Topo

Coluna

Flávio Ricco


TVs testam fórmulas para evitar queda de audiência com musicais

Colunista do UOL*

26/05/2016 07h01

Na televisão de agora, existe a máxima que "música derruba ou não dá audiência". O espaço destinado aos cantores e conjuntos, salvo as raras e conhecidas exceções, foi tremendamente estreitado nos últimos anos, bem ao contrário do que se via em outros tempos nem tão distantes assim.

Algo que nos leva a alguns questionamentos. Entre os principais, tentar descobrir se foi o comportamento do público que mudou ou a qualidade da música que caiu?

O fato é que, também para o assunto em questão, o "minuto a minuto", do Ibope, mais do que nunca, tem prevalecido e determinado o que deve ir e por quanto tempo pode ficar no ar.

A preocupação existe e, para evitar que musicais possam provocar estragos, a maioria passou a inseri-los em outros contextos, tornando-os parte de ações, games, entrevistas, para sair da mesmice pura e simples. O "Altas Horas", do Serginho Groisman, e o "Legendários", do Mion, são os que melhor se adaptaram a esta nova situação. Musical por musical, em termos definitivos, não funciona mais. Foi enterrado nos sete palmos do passado.

SBT tem prejuízo com cancelamento da entrevista de Temer - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
SBT tem prejuízo com cancelamento da entrevista de Temer
Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Bola nas costas
O SBT se mobilizou inteiro para gravar uma entrevista com o presidente interino Michel Temer, nesta quarta, em Brasília. Várias pessoas da técnica, iluminadores e câmeras foram acionados, além do cuidado alugar aparelhos de luz ao custo de R$ 175 mil.

Tudo certo, só que na última hora a Presidência da República cancelou. Desagradável isso.

O que é a vida
Há pouco mais de um mês, a Record afastou Geraldo Luís do programa, com a clara intenção de levá-lo a se tornar a mais esquecida das criaturas.

Hoje, já existe um movimento de bastidor, para tentar convencer o mesmo apresentador a antecipar a renovação do seu contrato. Como é a natureza.

Querido das Américas
Paulinho Moska gravou em Montevidéu a nova temporada do "Zoombido" para o Canal Brasil, apenas com músicos uruguaios.

Entre os nomes, estão Daniel Drexler, Raul Castro, Pedro Dalton, Alfonsina e Franny Glass. Estreia prevista para o segundo semestre.

Norma da casa
Serão raros os casos de atores na Record, daqui em diante, com contratos de longa duração. Uma prática em extinção.

A ideia é se fazer compromissos por obra. A maioria de "A Terra Prometida", sua próxima novela, já estará enquadrada nessas novas condições.

Vamos que vamos
A partir do terrível episódio com a Ana Hickmann, como outro lamentável exemplo, deve levar as emissoras de televisão e mesmo os espetáculos públicos a adotar normas de segurança um pouco mais severas no recebimento de público.

Hoje a entrada de todos, num teatro, casa de shows ou auditório de programas, acontece sem qualquer controle.

Só como exemplo
O acesso dos torcedores aos estádios de futebol sempre é controlado através de revistas policiais. Ninguém entra, em setor nenhum, sem passar por isso.

Não há necessidade de chegar a extremos, como detector de metais por exemplo, mas passou da hora de se adotar maiores cuidados.

Apenas lembrando
Nos Estados Unidos, lamentavelmente, vez por outra somos surpreendidos com violências dessa natureza com a morte de várias pessoas.

É bom não esquecer que aqui mesmo, pertinho de nós, já teve alguém que executou frequentadores de uma sala de cinema no Shopping Morumbi. Entre outras ocorrências.

Link quintal
O uso do "link quintal", por parte das principais emissoras, especialmente nos jornais locais, já está sendo usado de forma abusiva. É a vista neutra, independentemente do fato em questão.

A Globo, com a Marginal Pinheiros, a Record das suas parabólicas, o SBT da Via Anhanguera e a Band do próprio estacionamento. Antes de ser econômico, está quase virando preguiça.

Filho de peixe
São inúmeros os casos de profissionais das mais diversas áreas, que não tiveram a mesma sorte dos seus pais no desempenho das mesmas atividades.

Bruno Prado, filho do Flávio Prado, comentarista esportivo da Jovem Pan, com passagem pela Rede TV!, é uma das boas exceções à regra. Fala bem, é calmo, seguro e sério nas suas intervenções. Tem luz própria.

Gente nova
Janete é o nome da personagem que irá se envolver com Severo, Tarcísio Filho, nos próximos capítulos de “Êta Mundo Bom!”, novela das 6, da Globo.

Janine Salles foi escolhida para viver a personagem e a sua primeira aparição será no capítulo do próximo dia 9.

Benjamin Back recebe Eric Jacquin e Marcelinho Carioca - Divulgação - Divulgação
Benjamin Back recebe Eric Jacquin e Marcelinho Carioca
Imagem: Divulgação
Entrevista
Benjamin Back recebe Eric Jacquin e Marcelinho Carioca no "Aqui com Benja!" deste sábado, à meia-noite, no Fox Sports.

“Não sei fazer nada na cozinha”, contou o ex-jogador na entrevista. “Marcelinho, e eu que não sei jogar futebol?”, brincou Jacquin, que não faz muito tempo quebrou um dedo do pé, numa pelada.

Book rosa
Quando "Verdades Secretas" ainda estava no ar, foram vários os depoimentos de pessoas, inclusive do mundo da moda, afirmando que a existência do "book rosa" se resumia a imaginação do autor Walcyr Carrasco.

O programa "A Liga", na Band, segunda que vem, vai provar o contrário.

Bate – Rebate

• Enquanto a novela "A Lei do Amor" não tem seus trabalhos iniciados, Grazi Massafera continua se dedicando a outros trabalhos...
• ... Entre esses outros trabalhos várias campanhas comerciais...
• ... Ela continua como uma das mais requisitadas no mercado da propaganda.
• Globo já anuncia no mercado que a estreia do "Tamanho Família", do Márcio Garcia, será no dia 3 de julho...
• ... A aposta em cima do programa é muito forte. Foi bem avaliado dentro da Globo.
• A partir de terça-feira, nenhuma das novelas da Globo será ambientada no Rio...
• ... Um problema a menos no que diz respeito a produção de externas durante a Olimpíada.
• Daniela Albuquerque vai receber Roberto Leal no "Sensacional" deste domingo na Rede TV!.
• A banda musical da novela "Rock Story", substituta de "Haja Coração", já tem três nomes escolhidos: Nicolas Prates, João Vitor Silva e Maicon Rodrigues...
• ...Falta um integrante para fechar o grupo.  

C´est fini

A Record está confirmando a final, ao vivo, do "Power Couple" no dia 21 de junho. Até lá, o programa já está inteirinho gravado.
Tempo certo e justo para Roberto Justus voltar da viagem pela Europa na companhia da mulher e amigos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco