha e do UOL, o companheiro Maurício Stycer. 

Falei do Tom...

Lembrei da Daniela Busoli, que é uma das responsáveis pela sua produção e sócia da Formata.

Nesta quinta-feira, no Rio, em evento organizado pela ABPITV –Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – ela vai falar dos "Formatos que viajam".

Mamonas

A ex-"BBB" Flávia Vianna, com passagens por várias emissoras, além do teatro e cinema, agora vai integrar o elenco da minissérie "Mamonas Assassinas", uma produção da Endemol e Record, no papel de Fânia, mulher do produtor musical Rick Bonadio(Fernando Pavão).

Bonadio foi o descobridor dos "Mamonas". Mariah Rocha e Cacá Ottoni também fecharam para a série.

É de se imaginar 

Amaury Jr com a Fernanda Young - Divulgação - Divulgação
Amaury Jr e Fernanda Young
Imagem: Divulgação

Fernanda Young contou, no Amaury, que está produzindo seu próprio programa, num estúdio que montou em casa, para exibir na internet. É o "Bate Papo com o Além". Só para fazer o cabelo da Madame Rubia, personagem que ela encarna, são mais de duas horas.

O mote é fazer seu convidado entrar em contato com alguém de outro plano, através dessa médium vitoriana vienense. Annita e João Gordo já gravaram.

Chegar a um acordo

Assim como no futebol, que existem jogadores com vários donos, o próximo programa do americano Buddy Valastro, também está fatiado entre Record, Endemol e Discovery.

O problema ou maior desafio é fazer todos se entenderem sobre o nome do programa e o formato dele.

Organização

As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid se reúnem com Silvio de Abreu nesta semana para discutir detalhes de produção e elenco de "O Outro Homem". Este será o trabalho de estreia da dupla na faixa das 21h, com direção do Mauro Mendonça Filho.

As reuniões estão começando agora, mas trata-se de uma estreia prevista para outubro de 2017. 

Nova personagem

Alice Borges será a novidade dos próximos capítulos de "Eta Mundo Bom!", na Globo.

Ela interpreta Diva, a mulher que Diana (Priscila Fantin) irá apresentar para Severo (Tarcísio Filho) como sua mãe. Amiga de Paulina (Suely Franco), a dona do Taxi Dancing, Diva é uma mulher ousada e Diana irá se desesperar com a "atuação" dela na frente de Severo.

Música

Hoje, no Villa Country, o sertanejo João Victor vai promover o lançamento do seu primeiro CD, via Universal Music, em um trabalho que tem a participação de Zezé di Camargo e Jorge e da dupla Jorge & Mateus.

Além disso, de forma inédita, a banda britânica Coldplay autorizou João Victor a gravar uma versão nacional de “Every Teardrop is a Waterfall “, um dos seus maiores e emblemáticos sucessos.
 
Bate – Rebate

• Existe a informação que o prédio do SBT no Rio foi interditado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros...
• ... Mas que ainda assim, o seu pessoal continua trabalhando lá....
• ... O SBT foi procurado para se manifestar sobre o assunto, mas não respondeu aos chamados da coluna.
• Luciana Vendramini e Izabella Bicalho estão atrás de recursos para produzir o musical "Gota D’água", de Chico Buarque e Paulo Pontes...
• ... A ideia é levar esse projeto, além do teatro, para o cinema.
• Silvio Santos fala que a ida da Larissa Manoela para a Globo será inevitável...
• ... Mas é o primeiro a não querer a saída dela. Renovou pessoalmente seu contrato até 2017...
• ... E já deu ordens para que ela descanse a imagem depois de "Cúmplices de um Resgate".
• O lançamento da série "A garota da Moto" no SBT, em parceria com a Mixer, será no início de julho – possivelmente nas noites de terça-feira.
• Aliás, nesses próximos dias o SBT deverá fechar algumas novidades para a programação de agosto, mês do seu aniversário. 

C´est fini

Hoje e amanhã, Sabrina Sato fará gravações para o seu programa na base da aeronáutica em Pirassununga, em São Paulo. A apresentadora da Record, inclusive, vai dormir no local e se submeter à mesma rotina dos oficiais.

Neste sábado, por causa do UFC, a Globo não exibirá o "Altas Horas", do Serginho Groisman.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco